Foto: Gustavo Guerra/Secom Igarassu
Municípios do Grande Recife realizam, no sábado (25), um Dia D de vacinação contra a Covid-19. A campanha foi convocada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e tem como objetivo acelerar a aplicação de segundas doses dos imunizantes contra a doença causada pelo novo coronavírus.
Participam da iniciativa cidades como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Camaragibe, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá (veja detalhes por município mais abaixo).
Em pronunciamento por vídeo nesta sexta-feira (25), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), falou sobre a importância dessa campanha e disse que o estado tem cerca de 780 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada.
“Estamos com 65% da nossa população vacinada com a primeira dose, mas apenas 33% com a imunização completa. São cerca de 780 mil pernambucanos com a segunda dose atrasada e é fundamental que consigamos avançar nesse público”, disse, na gravação.
Em entrevista à TV Globo nesta sexta-feira (24), o secretário estadual de saúde, André Longo, explicou que o foco é a segunda dose do imunizante, mas a campanha acontece conforme a realidade vacinal de cada município (veja vídeo acima).
"O foco especial na vacinação de pessoas que estão com a segunda dose atrasada, mas cada município tem a sua estratégia e tem gente que está agendada para fazer primeira dose e dose de reforço também", declarou o secretário.
De acordo com Longo, não é possível adiantar as doses fora do prazo estabelecido para cada vacina. O intervalo entre as doses é de 28 dias para o imunizante da CoronaVac/Butantan, 60 dias para a vacina da Pfizer/BioNTech e 90 dias para dose da AstraZeneca/Fiocruz.
"O prazo tem que ser respeitado até para a gente garantir a vacina para aquelas pessoas que completaram o tempo. É mais importante vacinar as pessoas que completaram o prazo para a segunda dose", afirmou.
Longo explicou que o comitê técnico estadual pactuou que pessoas que receberam a primeira dose de AstraZeneca há mais de 90 dias podem receber a segunda imunização com a vacina da Pfizer, caso o município esteja com déficit do imunizante da Fiocruz. No dia 13 de setembro, 40 municípios do estado não tinham estoque de AstraZeneca para completar o esquema vacinal dos residentes.
"Lembrando que deve chegar mais AstraZeneca hoje [sexta, 24], chegou durante a semana, ainda deve chegar no final de semana… Então a orientação inicial é fazer a segunda dose com a própria AstraZeneca, mas, se faltar, pode sim e é importante que faça a completude com Pfizer", disse o secretário.
Igarassu
No município, a campanha do sábado (25) é voltada para aplicação da segunda dose da vacina e ocorre das 8h às 12h em dois polos: o Ginásio Jota Raposo, no Centro da cidade, e a Creche Tia Emocy, localizada em Cruz de Rebouças.
Igarassu adotou o prazo de 60 dias entre as vacinas do tipo AstraZeneca. No ato da vacinação, é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina com o registro da primeira dose. O município imuniza residentes a partir de 16 anos.
Confira os locais de vacinação:
Ginásio Jota Raposo, no Centro;
Creche Tia Emocy, no bairro de Cruz de Rebouças.
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário