O Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, anuncia a Trezena em Honra ao Glorioso Santo Antônio.
Terá início no dia 01/06 ao dia 13/06.
As celebrações acontecem no Convento Franciscano de Igarassu, a partir das 19h.
O Seminário Propedêutico Imaculada Conceição, anuncia a Trezena em Honra ao Glorioso Santo Antônio.
Terá início no dia 01/06 ao dia 13/06.
As celebrações acontecem no Convento Franciscano de Igarassu, a partir das 19h.
A leitora Tereza Nascimento relata a superlotação nos ônibus da linha Igarassu / Dantas Barreto no inicio da manhã. As pessoas que precisam chegar ao trabalho estão sendo obrigadas diariamente a andar dentro dos coletivos apertados uns com os outros. Não adianta reclama ao Consorcio Grande Recife, já fizemos isso diversas vezes e nenhuma providencia foi tomada, relata. O Governo do Estado precisa toma uma atitude, essa linha Igarassu / Dantas Barreto transporta passageiros de Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba, e ainda passa por Paulista e Olinda até chegar ao Recife, por isso precisa ser ampliada o numero de ônibus, Conclui.
Os animais de grande porte soltos pelas ruas tornam-se uma verdadeira ameaça a vida das pessoas. Aqui em Igarassu, por exemplo, já foram registrados vários acidentes no transito com os animais atravessando as estradas. Nos últimos dias esses animais voltaram a circular livremente pelas vias públicas da cidade, espero que não aconteça nada grave, para que a Prefeitura de Igarassu tome uma providencia, relata a moradora Maria Lucia.
Mais uma edição do Coco do Corre a todo vapor! Pra quem pensou que não teria! Vai sim ein?! Vai ser lindo como sempre, quero ver todos marcando na agenda essa data.
🗓️Dia 01/06 (sábado)
🕥A partir das 18h
Local: Espaço Cultural Seu Delegado, Rua Ceara, 384, lotº Santo Antônio, Igarassu - PE.
Moradores de Cruz de Rebouças, em Igarassu, pedem semáforo em frente a UPA que fica localizada às margens da BR 101 Norte. Moradores ou usuários do centro médico sofrem na hora de atravessar a via.
Próximo ao local já existem dois semáforosl. Um para atender ao frequentadores do Atacadão e o outro em frente ao acesso da feira livre e ao supermercado Econômico.
A reivindicação aconteceu durante o programa da Globo, NE TV, às 12h. Durante a reportagem duas pessoas falaram sobre as dificuldades em atravessar a BR.
Fotos: Reprodução TV
Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias - © Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Senado volta a discutir nesta segunda-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022 que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro, hoje sob o domínio da Marinha, para estados, municípios e proprietários privados. Aprovado em fevereiro de 2022 na Câmara dos Deputados, a PEC estava parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde agosto de 2023.
Uma audiência pública discute hoje o tema, que está sob a relatoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e enfrenta resistência da base governista. Organizações ambientalistas alertam que a proposta traz o risco de privatização das praias por empreendimentos privados e pode comprometer a biodiversidade do litoral brasileiro.
Além das praias, a Marinha detém a propriedade de margens de rios e lagoas onde há a influência das marés.
De acordo com o Observatório do Clima, "esse é mais um projeto do Pacote da Destruição prestes a ser votado. Isso põe em risco todo o nosso litoral, a segurança nacional, a economia das comunidades costeiras e nossa adaptação às mudanças climáticas".
Para o grupo que reúne diversas entidades de defesa do clima e do meio ambiente, os terrenos da Marinha são guardiões naturais contra enchentes, deslizamentos e eventos climáticos extremos.
"Essa defesa é essencial para a nossa segurança e resiliência. Essas áreas preservam nossa biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas costeiros. Privatização pode trazer danos irreversíveis", afirmou o Observatório, em nota.
A PEC exclui o inciso VII do artigo 20 da Constituição, que afirma que os terrenos da Marinha são de propriedade da União, transferindo gratuitamente para os estados e municípios "as áreas afetadas ao serviço público estadual e municipal, inclusive as destinadas à utilização por concessionárias e permissionárias de serviços públicos".
Para os proprietários privados, o texto prevê a transferência mediante pagamento para aqueles inscritos regularmente "no órgão de gestão do patrimônio da União até a data de publicação" da Emenda à Constituição. Além disso, autoriza a transferência da propriedade para ocupantes "não inscritos", "desde que a ocupação tenha ocorrido pelo menos cinco anos antes da data de publicação" da PEC.
Ainda segundo o relatório, permanecem como propriedade da União as áreas hoje usadas pelo serviço público federal, as unidades ambientais federais e as áreas ainda não ocupadas.
Defesa
O senador Flávio Bolsonaro defende, em seu relatório, que a mudança é necessária para regularizar as propriedades localizadas nos terrenos da Marinha. "Há, no Brasil, inúmeras edificações realizadas sem a ciência de estarem localizadas em terrenos de propriedade da União".
Segundo Flávio, "os terrenos de marinha causam prejuízos aos cidadãos e aos municípios. O cidadão tem que pagar tributação exagerada sobre os imóveis em que vivem: pagam foro, taxa de ocupação e IPTU. Já os municípios, sofrem restrições ao desenvolvimento de políticas públicas quanto ao planejamento territorial urbano em razão das restrições de uso dos bens sob domínio da União".
O senador fluminense argumenta ainda que a origem do atual domínio da Marinha sobre as praias foi justificada pela necessidade de defesa do território contra invasão estrangeira, motivo que não mais existiria, na visão do parlamentar.
"Atualmente, essas razões não estão mais presentes, notadamente diante dos avanços tecnológicos dos armamentos que mudaram os conceitos de defesa territorial", disse no parecer da PEC.
Audiência
Na audiência pública desta segunda-feira, a CCJ do Senado deve ouvir a Coordenadora-Geral do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marinez Eymael Garcia Scherer; a representante Movimento das Pescadoras e Pescadores Artesanais (MPP); Ana Ilda Nogueira Pavã; o diretor-Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa; o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Silveira Neto, entre outros convidados.
Fonte: Jornal do Comercio
Com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância da vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde lançou uma nova etapa do Movimento Nacional pela Vacinação. O objetivo é vacinar ao menos 70 milhões de pessoas.
Na primeira quinzena de maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses, representando a primeira remessa da aquisição da vacina Covid-19 atualizada com a variante XBB.1.5, as quais estão em processo de distribuição aos estados, de acordo com o agendamento junto a operadora logística. Muitos estados já começaram a aplicar as vacinas monovalentes XBB. O primeiro lote começou a ser entregue no dia 09 de maio aos estados, que têm autonomia para começar a aplicação imediatamente.
O quantitativo de doses da aquisição emergencial será suficiente para abastecer os estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas. As primeiras doses possuem data de validade para os meses de junho e julho 2024, inscrita nos frascos, mas estendida pela Anvisa para setembro e outubro de 2024, conforme recomendado por órgãos de avalição internacional.
Vacina XBB 1.5
O perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5.
As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população.
As vacinas COVID-19 tiveram grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução.
Confira o esquema vacinal que foi recomendado o a partir de 1º de janeiro de 2024:
Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação.
Dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas.
Vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não pertencem aos grupos prioritários: poderão receber uma dose.
A mudança para 2024 passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e considerou as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre priorização de vacinação para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos.
O Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.
Fonte: Diário de Pernambuco
Neste sábado dia 25 de maio de 2024 a partir das 20h. em frente ao Museu Histórico de Igarassu, no sitio histórico, evento aberto ao publico.
Para a governadora, a nova instalação fortalece a geração de emprego no Estado, que somou 5.709 postos de trabalho no primeiro trimestre (Foto: Miva Filho/Secom) |
Mais uma Casa do Trabalhador foi inaugurada nesta sexta-feira (24) pelo Governo do Estado, desta vez no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A cidade também recebeu unidades da Casa da Trabalhadora, do Centro de Qualificação da Mulher e o Espaço Bora Empreender.
As três novas unidades passam a operar com a reestruturação do Sistema Nacional do Emprego (SINE), substituindo a antiga Agência do Trabalho. A iniciativa é promovida por meio de parceria entre o Governo do Estado e o governo federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Somente este ano, outras estruturas já foram entregues no Recife e em Caruaru, no Agreste.
Os novos equipamentos estão instalados na Avenida Alfredo Bandeira de Melo, 220, no bairro de Saramandaia.
"Em parceria com o Ministério do Trabalho e a prefeitura de Igarassu, entregamos mais esta Casa do Trabalhador para trazer mais oportunidades de emprego e renda para a população pernambucana. Nosso esforço já se reflete no saldo positivo de empregos. As pessoas estão verdadeiramente em primeiro lugar e estamos trabalhando para que nosso Estado retome a liderança do Nordeste brasileiro e seja sempre referência positiva para o país", ressaltou Raquel Lyra.
Para a governadora, a nova instalação fortalece a geração de emprego no Estado, que somou 5.709 postos de trabalho no primeiro trimestre.
Casa do Trabalhador
A Casa do Trabalhador oferece consulta e encaminhamento para vagas de emprego, habilitação ao seguro-desemprego, apoio psicológico com foco na orientação profissional e laboratório de informática. O atendimento ao público funcionará a partir do próximo dia 27, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
O espaço é voltado para preparar o público feminino para o mercado de trabalho. No ambiente, as usuárias podem contar os mesmos serviços, tendo mais conforto para estar com seus filhos enquanto são atendidas, com o suporte de uma brinquedoteca e uma sala para amamentação.
A empreendedora Deise Maria comentou sobre a importância de espaços que facilitem o acesso à empregabilidade. "Tenho muita gratidão pela oportunidade que recebi. Meu primeiro emprego de carteira assinada, consegui por meio da agência de emprego. Mas, agora, eu consegui montar meu próprio negócio e trabalho com decoração de festas. Por isso, espaços como esse são tão importantes, para realizar sonhos", contou.
“Lançamos a Casa do Trabalhador no Recife, na sede da secretaria, em seguida no Agreste, e agora chegamos em Igarassu. É muito importante termos essa capilaridade da rede de atendimento ao trabalhador. Aqui é possível atender até 200 pessoas por dia que podem ter acesso ao emprego formal e para o mundo do mercado empreendedor", disse a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.
Centro de Qualificação da Mulher
O local é idealizado pelo Governo do Estado e tem como meta oferecer formação sociopolítica, técnica e empreendedora, além de cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho.
O cronograma de capacitações da unidade Igarassu será divulgado periodicamente no site www.sedepe.pe.gov.br, com abertura das inscrições prevista para o dia 30 deste mês de maio.
Espaço Bora Empreender
Com o propósito de fomentar o empreendedorismo e a geração de renda, o Espaço Bora Empreender atende empreendedores autônomos, microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e aqueles que desejam abrir o seu próprio negócio.
Entre os serviços oferecidos, estão: formalização; baixa e alteração do MEI; declaração de faturamento; emissão de documentos; qualificação empreendedora; orientação aos empreendimentos solidários; emissão da carteira de artesão; acesso ao crédito por meio Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE); registro de atividades ligadas a sociedades empresariais; e alteração e extinção de empresas através da Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE).
Nesta sexta-feira, 24, a partir das 18h, o Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu realiza cerimônia festiva, para comemorar o aniversário de 71 anos da entidade. O evento, que é aberto ao público, acontece em dois momentos. O primeiro, no Museu Pinacoteca de Igarassu, que neste momento oferece visita guiada para exposição do artista plástico Edson Bezerra, que está com belíssimos trabalhos expostos sobre a cidade, chamado " Igarassu Traços do Passado".
Depois, membros e convidados se dirigem para sede da entidade, que fica localizada ao lado prefeitura municipal, no Sítio Histórico, onde irá acontecer, diplomação de novos membros, um diálogo sobre o Igarassuense Antônio Pedro de Figueiredo e um dos fundadores da entidade, José Eduardo da Silva Brito. A noite contempla ainda, uma homenagem ao Jornal do Grande Recife, pelo aniversário de 25 anos de circulação ininterrupta.
Foto: Dani Morais
O novo Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade (Abracopel 2023) revela que, no ano passado, no Brasil ocorreram 2.089 acidentes elétricos, incluindo choques, incêndios e raios.
No ano passado tivemos um crescimento em relação a 2022, quando foram registrados 1.828 casos. E desses 2.089 casos de acidentes elétricos, 781 deles resultaram em óbitos.
Dos acidentes registrados, 674 foram causados por choque elétrico, 67 por incêndios devido à sobrecarga de energia e apenas 40 por descargas atmosféricas (raios).
Mas o que chama atenção é que em relação aos acidentes por choque elétrico, a região Nordeste foi a que registrou o maior número de ocorrências, com um total de 291 acidentes (29,5%) do total e onde morreram mais pessoas eletrocutadas onde ocorreram 218 mortes seguidas do Sul (136), Sudeste (118), Centro-Oeste (94) e Norte (108).
Outro dado que chama atenção é que os locais com maior incidência de mortes por choque elétrico continuam sendo as redes aéreas, totalizando 418 ocorrências, com 267 mortes. E dentro das residências, foram registradas 274 ocorrências, resultando em 210 mortes, o que revela um índice muito alto de sinistralidade fatal.
Nos acidentes residenciais, por exemplo, 37 das mortes foram causadas por fios desprotegidos dentro de casa, 31 por eletrodomésticos e 24 devido à manutenção doméstica inadequada.
Segundo o presidente da Abracopel, Vinicius Ayrão Franco, "uma notícia preocupante do Anuário deste ano é que o número de registros de mortes por choques elétricos, que em 2022 tinha diminuído, voltou a aumentar, crescendo 13,7% em relação ao ano anterior”.
Dados da entidade mostram que no período acumulado de cinco anos (2019-2023), foi observada uma redução de 3,3% no número de fatalidades, entretanto, um aumento de 7,2% no número total de acidentes.
Entretanto, mesmo com a leve redução no número de vítimas, este não é um motivo para comemoração, pois os números continuam elevados.
O Brasil registrou 781 mortes por acidentes elétricos em 2023, e se aproxima dos EUA, que tem 1 mil por ano. Nos Estados Unidos, os acidentes elétricos causam cerca de 1.000 mortes por ano, sendo aproximadamente 400 decorrentes de alta tensão. Em relação aos raios, eles resultam em 50 a 300 mortes anualmente.
Essas estatísticas são da National Library of Medicine, a maior biblioteca médica do mundo, operada pelo governo federal norte-americano.
Região Nordeste foi a que registrou o maior número de ocorrências, com um total de 291 acidentes (29,5% do total e onde morreram mais pessoas eletrocutadas. - Divulgação
overlay-clevercloseLogo
O relacionamento dos consumidores com a energia elétrica é bem simples, mas exige atenção. Por exemplo, é importante seguir medidas de segurança ao lidar com eletricidade, como desligar a fonte de alimentação antes de fazer reparos ou manutenções, usar equipamentos de proteção individuais adequados e garantir que as instalações elétricas estejam em boas condições.
Além disso, é fundamental evitar o contato com água ao manusear aparelhos elétricos e jamais sobrecarregar as tomadas. Em caso de choque elétrico, é importante buscar ajuda médica imediatamente e nunca tentar tocar na pessoa enquanto ela estiver em contato com a corrente elétrica.
O relatório mostra que em relação à faixa etária, a maioria dos acidentes por choque elétrico envolve pessoas com idades entre 31 e 40 anos (286 ocorrências e 182 óbitos). Em seguida, estão as pessoas de 41 a 50 anos, com 192 acidentes, seguidas pelas de 51 a 60 anos, com 97 ocorrências.
As áreas de geração e distribuição de energia lideraram em incidências de choques elétricos, totalizando 418 casos e 267 mortes. Em seguida, as áreas residenciais foram apontadas como a segunda maior causa de acidentes e fatalidades, com 274 registros, dos quais 210 resultaram em óbito.
Segundo a avaliação da Abracopel, os acidentes residenciais geralmente são causados pela energização acidental de equipamentos elétricos com partes metálicas externas, pelo envelhecimento e pela falta de manutenção adequada dos equipamentos, pela ausência de aterramento elétrico adequado e pela falta do dispositivo Diferencial Residual (DR) nas instalações, como indicado pelas investigações.
Especialistas advertem que um item fundamental é o Diferencial Residual (DR) desempenha um papel fundamental na segurança das pessoas e na proteção dos equipamentos elétricos nas instalações. atua detectando correntes de fuga que podem causar choques elétricos ou incêndios, interrompendo instantaneamente o circuito e prevenindo acidentes graves.
O sócio-diretor da Engerey, uma empresa especializada na fabricação de paineis elétricos Fabio Amaral ressalta as pessoas devem estar atentas também a utilização do Dispositivo Diferencial Residual (DR) em instalações elétricas, juntamente com a presença de sistemas de aterramento funcionais, condutores de proteção (fio terra), pontos de tomada e ter uma instalação elétrica que atenda às normas técnicas vigentes.
"É crucial que as pessoas estejam cientes dos cuidados necessários ao lidar com eletricidade em casa e, ao detectarem sinais de problemas, busquem imediatamente ajuda especializada para evitar riscos à sua integridade física e à conservação do patrimônio", destaca Fábio Amaral.
Por sua vez, o diretor da empresa Reymaster Materiais Elétricos, Marco A. Stoppa reforça a importância da seleção adequada de materiais elétricos e da manutenção regular para garantir o funcionamento seguro de toda a instalação. Ele lembra que à realização de inspeções periódicas que devem ser conduzidas exclusivamente por profissionais qualificados.
No Brasil, o uso do Dispositivo DR é regulado pela norma técnica NBR 5410, que define as condições apropriadas para a instalação elétrica de baixa tensão em edifícios, residências, estabelecimentos comerciais, industriais e outras áreas.
Essa norma estabelece diretrizes específicas para garantir a segurança elétrica e a proteção contra choques elétricos, incêndios e outros riscos associados à eletricidade.
Contudo, apesar de ser de uso obrigatório desde 1997, sua exigência não é seguida na maioria das residências, principalmente em construções antigas que não foram modernizadas.
Fonte: Jornal do Comercio
📅 *Neste sábado, venha Vivenciar a Agroecologia no Campo da Mercearia do Amaury, localizado na Estrada do Porto do Vasco, em Nova Cruz, Igarassu/PE.*📌
🗣️ *Convidado Especial:* Gilberto Manoel da Silva Nunes, Agroecólogo formado pela UFRPE, trará experiências valiosas sobre agricultura urbana. Gilberto utiliza pequenos espaços em áreas periféricas para cultivar alimentos saudáveis, empregando técnicas como aquaponia, canteiros econômicos e hortas suspensas, no Alto José do Pinho.
🎤 *Palestra:* "Agroecologia vs. Agronegócio" - Entenda de uma vez qual a diferença entre essas práticas e como a agroecologia sustenta comunidades e o meio ambiente.
🎟️ *Rifa da Cesta Agroecológica:* Participe do sorteio da nossa cesta agroecológica por apenas R$2,00 o número. Todos os recursos são destinados ao Fundo Colaborativo da Rede Aqui No Campo, fortalecendo o projeto e o coletivo.
👉 *Reserve seus produtos e números da rifa* via WhatsApp: ☎ (81) 99780-3242. Siga-nos para atualizações: 📸 @FeiraAgroeComunitaria.
#FeiraAgroecológica #Agroecologia #AgriculturaUrbana #Sustentabilidade #Comunidade
Uma denúncia sobre a presença de pedaços de plástico em pratos de merenda escolar está sendo investigada pela Secretaria Municipal de Educação de Igarassu, no Grande Recife.
O caso foi divulgado na segunda (20). Crianças de 7 e 8 anos da Escola Municipal Maria do Carmo do Rego Monteiro, no bairro de Bela Vista, constaram que havia pedaços de um material "estranho" na comida.
Nesta terça (21), a secretaria da Educação de Igarassu disse que realizou uma reunião emergencial com os pais e responsáveis pelos estudantes.
A prefeitura disse que, ao contrário do que havia sido divulgado em redes sociais, não havia vidro na merenda escolar.
A administração municipal afirmou ter constatado a presença de acrílico.
A gestão informou que também apresentou o diagnóstico da equipe de nutricionistas, que realizou uma avaliação nas panelas e na cozinha da escola.
Ainda conforme a prefeitura, foi confirmado que não havia vestígios de acrílico nesses locais.
"Esse resultado nos leva a concluir que a contaminação ocorreu no momento da refeição, após os pratos já terem sido servidos", acrescentou.
Sindicância
Na nota, a prefeitura afirmou que a Secretaria de Educação abriu uma sindicância para apurar os fatos.
"Os membros da Comissão responsável pela investigação serão divulgados em breve", observou.
Ainda de acordo com a gestão municipal, a partir de quarta (22), terá início "o monitoramento rigoroso dos envolvidos, acompanhando o caso para garantir a segurança alimentar de alunos".
Por fim, a prefeitura "reiterou o compromisso com a saúde e bem-estar dos estudantes" e assegurou que" todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para evitar que situações como essa se repitam".
A gestão também agradeceu a "compreensão e a colaboração de todos os pais e responsáveis durante esse processo".
Fonte: Diário de Pernambuco
Amanhã a partir das 15h estaremos nos concentrando no Gramado do Sítio Histórico da Cidade.
Venha e faça parte você também do 6⁰ Abraço da Paz de Igarassu.
Na Oportunidade, quem puder doar alimentos não perecíveis ou itens de higiene pessoal e/ou limpeza de ambientes estará contribuindo com a II Campanha Quem Alimenta o Próximo Promove paz, este ano as doações beneficiam as obras sociais da Paróquia Santos Cosme e Damião e a Obra Social do Convento Sagrado Coração de Jesus.
Sua presença é bem-vinda! Venha de branco se desejar! Venha das cores que te remetem paz!
Vamos Precisar de todo mundo.
Realização e idealização de Edmario Jobat @mppazbrazil , também fazem parte da Comissão organizadora @espacoculturalgas e @coletivoralacocomaria
@ralacocomaria
Parabéns ao Jornal do Grande Recife, pelos seus 25 anos noticiando os fatos e realizando prestação de serviços a população.
Acredito que todas as crianças deveriam conhecer os museus da cidade onde moram. É dessa forma que aprendemos a valorizar o patrimônio histórico e cultural de nossa cidade. Os Museu de Igarassu, recebem visitantes de vários países do mundo, mas deveria ser conhecido por todos os Igarassuenses.
A Cidade de Igarassu possui três museus que um rico acervo da história local. O Museu Histórico, localizado num prédio ao lado da Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião; o Museu Pinacoteca, que funciona dentro do Convento Franciscano de Igarassu; e o Museu dos Santos Cosme e Damião, que funciona dentro da Igreja Matriz.
Por Fernando Melo - Professor.
O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) abriu inscrições para o processo seletivo de novos estudantes em 24 cursos técnicos.
Os interessados em concorrer a uma das 128 vagas para o período letivo 2024.2 devem se inscrever pelo link www2.educacao.pe.gov.br/cpminscricao/.
O cadastramento vai até o dia 27 de maio. As inscrições e os cursos são gratuitos.
Os candidatos serão submetidos a provas teórica e prática, no dia 25 de junho.
Quem pode fazer
Os cursos técnicos do CPM são profissionalizantes de nível médio, destinados a pessoas já matriculadas ou que concluíram o Ensino Médio.
Para ingressar nos cursos, o candidato precisa possuir conhecimento musical, teórico e prático.
Desta forma, só devem concorrer às vagas estudantes com conhecimento intermediário em música que desejam aprimorar suas habilidades técnicas e artísticas.
Os cursos contemplam as áreas de Canto, Composição e Arranjo, Instrumento Musical e Regência.
Para garantir uma das vagas, cada candidato será submetido a uma prova teórica, que avalia conhecimentos em Teoria Musical, Percepção Musical e Solfejo de escalas e melodias. Em seguida, será aplicado um teste prático de instrumento, canto ou regência.
Como fazer
Os inscritos devem agendar as provas teóricas entre os dias 3 e 14 de junho.
Os exames serão aplicados no dia 20 do mesmo mês. Para realizar o agendamento, o candidato deve entrar deve acessar o site do CPM e entrar na aba “processo seletivo” e seguir todas as orientações que constam no edital. Na mesma aba, os estudantes podem encontrar exemplos de provas anteriores e algumas partituras de referência.
Todas as etapas da seleção serão realizadas nas dependências do CPM, localizado na Av. João de Barros, 594, em Santo Amaro. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 25 de junho.
Confira o cronograma:
Até 27/05 – Inscrições on-line
03/06 a 14/06 – Agendamento on-line para provas teóricas
20/06 – Provas teóricas e práticas
20/06 – Gabarito preliminar
21/06 – Recurso ao gabarito preliminar
25/06 – Divulgação dos resultados finais no site do CPM
01/07 – Matrículas para novos estudantes
05/08- Início das aulas
Uma vistoria realizada nesta terça-feira (16) pelo Ministério Público Federal (MPF), através do Conselho Penitenciário do Estado (Copen/PE), constatou uma superlotação no Presídio de Igarassu, no Grande Recife. De acordo com o MPF, a unidade tem atualmente 5.424 internos que ocupam as 1.200 vagas disponíveis, ou seja, mais de quatro vezes a capacidade do presídio.
A vistoria desta terça-feira foi a quarta de uma série de visitas técnicas, feitas este ano, às unidades prisionais situadas no Grande Recife. Para o presidente do Copen-PE, o advogado Jorge da Costa Neves, o presídio tem a maior população carcerária de Pernambuco em termos de proporção.
Segundo Neves, trata-se proporcionalmente da maior população carcerária do estado. De acordo com o MPF, outra deficiência do presídio é a baixa quantidade de agentes prisionais, sendo apenas dez profissionais nos plantões noturnos.
Durante a inspeção foi constatado que cerca de mil internos participam de atividades de remição de pena, como projetos esportivos, de leitura, estudo e trabalho. No local, há uma oficina de marcenaria, que proporciona aos detentos a possibilidade de ter uma renda, e oferta de cursos profissionalizantes de nível superior para redução da pena.
São oferecidos cursos de graduação e pós-graduação a distância, por meio de parceria com uma instituição de ensino particular. O custo, que é reduzido, fica a cargo das famílias dos internos.
Visita
A vistoria no Presídio de Igarassu foi feita pela procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes (na foto), representante do MPF no conselho, e conduzida pelo presidente do Copen, Jorge da Costa Neves. Também participaram o participaram o promotor de Justiça Fernando Falcão e os advogados Maurício Bezerra e Marcelo Mendes, todos membros do conselho.
Durante as inspeções, além das condições dos detentos, são analisadas o número de profissionais de segurança e da área da saúde, situação da higiene do presídio, as opções de trabalho e educação disponíveis para os internos, bem como o andamento dos programas para remissão da pena e o atendimento em saúde, entre outros aspectos.
A visita ainda serve para coletar informações administrativas sobre a infraestrutura física e de serviços de cada unidade prisional. Os relatórios com o resultado das inspeções são encaminhados pelo Copen aos órgãos competentes do Governo de Pernambuco e ao Poder Judiciário.
Outras unidades prisionais também foram vistoriadas pelo Copen/PE, entre elas a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, o Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB), que integra o Complexo do Curado, e a Penitenciária Feminina de Abreu e Lima.
Presídio de Igarassu tem superlotação de 442%, diz relatório
Uma visita feita pela comitiva do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) ao Presídio de Igarassu no dia de 17 abril constatou que a unidade possui uma superlotação de 44,2%.
O relatório elaborado pela comitiva ainda denunciou que os detentos novatos são obrigados a dormirem nas áreas destinadas para banho de sol e caso queiram ir para um lugar melhor, devem pagar pelas acomodações. Também foram constatados abuso de autoridade, falta de profissionais e precarização da estrutura.
Os detalhes foram apresentados em uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), solicitada pela presidente da Comissão de Direitos Humanos, a deputada estadual Dani Portela (PSOL-PE).
Imagem ilustrativa
A fila por uma vaga em UTI pediátrica em Pernambuco registrou o maior número deste ano. Segundo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), 154 crianças aguardavam um leito na noite de terça (14). Na quarta de manhã, 144 bebês e crianças estavam na fila, de acordo com a Central de Regulação de Leitos do estado.
Entre o mês de janeiro e o dia 11 de maio, foram registrados 2.383 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Mais da metade se deu em bebês e crianças até 4 anos de idade.
No dia 2 de abril, um boletim divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicou um aumento no número de casos. No dia 26, o governo do estado decretou situação de emergência em saúde pública.
No início de maio, o desespero das mães que não conseguiam uma internação para os filhos em estado grave numa UTI aumentou.
Em entrevista à TV Globo, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, disse que “não sabe o que deu errado” para que a fila por atendimento intensivo só aumente.
“A realidade é que lançamos de forma precoce o plano de contingência que está todo sendo realizado. Todas as ações foram propostas em fevereiro. A gente vive uma situação de abertura de novos leitos: 135 no ano passado, mais 10 leitos para serem abertos na próxima semana, e outros 30 nos próximos dias”, disse a secretária.
Segundo Zilda Cavalcanti, a gestão estadual reservou mais de R$ 30 milhões para investimentos no atendimento das doenças respiratórias sazonais e os recursos disponibilizados serão ampliados se houver necessidade.
A gestora disse também que o governo montou uma equipe de teleinterconsulta com pediatras 24 horas para atender todo o estado e capacitou as unidades regionais, mistas e de atenção primária para que os profissionais de saúde possam atender bebês e crianças, “especialmente de bronquiolite em crianças menores”.
De acordo com Zilda Cavalcanti, a maior dificuldade é encontrar profissionais especializados para trabalhar nos novos leitos de UTIs pediátricas. Ela acrescentou que o governo segue “procurando novos prestadores” e leitos, para viabilizar a instalação dos equipamentos em hospitais privados, e afirmou que a mesma dificuldade vem sendo enfrentada pelas unidades de saúde da rede privada.
“Hoje o estado já está pagando um valor diferenciado de plantão extra para conseguir equipes de pediatras e estamos pagando também um valor diferenciado na diária de UTI. Habitualmente o estado paga em torno de R$ 1.700 uma diária de UTI e, dentro do decreto de emergência, esse valor foi aumentado para R$ 2.400”, detalhou Zilda Cavalcanti.
Fonte: G1 PE
Mais uma vez, os números do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) revelam uma explosão da má condução de motocicletas no trânsito da Região Metropolitana do Recife e, principalmente, da capital pernambucana. E deixam evidente a relação direta dessa tragédia evitável sobre duas rodas com o crescimento dos serviços de aplicativo de transporte remunerado de passageiros com motos - como Uber e 99 Moto - e de delivery.
O crescimento assusta e acende o alerta para que todos - gestores públicos, fiscalização de trânsito, saúde, legisladores e plataformas de transporte (Uber e 99) - atuem com eficiência e rapidez para tentar controlar a situação. Foram 2.464 casos a mais de atendimentos a ocupantes de motos - condutor e passageiro - nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife em 2023. A comparação é com o ano de 2022.
Somente no Recife, foram registrados 1.322 atendimentos a mais no mesmo período. Quando o recorte é comparado com o ano de 2021, os números são ainda mais impressionantes. A RMR registrou, em 2023, 3.048 casos a mais, enquanto a capital pernambucana teve quase dois mil casos a mais (1.879).
E a tragédia sobre duas motos segue em 2024. Números do SAMU computados nos três primeiros meses deste ano confirmam: já são 2.492 atendimentos de ocupantes de motos na RMR, dos quais 1.469 foram no Recife.
Foto: Bruno Campos/Acervo JC Imagem #Samu #Moto #Recife #RMR #vv
3º edição de Uma Noite no Museu: relatos e visagens👻
Nos dias 17 e 31 de maio o Museu Pinacoteca estará realizando mais uma vez a visitação noturna por todo o Convento Franciscano de Igarassu. Será um momento de você descobrir as histórias relatadas pelos moradores desse lugar. Não perde!
✏️COMO POSSO FAZER A INSCRIÇÃO E O QUE É NECESSÁRIO?
A inscrição é totalmente online, no dia 13/05 às 10:30h o link de inscrição estará disponível na bio do Instagram e nos nossos stories. Fica ligadinho pois as VAGAS SÃO LIMITADAS 👀
•Pediremos algumas informações sobre você no formulário de inscrição, sendo assim será necessário que no dia da visita noturna você traga um documento original com foto;
•Se você possui algum problema cardíaco, medo de escuro e assombrações, até mesmo alguma restrição médica que poderia se agravar devido a visitação pedimos que NÃO REALIZE A INSCRIÇÃO;
•Não será permitido a entrada de menores de 16 anos, mesmo que venham acompanhados dos responsáveis;
PAGA ALGUMA TAXA?
Sim! Teremos taxa única de $20 reais para cada dia da visitação noturna. O modo de pagamento será por pix, sendo realizado no ato da inscrição, não estaremos recebendo pagamentos no dia do evento.
Para mais informações ou dúvidas entrar em contato no WhatsApp: (81)9 8175-1463
Estão abertas as inscrições para o Funcultura Microprojeto Cultural 2023/2024, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O edital disponibiliza R$ 640 mil, abrange todas as linguagens e é voltado para jovens de 18 a 29 anos.
📝As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho, exclusivamente, pela internet, por meio do Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1136).
✏O Microprojeto Cultural tem o objetivo de incentivar a produção de atividades artístico-culturais feitas pela ou para a juventude pernambucana. Porta de entrada para outros editais estaduais e nacionais, prevê projetos de baixo orçamento e tem como característica principal um formato simplificado de apresentação e de prestação de contas, podendo ser elaborado por pessoa física, jurídica sem fins lucrativos ou microempresário individual (MEI).
📍Serão contempladas propostas de indivíduos, grupos e coletivos, formados por jovens (18 a 29 anos) de baixa renda, principalmente, de regiões ou cidades pernambucanas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); ou iniciativas de pessoas jurídicas sem fins lucrativos para a população jovem em situação de vulnerabilidade.
Fonte: Folha de Pernambuco
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, nesta quarta-feira, dia 8 de maio, o resultado de cinco modalidades do Novo PAC Seleções, dos eixos Água para Todos e Cidades Sustentáveis e Resilientes.
