O Brasil já ultrapassou a marca de 32 milhões de infectados pela covid-19. No estado de Pernambuco, o número de casos confirmados passou de 960 mil e o total de mortes se aproxima de 22 mil. Os números apontam para um novo aumento de casos no país, fato que pode ser explicado pela flexibilização do isolamento, desobrigação do uso de máscaras e festas populares, como elaborou em entrevista ao G1, o médico infectologista, Demetrius Montenegro: “Era esperado um aumento do número de casos. Principalmente após a liberação do uso das máscaras. Isso coincidiu também com as festas que começaram a acontecer, com uma aglomeração muito grande de pessoas. A pandemia não acabou.”
Dessa maneira, o uso de máscaras de proteção volta a ser um poderoso aliado contra a disseminação da doença, como explica o infectologista Demetrius Montenegro. “Era esperado que isso acontecesse (aumento de casos), por isso que a gente fala que o fato de não ter obrigatoriedade do uso de máscara não significa que a pessoa não deva usar para se proteger, e proteger as outras pessoas”.
Além disso, o infectologista Demetrius Montenegro também lembra que o fato de estar vacinado contra a covid não garante que a pessoa não contraia a doença, muito menos que não tenha sintomas graves.
Fonte: CBN Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário