IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

IGARASSU: Situação precária a estrada de monjope

 CARTA DO LEITOR: O leitor Carlos Pereira reclama da situação que se encontra a Estrada de Monjope, "ninguém consegue tapar os buracos dessa via", relata. Durante o dia e a noite possui um grande fluxo de automóveis circulando na rodovia, e os buracos tem causado muitos problemas para os motoristas.

A estrada de monjope trata-se de uma rodovia estadual que dar acesso a Estação de Tratamento de Água ETA Botafogo, e segundo moradores locais, só recebeu asfalto uma unica vez, na implantação do Sistema Botafogo.

Comércio de praia está liberado no litoral pernambucano

O comércio de praia está liberado em todo o litoral de Pernambuco a partir de hoje. A retomada do segmento faz parte da etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nas Zonas da Mata Sul e Norte. As prefeituras serão responsáveis pela regulamentação das atividades nas praias e, caso queiram, poderão barrar o retorno dos comerciantes.

As atividades devem seguir protocolos de liberação, que já foram publicamos pelo governo do Estado. As recomendações seguem três pilares essenciais, de distanciamento social, higiene e comunicação, para que o contágio do novo coronavírus não aumente em Pernambuco. 

Entre as regras para o setor, estão o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; respeitar o distanciamento mínimo de 4m entre as hastes dos guarda-sóis; os funcionários, prestadores de serviço e clientes, deverão utilizar máscaras; os cardápios devem ser de forma plastificada; disponibilização de álcool em gel a 70% para os clientes; além de acompanhar diariamente o estado de saúde dos funcionários; entre outros. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, é importante que as pessoas sigam os protocolos para não regredir no plano. “Nosso planejamento tem se mostrado correto, e temos conseguido avançar nas etapas do plano sem que as curvas de contaminação e óbito voltem a crescer. Com os dados analisados desta semana epidemiológica, o comitê decidiu que a Macrorregião 1 (RMR e Zonas da Mata) poderá avançar para a etapa 8 do nosso Plano de Convivência”, disse. 

O secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, o retorno chega como uma esperança para o setor que deve respeitar à risca os protocolos. “Com essa liberação, as prefeituras também tem que fazer a fiscalização. Só na área de Recife e Jaboatão dos Guararapes são 815 pontos de comercio de praia. Essa liberação mostra também uma esperança que nós temos, porque os números, de fato, reduziram, e podemos ter avanços em outras áreas, como as que tivemos. Mas é importante destacar que precisamos respeitar os protocolos para que não tenha um novo avanço dos casos em Pernambuco", reforçou o secretário de Trabalho.

Neste último domingo, a movimentação nas praias da Região Metropolitana do Recife foi intensa. Com um céu azul e sol forte, os pernambucanos lotaram as orlas, sem respeitar recomendações de distanciamento social e uso de máscaras, por conta da pandemia. 

A reportagem da Folha de Pernambuco, observou ainda um número considerável de comerciantes de praia atuando de forma irregular, neste domingo. Na praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, muitas pessoas ocupavam a faixa de areia e também o calçadão, desrespeitando medidas do governo estadual. Os descumprimentos também foram encontrados pela equipe nas praias de Brasília Teimosa e do Pina, também na Zona Sul recifense. Já em Jaboatão dos Guararapes, nas praias de Candeias, Piedade e Barra de Jangada, muitas pessoas estavam aglomeradas. 

Uma das pessoas que aproveitou o domingo de folga foi a empreendedora Margareth Schimidt. Ela considera importante a volta do comércio de praia, já que as pessoas retornaram ao espaço. “Acho que está na hora, estão sem trabalhar há meses, se não fosse pra abrir a praia não haveria essa necessidade. Tomando o cuidado não tem problema, depende da colaboração da população, eles merecem retornar para voltar a movimentar a economia

FISCALIZAÇÃO

Para acompanhar o primeiro dia de liberação das atividades dos barraqueiros e ambulantes da praia nesta segunda-feira, a Prefeitura do Recife irá realizar uma vistoria na orla de Boa Viagem. Equipes vão verificar se os comerciantes e ambulantes cadastrados estão seguindo as orientações de segurança. Cerca de 120 profissionais vão realizar rondas ao longo dos 8 km de praia. Também haverá distribuição de máscaras.

Fonte: Folha de Pernambuco

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

PE é terceiro lugar no Brasil com mais internados devido a queimaduras por álcool a 70% durante a pandemia

Desde o início da pandemia, em março de 2020, 514 pessoas foram internadas com queimaduras provocadas por álcool a 70%, em todo o Brasil. Em Pernambuco, no mesmo período, o levantamento aponta que 65 vítimas deram entrada em unidades de saúde com esse tipo de ferimento. Esse número coloca o estado em terceiro lugar no ranking nacional.

O levantamento, feito com dados de 36 centros especializados em tratamento de queimados no país, mostra um aumento mensal de 20% de casos desse tipo, em relação ao período anterior à pandemia. Os dois primeiros lugares ficaram com São Paulo, com 148 casos, e Goiás, com 107 .

O álcool 70% é uma das substâncias mais usadas para higienizar as mãos e ambientes, na tentativa de evitar a disseminação do novo coronavírus. A venda do produto era restrita até o início da pandemia. Justamente por ser altamente inflamável e por causa dos risco de acidentes.

Com a o avanço dos casos de pessoas infectadas pela Covid-19, o álcool a 70% voltou aos pontos de comércio. A venda foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), permitindo o acesso a fam´pilias que pretendiam se proteger.

Diante di9sso, a Sociedade Brasileira de Queimados alerta que o produto é seguro para a limpeza e desinfecção, desde que seja usado com cuidado. Vice-presidente da entidade, o médico Marcos Barretto, diz que impressionado como as pessoas passaram a usar o álcool a 70%.

Chefe do Setor de Queimados do Hospital da Restauração (HR), na área central do recife, a maior emergência do Nordeste, Barretto aponta que os brasileiros passaram a fazer “coisas absurdas”.

“Tem gente que está lavando piso, tem gente que está tomando banho de álcool praticamente, depois que toma banho, passa álcool pelo corpo. São pessoas que tem outros hábitos, com fumar. Tem pessoas que tomam banho e vão para a cozinha e tem lá um fogão aceso", declarou.

No Hospital da restauração, referência para o atendimento de queimados, oito pessoas estão sob cuiodados das equipes. Uma delas é Cecília Amara da Silva Andrade, que teve queimaduras em 15% do corpo.

Ela contou que o acidente aconteceu depois de passar álcool a 70% no corpo e acender um cigarro. "Tomei meu banho com sabonete, com a escova, que sempre passo no corpo, e depois me enxuguei, vesti o meu pijama, a parte de baixo. Passei o álcool 70 no corpo, depois passei o álcool gel. Acendi o cigarro e teve a explosão. Então, eu desmaiei", relatou.

Bombeiros

Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas devem dar a preferência ao uso de água e sabão para fazer a higienização das mãos. Ainda de acordo com a corporação, o álcool em gel deve ser uma alternativa.

O álcool a 70%, informa o Corpo de Bombeiros, é ideal para desinfecção de superfícies, mas longe de fontes de calor, como fogão, isqueiro e aparelhos com resistência, como sanduicheiras quentes.

"Ao utilizar o álcool para higienizar, espera a secagem dele. Por que... porque o álcool é um combustível inflamável, se você tiver alguma fonte de calor, você pode sofrer uma queimadura, ou até provocar um incêndio no ambiente”, afirma o tenente-coronel dos bombeiros Weerben Monteiro, chefe da Divisão de Ações Preventivas.

Fonte: G1 PE


Operação desarticula organização criminosa que praticava homicídios brutais em Igarassu

Operação Canoas foi conduzida pelos delegados Natasha Dolci e Vitor Freitas Andrade Vieira - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Deflagrada na quarta-feira (26), a Operação Canoas, que investigava uma organização criminosa suspeita de homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas com atuação em Igarassu, principalmente no bairro de Cruz de Rebouças e na comunidade de Cueiras, teve seus desdobramentos divulgados nesta quinta-feira (27) pela Polícia Civil.

Conduzida pelos delegados Natasha Dolci e Vitor Freitas Andrade Vieira, as investigações da Operação Canoas duraram cerca de dois meses e apreendeu cinco pessoas, sendo dois adolescentes, suspeitos de integrarem uma organização criminosa que comandava o tráfico na região.

O grupo teria participação em, pelo menos, cinco homícidos. Um dos elementos que chama atenção nos crimes cometidos são os "requintes de crueldade", conforme detalhou a delegada Natasha Dolci. Dos crimes, o que mais chocou a delegada foi o assassinato, de forma brutal, de pai e filho. O homem, que era líder comunitário e dirigia uma ambulância, e seu filho, estudante universitário, não tinham envolvimento com as drogas e combatiam o tráfico no local.

"As investigações apontaram que não havia guerra de tráfico no local. O grupo desarticulado atuava em Maria Farinha e queria instituir o tráfico na comunidade de Cuieiras e executava de forma cruel quem se opusesse", explicou Natasha. Ainda de acordo com a delegada, os crimes geraram uma sensação de medo na comunidade e motivou a mudança de cerca de ddez famílias do local. "O grupo prometia a morte de mais moradores. Por medo, muitos não falavam nada. Algumas famílias até se mudaram do local", complementa.

As pessoas apreendidas responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de armas.  A operação capturou drogas, armas, entre pistolas e espingardas, e uma quantia de cerca de 25 mil reais. De acordo com o delegado Vitor Freitas, o valor apreendido deve gera um prejuízo para o tráfico e para a organização. Vitor ainda complementou que, apesar da desmobilização da quadrilha, a operação segue com as investigações. "Caracterizamos a deflagração como a primeira etapa da operação. Seguiremos com o trabalho de investigação porque sabemos que mais pessoas estão envolvidas. Nesse momento, entendemos o nosso trabalho como uma resposta à população, que pode ficar mais tranquila, além de colaborar com a investigação", concluiu Freitas.

Fonte: Folha de Pernambuco


quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Barracas e cadeiras na areia descumprem regras da pandemia na Coroa do Avião

Flagrantes de desrespeito aos protocolos de segurança criados pelo governo de Pernambuco, por causa da pandemia do novo coronavírus, foram registrados, no ultimo sábado (22), na orla de Igarassu, no Grande Recife. Imagens aéreas da Coroa do Avião mostraram barracas e cadeiras na areia e muita gente na mesma área.

 Nos registros feitos pelo Globocop, é possível observar guarda-sóis na orla. Lanchas estavam ancoradas perto da faixa de areia. As normas do governo impedem a aglomeração em áreas públicas de todo o estado, assim como comércio ambulante.

Por meio de nota, a prefeitura de Igarassu informou que “está seguindo o decreto estadual”. Além disso, a administração municipal disse que quem descumprir as regras será notificado. A prefeitura pediu colaboração aos moradores e visitantes.

Fonte: G1 PE

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Professores da rede de ensino de Igarassu denunciam que desde maio não recebem salários

Professores da rede municipal de ensino de Igarassu afirmam que estão com salários atrasados - Foto: Beto DLC/TV Jornal
 Com informações de Michael Carvalho

Os professores da rede municipal de ensino de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, denunciam que desde o mês de maio estão sem receber os salários, pagos pela prefeitura da cidade. Eles afirmam que cerca de 100 profissionais estão sendo prejudicados. As aulas serem suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Com a suspensão, os professores da rede de ensino de Igarassu deixaram de receber os salários e por não serem profissionais de carteira assinada, não tiveram direito ao seguro desemprego. Alguns tentaram solicitar o auxílio emergencial, mas teriam sido informadas que não podiam sacar o dinheiro porque estavam com vínculo trabalhista ativo com a Secretaria de Educação de Igarassu. 

Aulas seguem suspenses em Pernambuco

O Governo de Pernambuco decidiu prorrogar, mais uma vez, o decreto que suspende as atividades presenciais em todo o Estado e agora a validade vai até o dia 31 de agosto. Em contrapartida, os cursos livres já retomaram as aulas presenciais desde o dia 06, com os protocolos de segurança para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Nota da Prefeitura da Igarassu na íntegra

A prefeitura de Igarassu, através da secretaria de Gestão de Pessoas , esclarece que nesse momento de pandemia em virtude do novo coronavírus e dentro do planejamento da secretaria municipal de Educação não houve necessidade de manutenção de todos os contratos temporários. Sendo assim,  houve a suspensão de alguns contratos temporários e de parte de alguns servidores contratados.

Neste período, servidores e ex-servidores encontraram problemas na questão do auxílio social do governo federal e todos os casos foram tratados individualmente e informamos ainda, que qualquer servidor e ex-servidor que tenha algum eventual questionamento,  deve comparecer na secretaria de Gestão e dar entrada num requerimento padrão para  que sua situação seja analisada e as devidas providências sejam tomadas.

A prefeitura de Igarassu reforça que está à disposição para atender todos os servidores.

Fonte: TV Jornal

Senai-PE abre mais de 450 vagas para cursos técnicos semipresenciais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai-Pe) abriu nesta segunda-feira (24), o período de matrículas cursos técnicos oferecidos pela instituição. Ao todo, são mais de 450 vagas para 10 cursos semipresenciais, que ocorrerão nas escolas técnicas de Areias, Santo Amaro, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Paulista, Caruaru, Petrolina e Araripina.

Além dessas, estão sendo oferecidas mais 300 vagas para 12 cursos na modalidade EAD. A lista completa dos cursos pode ser conferida no site www.pe.senai.br ou pelo telefone 0800 600 9606.

As matrículas podem ser feitas até o dia 30 de outubro, com desconto de 20% no valor total do curso para quem se matricular até 9 de outubro. A previsão é que as aulas iniciem no dia 19 de outubro.

Fonte: Rádio Jornal

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Secretário de Educação: Volta às aulas presenciais em PE não deve passar de outubro

O Governo de Pernambuco ainda não divulgou a data para a retomada das aulas presenciais, em escolas públicas e privadas - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio, falou que a volta às aulas presenciais no Estado não deve passar do mês de outubro. O pronunciamento aconteceu em um evento online sobre o ensino no Brasil, nessa segunda-feira (24). 

De acordo com ele, as aulas devem voltar para de evitar prejuízos emocionais, sociais e de aprendizado para crianças e adolescentes.

Na ocasião, ele também disse que, nas periferias, os estudantes não estão mais em casa e que ele acredita que estariam mais seguros na escola. O anúncio do secretário criou ainda mais expectativa sobre essa retomada

Influência

Mesmo o secretário falando apenas da rede estadual, caso seja confirmada a volta para outubro, por exemplo, a decisão pode influenciar também no recomeço das aulas presenciais em escolas particulares.

Recentemente, em entrevista à Rádio Jornal, Fred Amâncio também disse que as escolas iriam reabrir gradativamente e a prioridade será dos alunos do ensino médio. 


Fonte: TV Jornal

sábado, 22 de agosto de 2020

Senac lança novas vagas em 30 cursos gratuitos de qualificação

O Senac Pernambuco lançou edital com 1.113 vagas para mais de 30 cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As formações são nas áreas de Artes, Beleza, Gastronomia, Gestão, Idiomas, Tecnologia e Vendas e poderão ter aulas presenciais, híbridas ou totalmente remotas, a depender do curso escolhido. As cargas-horárias variam de 15h a 300h, e as inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda (24), pelo site do Senac.

Para ter acesso a cada curso, os interessados deverão atender aos requisitos do PSG. Entre eles, estão possuir renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa e satisfazer os pré-requisitos do curso escolhido. As formações são direcionadas a candidatos de todo o estado, com opções nas cidades de Recife, Paulista, Ipojuca, Tamandaré, Gravatá, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Petrolina. O resultado dos alunos contemplados pelo edital será divulgado no dia 25, e as matrículas podem ser realizadas de 25 a 31 de agosto. As aulas acontecem a partir de setembro.

O edital com a lista completa de cursos disponíveis, número de vagas e locais de realização dos encontros presenciais pode ser consultado no endereço o PSG no site do Senac. Mais informações podem obtidas pelo número 0800.081.1688.

Programa Senac de Gratuidade

O PSG tem o objetivo de garantir o acesso à educação profissional de qualidade a pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos per capita. O programa integra um acordo firmado em 2008 com o Governo Federal e representa um compromisso do Senac com a sociedade para promover a inclusão social por meio da educação profissional.

Calendário

  • Inscrições: até 24 de agosto;
  • Resultado dos aprovados: 25 de agosto;
  • Matrículas: 25 a 31 de agosto;
  • Início das aulas: a partir de 1º de setembro (variam de acordo com o curso);

Lista de cursos disponíveis:

Gastronomia

  • Gastronomia para Pessoas com Restrições Alimentares
  • Preparo e Serviço de Coquetéis
  • Aperfeiçoamento para Garçom
  • Cozinha: Gestão de Processos e Pessoas
  • Elaboração de Cardápio: Planejamento e Precificação
  • Boas Práticas para Serviços de Alimentação
  • Atendente de Lanchonete
  • Garçom
  • Auxiliar de Cozinha
  • Preparo de Salgados
  • Preparo de Massas Frescas e Recheadas
  • Confeiteiro

Gestão

  • Assistente Administrativo
  • Assistente de Logística
  • Assistente de Recursos Humanos 

Saúde

  • Excelência no Atendimento ao Cliente em Farmácias e Drogarias
  • Recepcionista em Serviços de Saúde
  • Atendente de Farmácia
  • Cuidador de Idoso
  • Cuidador Infantil
  • Agente de Combate a Endemias
  • Flebotomia

Artes

  • Ilustrador
  • Pintor Artístico

Tecnologia da Informação e Design

  • Lógica de Programação
  • Programador Web
  • Web Design

Idiomas

  • Español Básico
  • Libras Básico

Moda

  • Modelista

Comércio

  • Assistente de Marketing e Vendas
  • Análise do Comportamento do Consumo
  • Vendedor
  • Planejamento de Marketing para Gestores

Beleza

  • Barbeiro
  • Penteados
  • Gestão do Trabalho e Biossegurança

Turismo e Hospedagem

  • Condutor Ambiental Local
  • Recepcionista em Meios de Hospedagem

Fonte: Rádio Jornal

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Gratuidade dos cursos de graduação e pós-graduação da UPE se torna lei

Uma lei publicada no Diário Oficial de Pernambuco desta quinta-feira (20) garante a gratuidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Pernambuco (UPE), presenciais ou à distância. Com a publicação da lei, a medida se torna permanente e não poderá ser modificada ou cancelada por futuras gestões.

O reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, aponta que a lei dará mais segurança à UPE. “O que mudou para a universidade foi a garantia da gratuidade. A gente já fazia nessa formatação. O que mudou é que antes era um decreto e agora é uma lei. Isso dá segurança à universidade em relação inclusive, também, ao próprio orçamento da universidade uma vez que a lei mostra que a universidade deve receber um valor do Governo do Estado de acordo com o número de matrículas que ela oferece [a cada semestre]”, destacou.

Ele explica que não haverá mudanças quanto ao ingresso. “O ingresso à universidade é através de seleção: 50% das vagas da graduação são através do Sistema Seriado de Avaliação, o SSA, onde o aluno vai fazendo sua prova quando termina cada ano do ensino médio, e os outros 50% (1.740 vagas) são oferecidas através do Sisu (...) A pós-graduação, cada curso abre um edital e também através de seleção. Cada curso de mestrado e doutorado a gente abre também um edital específico para cada curso desse”, explicou.

UPE

A UPE tem atualmente 5 mil servidores, 1.283 professores e 20 mil alunos, na graduação e pós-graduação. A universidade oferece 58 cursos e mantém campi no Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Petrolina.

Com a aprovação, o Governo do Estado terá de repassar à UPE os valores necessários ao funcionamento, corrigidos anualmente pelo IPCA, calculados com base no número de matrículas confirmadas por unidade de ensino.

Fonte: Rádio Jornal

Procon Pernambuco alerta que boletos não devem deixar de ser pagos com greve dos Correios

Desde a noite da última segunda-feira (17), os Correios estão em greve e ainda não há uma data de retorno. A categoria resolveu suspender as atividades alegando que a direção estatal cortou uma série de benefícios, como hora extra e adicionais. O caso foi judiciado e os trabalhadores esperam uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Mesmo com a crise, o Procon de Pernambuco orienta que a greve dos correios não é motivo para atrasar o pagamento de boletos.

O gerente de atendimento do Procon-PE, Pedro Cavalcanti, falou sobre o que deve ser feito para quitar as cobranças enquanto a greve durar.

“O Procon Pernambuco orienta que, mesmo com a greve, os prazos não estão suspensos, então o consumidor deve ter a cautela de procurar o fornecedor para expedição de uma segunda via dessa cobrança, através de um aplicativo de um site ou até mesmo na loja do fornecedor. É importante que ele faça isso para que não haja incidência de multa e de juros.A gente pede que o consumidor compareça ao órgão antes da data de vencimento para comprovar que teve aquele interesse de pagar dentro do prazo. E, aí, com isso registrado, ele fica resguardado caso esse fornecedor faça uma cobrança de multa e juros que devem dispensadas”, orientou.

Encomendas

Sobre as encomendas pedidas pela internet que não chegarem no prazo, o gerente do Procon PE disse que o atraso é uma falha na prestação do serviço.

“Caso a encomenda não chegue no prazo, fica caracterizada a falha na prestação de serviços, porque, no momento que o consumidor faz a compra e aquele prazo é definido, ele está vinculado àquela oferta. Então, é responsabilidade tanto do vendedor quanto da empresa encarregada de fazer o transporte. E, aí, com o descumprimento desse prazo, o consumidor que proceder com a queixa aqui no Procon ficará passivo de responder um processo administrativo,” afirmou Pedro Cavalcanti.

Mutirão

Os correios informaram que 80% do efetivo continua trabalhando. Neste final de semana vai acontecer um mutirão de entrega de encomendas.

Fonte: Rádio Jornal

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Educação Infantil: Carga horária em escolas pode ser flexibilizada

 Com informações da Agência Brasil

Uma medida provisória autoriza a redução do total de horas-aula letivo exigidas pelo Ministério da Educação para alunos da educação infantil.

Trata-se da medida provisória 934, sancionada nessa quarta-feira (19), pelo Governo Federal. A partir de agora, os gestores das unidades de ensino vão poder flexibilizar o total de 800 horas de aula por ano. Ou seja, excepcionalmente por conta da pandemia, as escolas não estarão mais obrigadas a cumprir essa carga horária, podendo reduzir esse total.

O presidente do sindicato das escolas particulares de Pernambuco, José Ricardo, elogiou a medida. Vale destacar que a flexibilização vale apenas para a educação infantil. Portanto, para o ensino fundamental e médio a obrigatoriedade das 800 horas anuais permanece.

Diminuição da mensalidade

Para a dona de casa Michele Vieira, que tem um filho que estuda em escola particular, a redução da carga horária foi uma boa medida, porém, ela defende que, assim como a quantidade de aulas vai diminuir, o valor da mensalidade também deveria ser reduzido. 

Enem

O presidente Bolsonaro vetou o dispositivo que prevê que o Ministério da Educação (MEC) deverá ouvir as secretarias estaduais de Educação para definir a nova data do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Além disso, o Artigo 5º, vetado integralmente, prevê que os processos seletivos das instituições de ensino superior que tenham aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) serão compatibilizados com a divulgação dos resultados do Enem.

Para a Presidência, a medida viola o pacto federativo, uma vez que é prerrogativa do governo federal a definição da data do exame. “No entanto, essa prerrogativa não afasta a manutenção de diálogo entre os entes federados. Ademais, ao condicionar os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior aderentes ao Sisu e ao Prouni com a divulgação do resultado do Enem poderá prejudicar os alunos que não o fizeram e muitos que não o farão em função da pandemia, bem como poderá inviabilizar que outros tantos alunos de baixa renda possam ingressar no Prouni”, diz a mensagem.

O Sisu é o sistema do MEC que seleciona, baseado na nota do Enem, os estudantes que ingressarão nas universidades públicas aderidas. Já o Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior, de acordo com a renda do estudante.

Educação superior

As instituições de ensino superior também não serão obrigadas a cumprir os 200 dias letivos, mas a carga horária prevista da grade curricular de cada curso deve ser cumprida. Pelo texto, não deverá haver prejuízo aos conteúdos essenciais para o exercício da profissão e as atividades pedagógicas não presenciais também serão admitidas para completar a carga horária.

A nova lei também autoriza a antecipação da conclusão de cursos específicos da área de saúde, desde que cumpridos alguns requisitos. No caso de medicina, o aluno precisa ter cumprido 75% da carga horária do internato. Nos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e odontologia, o mínimo corresponde a 75% da carga horária dos estágios curriculares obrigatórios.

A mesma regra será aplicada aos cursos de educação profissional técnica de nível médio caso tenham relação ao combate à pandemia. O estudante precisará ter cumprido pelo menos 75% da carga horária dos estágios curriculares obrigatórios.

Fonte: TV Jornal

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Agências da Caixa passam a funcionar em novo horário

 Novo horário passa a vigorar a partir desta terça-feira (17) - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Agência Brasil

A partir desta terça-feira (18), as agências da Caixa passarão a funcionar em novo horário, das 8h às 13h, para o atendimento a serviços essenciais. Até esta segunda (17), o horário é das 8h às 14h.

O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas, pois todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas.

Aplicativo

Os recursos do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do auxílio emergencial podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Os usuários que precisam atualizar o cadastro no aplicativo podem enviar a documentação pelo próprio app.

Pagamentos em espécie

Nesta terça-feira (18), começa o saque em espécie do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1. Já no Saque Emergencial do FGTS podem realizar saque em espécie os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro.

Canais digitais

A Caixa orienta os clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais. Os clientes podem usar Internet Banking pela internet ou celular. Estão disponíveis ainda os serviços em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.

Fonte: TV Jornal


segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Crescem casos de mioma em mulheres jovens

Foto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco 

A ciência ainda não descobriu o que pode causar o surgimento do mioma no corpo da mulher. Apesar de ser um problema comum para a faixa dos 40 anos, os fibromas ou leiomiomas têm afetado também as mulheres mais jovens, em período fértil, geralmente a partir dos 20 anos de idade. Segundo estimativa da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o número de mulheres em idade fértil acometidas pelo mioma chega a 80%.

Ainda que tenha causas desconhecidas, há fatores predisponentes que podem tornar os miomas mais recorrentes em um determinado grupo de mulheres. "A presença de casos de mioma na família, mais precisamente na mãe e na avó; o índice de massa corpórea acima de 30; mulheres que ainda não tiveram filhos; e há também uma incidência maior em mulheres negras", explica a ginecologista Altina Castelo Branco. A especialista diz ainda que os miomas são tumores benignos, ou seja, que não apresentam características cancerígenas, mas destaca que isso não minimiza o problema, pois ele pode desencadear problemas na saúde reprodutiva.

Aldineide Martins, pedagoga de 49 anos, notou um fluxo mais intenso do que o habitual em sua menstruação, e isso chamou a sua atenção. "Há cerca de dois anos, percebi que a quantidade estava muito maior do que a que eu estava acostumada. Já tinha o hábito de realizar o acompanhamento regular com ginecologista, mas foi só depois disso que fiz os exames que detectaram o mioma", conta.

Além de uma maior quantidade de sangue expelida durante o período menstrual, se esse período for mais longo do que o de costume também é preciso abrir os olhos. "São os primeiros indícios de qualquer anormalidade. Além desses, as mulheres devem estar atentas às cólicas, se estas estão mais intensas também e à sensação de dor ou peso na região pélvica", alerta Altina, que destaca ainda a possibilidade de um quadro de anemia nas mulheres nessas condições, por conta da quantidade de sangue perdida.

No caso de Aldineide, havia mais de um mioma em seu útero. De início, o indicado pelo ginecologista que cuidava do caso era apenas o acompanhamento, descartando uma cirurgia para a remoção do tumor. “Com o tempo, os miomas estavam fazendo o meu útero crescer. Por conta disso, foi realizada a retirada dos miomas e do útero”, diz Aldineide. 

A ginecologista Altina esclarece que as cirurgias para a retirada de um mioma só são indicadas quando o tumor está afetando a saúde da mulher. "Não existe tratamento medicamentoso que cure o mioma. A cura só é obtida após a retirada do tumor, mas uma cirurgia só é indicada quando há a necessidade, como em casos de vários tumores ou tumores grandes, que podem comprimir alguns órgãos, causando muitas dores e favorecendo o surgimento de algumas infecções", enfatiza. A retirada de um mioma não impede que outro possa surgir posteriormente, e os tratamentos medicamentosos são utilizados para controle dos tumores ou como preparatórios para a cirurgia. 

Aldineide continua com o acompanhamento clínico até os dias de hoje. E quem redobrou os cuidados foi a sua filha, a historiadora Gabryele Martins, de 24 anos. “Quando temos um caso na família, ficamos mais temerosas e mais atentas à saúde. Desde então, estou indo ao médico duas vezes por ano, no mínimo, para fazer bateria de exames. Até agora, nada de anormal, mas considero muito importante fazer a prevenção”, diz Gabryele.

“É fundamental manter o acompanhamento ginecológico em dia”, reforça Altina. Quanto mais cedo o mioma for identificado, menos prejuízos ele pode causar para a saúde. “E é muito importante também que não haja um tratamento por conta própria. Cada tumor vai receber uma medicação ou recomendação a depender da avaliação médica. Os remédios devem ser tomados mediante prescrição, já que os tumores se desenvolvem a partir de hormônios, e a dose hormonal equivocada pode fazer o tumor evoluir ao invés de controlá-lo”, alerta a médica.

Fonte: Folha de Pernambuco

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Em Pernambuco, aulas presenciais continuam suspensas até o dia 31 de agosto

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (13), o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, declarou que as aulas da rede estadual seguirão suspensas até o dia 31 de agosto, por conta da Covid-19. A medida vale para a educação básica e para o ensino superior.

Anteriormente, o decreto do Governo do Estado suspendia a atividades presenciais até o dia 15 de agosto, em virtude da pandemia do novo coronavírus. 

"A avaliação do comite de enfrentamento à Covid-19 no atual contexto da pandemia foi no sentido de que neste momento a decisão foi pela foi pela prorrogação dessa suspensão das atividades", afirmou o secretário. "Destacando que nós não temos nenhuma definição ainda das datas que dizem respeito à retomada das aulas presenciais no ensino básico e ensino superior ", finalizou.

Fonte: Folha de Pernambuco

Dia de Combate à Poluição: saiba onde descartar lixo eletrônico


Nesta sexta-feira (14), é comemorado o Dia de Combate à Poluição. A data serve para alertar sobre o problema ambiental e levanta o debate sobre as medidas para conter a degradação do planeta. E para regulamentar o descarte correto de lixo, existe a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei nº 12.305/2010. 

O descarte não especializado de equipamentos eletroeletrônicos, por exemplo, tem por consequência a liberação de substâncias tóxicas lançadas diretamente no solo e em águas superficiais e subterrâneas.

Em Pernambuco, a REECicle, empresa de gerenciamento e recebe todo esse material. E, nesse momento de pandemia criou o Drive-Thru. Nem é preciso descer do carro para entregar o material.

“Recolhemos os eletroeletrônicos de pessoas físicas e jurídicas e fazemos remanufatura reversa com esses materiais. Para cada cinco computadores restaurados, doamos um em condições plenas de uso para algum projeto de impacto social”, explica o CEO da REECicle, Sávio França.

Ele cita que atualmente bilhões estão sendo jogados nos lixões. “O momento é alterar a rota dos resíduos no Brasil. A reciclagem de eletros pode gerar 192 mil novos empregos.

Na empresa, o lixo eletrônico não é apenas desmontado e materiais separados para a reutilização. Ampliamos a visão, recuperamos o produto para que volte para o mercado”, conta.

A REECICLE emprega de forma direta 11 famílias e nove de forma indireta. Em 10 anos de atividades, seis mil computadores foram doados e 16 mil pessoas qualificadas de forma gratuitas.

A empresa fica localizada na Avenida da Recuperação, 318, no bairro de Apipucos. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No local são recebidos eletrônicos das seguintes linhas:

Linha branca: Grandes eletrodomésticos. Exemplo: Fogão, máquinas de lavar, microondas, dentre outros;

Linha azul: Pequenos eletrodomésticos e ferramentas elétricas. Exemplo: Parafusadeira, furadeira, liquidificador, ferro de passar, batedeira, dentre outros;

Linha verde: Equipamentos de informática e telefonia. Exemplo: Computador, servidor, notebook, impressora, telefones, celulares, placas e componentes destes equipamentos, dentre outros;

Linha cinza: Equipamentos de áudio e vídeo. Exemplo: Som, TV, vídeo game, home theater.

Fonte: Diário de Pernambuco


quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Secretário Estadual de Saúde diz que volta às aulas presenciais é o grande desafio do momento

 Para o secretário André Longo, a pandemia está longe de acabar - Foto: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Nesta quarta-feira (12), Pernambuco completa cinco meses desde o primeiro caso da covid-19. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de 107 mil pernambucanos já se infectaram e 7.049 pessoas perderam a vida em decorrência do novo coronavírus. Segundo o secretário Estadual de Saúde, André Longo, o grande desafio atualmente do estado é a retomada das aulas presenciais.  

“É o grande desafio do momento. Nós precisamos tomar todos os cuidados necessários. Estamos em articulação com a Secretaria de Educação e Esportes, fizemos um protocolo bastante seguro para o retorno das atividades, mas nós precisamos encontrar o melhor momento do cenário epidemiológico que possa garantir segurança desde que a gente tenha essa segurança é possível voltar. Nós estamos avaliando isso semanalmente para colocar isso par a sociedade pernambucana”, destacou.

O Governo de Pernambuco tem sido pressionado pelas escolas privadas, que garantem estarem preparadas, a retomar as aulas presenciais.

Pandemia no estado 

Para o secretário André Longo, a pandemia está longe de acabar e muitos desafios vêm pela frente. “A situação ainda é preocupante. Nós estamos vivenciando a pior crise sanitária em um século. Em Pernambuco, a doença chegou muito forte (...) Salvamos milhares de vidas, mas ainda há circulação viral e é preciso se preocupar com a evolução da doença”, comentou.  

André Longo comenta a possibilidade de uma segunda onda da doença e pede que a população respeite as medidas de segurança para evitar infecções pelo novo coronavírus e, consequentemente, um endurecimento nas medidas de isolamento. “Tudo vai depender dos números, da adesão da população aos nossos planos de convivência, a retomada das atividades. [A população] Será muito importante para evitar que a gente tenha uma segunda onda, aderindo a todas as medidas sanitárias nós continuaremos a manter um quadro de estabilidade e queda dos números que é o cenário atual de Pernambuco”, concluiu.

Fonte: Rádio Jornal

Cães estão sendo treinados para identificar pacientes com a covid-19

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Escola Nacional Veterinária de Alfort, na França, desenvolveram um estudo sobre a utilização de cães para detectar pessoas infectadas pela covid-19. A fase 1 da pesquisa já está sendo finalizada. Depois, o estudo terá mais duas fases para comprovar a eficácia do método.

O professor Anísio Soares, coordenador da pesquisa em Pernambuco, explica que a utilização dos cães se dá pelo seu faro aguçado. “Sabidamente, os cães têm esse faro aguçado. Tanto é que não é novidade a gente encontrar cães farejadores sendo utilizados para encontrar a presença de entorpecentes, drogas, de pólvora, encontrar pessoas também em alguns acidentes e [identificar] algumas doenças, como câncer, principalmente câncer de próstata”, contou.

Não há restrição quanto à raça do animal e, segundo o professor Anísio Soares, os cães utilizados no estudo são da unidade K9 em São Paulo, que já tem experiência no treinamento dos bichos para atuação nas polícias, por exemplo.

O diálogo inicial da pesquisa aconteceu em abril e, com a ajuda da Prefeitura de Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado, foi possível iniciar a coleta do material para ser utilizado no treinamento dos cães.

“A gente precisava de amostras de pessoas positivas e negativas. Fomos atrás de parceiros. Conseguimos, através da Secretaria Municipal de Saúde de Paudalho (...) quando as pessoas ligavam ou procuravam o posto de saúde relatando a síndrome gripal, eles convidavam as pessoas, apresentavam o projeto e a orientação era que quando a pessoa aceita [participar do projeto], 24 horas antes [dela fazer o exame] ela não tomasse banho, não usasse perfume e, no dia seguinte, a equipe de saúde chegava lá para fazer a coleta de swab, o normal do cotonete para a reação do PCR”, detalhou o professor.

Além disso, também era feita uma outra etapa para coleta de material. “Paralelo a isso, a pessoa coloca um chumaço de algodão na axila, durante 20 minutos. Após 20 minutos, esse algodão é colocado em potes de vidro. Um fica aqui na universidade e outro a gente manda para São Paulo, para o centro de treinamento de cães e o instrutor faz o treinamento com os cães”, completou.

Fase 2 da pesquisa

A fase 2 da pesquisa deve ser iniciada entre o final de agosto e início de setembro. Nessa etapa, os cães serão trazidos para Paudalho, município parceiro da pesquisa, e serão colocados em contato com os pacientes. Lá, quando os casos suspeitos forem fazer a coleta do exame, os pacientes serão colocados numa sala onde o cão será levado para o sentir o odor. “A gente quer comprovar que o cão é capaz de identificar não somente o odor da covid no algodão, mas sentir diretamente na pessoa. Essa fase 2 é muito importante e vai definir os cães que passam nessa fase (...) Se ele passar dessa fase, ele vai estar pronto para sair de um ambiente hospitalar, de um grupo mais reservado para aquela fase que é o nosso objetivo maior da pesquisa, pode ser [usado] num estágio de futebol, num aeroporto”, detalhou.

Fonte: Rádio Jornal

Alunos da rede pública de Pernambuco já podem baixar aplicativo para aulas online e internet gratuita

Os alunos da rede pública já podem baixar nesta quarta-feira (12), o aplicativo Conecta Aí para assistir as aulas online com o acesso gratuito à internet. Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Educação do Estado, a previsão é que os estudantes tenham o acesso gratuito hoje. Isso, se as empresas de telefonia ainda concluírem o cadastro.

Ao todo, de acordo com o governo, cerca de 500 mil alunos de escolas públicas estaduais vão ser beneficiados, assim como os professores que terão transmissões das aulas pela internet, além de 30 mil professores da educação básica e cinco mil estudantes de baixa renda da Universidade de Pernambuco (UPE). 

Como acessar o aplicativo?

Para acessar o aplicativo, será necessário utilizar os e-mails educacionais, criados pela Secretaria de Educação e Esportes e enviados aos estudantes e professores da rede. Em seguida, todos deverão informar se estão vinculados à Secretaria de Educação e Esportes ou à UPE. Na tela seguinte, a pessoa precisa identificar se é estudante ou professor para acesso aos conteúdos.

Programa

O programa que foi anunciado no dia 5 de agosto, deveria ter começado a funcionar nessa terça-feira (11) e ainda hoje tem problemas. Com o aplicativo, os estudantes e professores também terão auxílio para os projetos que estão sendo desenvolvidos pelas escolas de aulas não presenciais e outras atividades complementares.


Aulas presenciais suspensas

As aulas presenciais em todo o Estado estão suspensas desde o dia 18 de março devido ao isolamento social como forma de prevenção e propagação do novo Coronavírus. 


Expectativa

A expectativa é que até o final dessa semana sejam anunciados o protocolo e a data de retorno das escolas tanto públicas quanto privadas.


Protocolo

O protocolo do Governo de Pernambuco para o setor de Educação contempla regras como o uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários e distanciamento mínimo de 1,5 metro dos estudantes em sala de aula são algumas das regras. Também a suspensão de esportes coletivos e de eventos presenciais. 


Confira abaixo as determinações do Governo de Pernambuco para o setor da Educação:


Distanciamento social 

Manter pelo menos 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores em todos os ambientes do estabelecimento de ensino;

Estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes se necessário;

Promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.

Prevenção/proteção

Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade;

Disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso;

Higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos; desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de

equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.

Monitoramento e educação

Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores;

Orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa” (www.atendeemcasa.pe.gov.br). Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.

Afixar as medidas de prevenção por meio de Materiais visuais nos estabelecimento de ensino.

Fonte: TV Jornal