Na Região Metropolitana do Recife, a Cidade de Igarassu foi uma das contempladas com uma creche, uma escola em tempo integral, um espaço esportivo comunitário e um ônibus escolar.
Fonte: Governo Federal
📅 Neste sábado, 11 de Maio, junte-se a nós na Feira Agroecológica Comunitária, no Campo da Mercearia do Amaury, localizado na Estrada do Porto do Vasco, em Nova Cruz, Igarassu/PE. 📍
🍍🥑 Vivencie alimentos agroecológicos de verdade, frescos e beneficiados, direto dos produtores da @RedeAquiNoCampo. Além disso, venha deliciar-se com nossas especialidades locais durante um café da manhã recheado de sabores autênticos! 🥘🍽
🎟🎯 Participe também da nossa Rifa! Por apenas R$2,00, compre um número e concorra a uma Cesta Agroecológica repleta de delícias da nossa terra! Todos os recursos arrecadados são destinados ao nosso Fundo Colaborativo, fortalecendo a sustentabilidade e o desenvolvimento comunitário.
📲 Reserve seus produtos e compre números da rifa via Direct ou WhatsApp: ☎ (81) 99780-3242. Não perca a chance de prestigiar a riqueza da agricultura local e apoia o nosso movimento.
🌟 Venha saborear do melhor que há e celebrar conosco! Encontre a conexão que você sempre quis com a terra e a comunidade na próxima Feira Agroecológica Comunitária. 💚
Na manhã de hoje (9), o Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, anunciou que a partir desta sexta-feira (10), realizará a migração da operação de ônibus do Terminal Integrado Igarassu para um o terminal provisório, até a conclusão das obras do novo TI.
No local interino, situado no terreno ao lado do atual terminal, serão alocadas 9 (nove) linhas e instalados 1 (um) ponto de desembarque e 6 (seis) de embarque.
As linhas afetadas serão
1903 - Araçoiaba / TI Igarassu;
1905 – TI Abreu E Lima / TI Igarassu;
1918 - TI Igarassu (Circular) Via Botafogo / Ifpe / Agamenom / Pitanga 1 e 2;
1968 - TI Igarassu / Ilha de Itamaracá;
1969 - TI Igarassu / Itapissuma;
1964 - TI Igarassu / TI Macaxeira;
1964 - TI Igarassu / TI Macaxeira;
1967 - TI Igarassu (Sítio Histórico)
1963 - TI Pe-15 / TI Igarassu (Sítio Histórico)
A empresa ainda divulgou que em caso de dúvidas, sugestões ou registro de reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações.
As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.
O espaço cultural Kamayura está organizando esse encontro com artistas para celebrar o Dia Internacional das Artes Plásticas, que acontecerá nesta sexta-feira, 10 de maio das 8h as 20h na Casa do Artesão de Igarassu.
A partir do próximo sábado, inicia um novo projeto de apresentações em Igarassu, Heitor Vila Lobos em Retreta, levando nossos repertório diferenciado e nossas apresentações para as praças das nossas cidades!
Nossa primeira edição já tem destino e vai ser na praça da Vila Saramandaia, a famosa praça do jambo às 15h, no próximo sábado(11/05).
O Sesi-PE abriu 300 vagas para dois cursos de qualificação no mercado de trabalho. Eles são gratuitos e ministrados pela internet.
Destas vagas, 150 são para o curso de “Relacionamento Interpessoal” e a outra metade para “A Importância do Feedback”.
As oportunidades são válidas para pessoas a partir de 16 anos, com acesso à internet, e-mail e noções básicas de internet.
As inscrições podem ser feitas pelo site pe.sesi.org.br, na seção “Educação Continuada” e estão abertas até dia 19 de maio de 2024.
Segundo o SESI, no curso de “Relacionamento Interpessoal” tem carga horária de 12h. Nele, os alunos irão debater sobre a importância desse tipo de relação visando um ambiente de trabalho mais saudável.
Serão abordados temas como: O ambiente de trabalho e as relações; Inteligência interpessoal; Percepção: eu e o outro; Comunicação; Escuta; Assertividade; Empatia; Cordialidade; Ética; Gestão de Conflitos.
Já o curso “A Importância do Feedback” visa fazer com que os alunos, além de compreender o real conceito do feedback, reconheçam a importância desse instrumento nas relações de trabalho.
O curso tem carga horária de 8h. Durante ele, os alunos verão conteúdos como Definição de Feedback; Segredo para uma boa liderança; Por que a maioria das pessoas tem dificuldade em receber feedback?; Por que é tão difícil dar um feedback?; Quando dar feedback?; O que falar para o funcionário?; Feedback como um espaço aberto.
O aluno terá até 30 dias para terminar o curso após a realização da matrícula. Ao fim do curso, a pessoa terá que participar de uma avaliação na plataforma educacional.
Para receber o certificado, o aluno terá que atingir o mínimo de 70 pontos no exame.
Para tirar dúvidas ou obter outras informações, basta entrar em contato pelo (81) 98151-8375 (WhatsApp) ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.
Fonte: Diário de Pernambuco