Agência Brasil
A Receita Federal inaugurou atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pelo Telegram, nessa segunda-feira (3).
Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.
Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.
Como acessar
Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal Receita Federal Oficial (sem espaço) interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.
Serviços
Estão disponíveis no novo canal serviços como:
Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
Segunda via de CPF;
Informação do número do CPF;
Consulta à situação cadastral; e
Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).
Fonte: TV Jornal
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