A vacina contra a influenza protege contra três cepas do vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B - Foto: Marcello Casal Jr./ABr
Nesta segunda-feira (12), o Estado de Pernambuco inicia a campanha de vacinação contra a influenza, a gripe. Ao todo, o Estado recebeu 338,4 mil doses da vacina.
Grupos
A iniciativa pretende imunizar em três fases. Nesta primeira etapa, até 10 de maio, serão priorizadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 após o parto) e população indígena de 6 meses a 8 anos.
Com a chegada de mais vacinas, também serão inclusos, neste momento inicial, os trabalhadores de saúde e a população indígena em geral.
Vacinas da covid-19 e da gripe devem respeitar intervalo
As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a imunização contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a covid-19 devem, segundo o Ministério da Saúde, ter priorizada a dose contra o novo coronavírus e agendada a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
Influenza
A vacina contra a influenza protege contra três cepas do vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B. O objetivo é evitar complicações decorrentes desses vírus e, consequentemente, hospitalizações e mortes, além de diminuir a circulação viral. A expectativa é proteger, no mínimo, 90% do público prioritário.
“A campanha contra a influenza ocorre em paralelo à vacinação contra a covid-19. Importante lembrar que, caso alguém seja prioritário em ambas as iniciativas, é preciso um intervalo mínimo de duas semanas entre as doses”, frisa a superintendente de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário