Foto: Ivonildo Pedro/Secom
Em comemoração aos 486 anos de Igarassu (27) , a Igreja Católica celebra, nesta sexta-feira (17) às 19h, a entrega da primeira etapa da restauração da Matriz dos Santos Cosme e Damião, considerada a igreja mais antiga em funcionamento do país, com estilo maneirista - uma transição entre o medievo e o barroco. Serão entregues em solenidade, totalmente restaurados, o Altar Mor (principal) e o Presbitério. A prefeita da cidade professora Elcione Ramos (PTB) e o vice Amaury Henrique (PTB) devem prestigiar a solenidade de entrega pelo pároco de Igarassu, Padre Josivan Bezerra.
O contrato de restauro e recuperação de todo o monumento foi anunciado pela Prefeitura, em Ordem de Serviço (OS) durante os 484 anos da cidade. A obra geral está orçada em cerca de R$ 4 milhões e está sendo possível entre parceria da Prefeitura de Igarassu, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto de Desenvolvimento Humano - IDH (empresa de restauração) e a Arquidiocese de Olinda e Recife.
Estão sendo executados pelos profissionais, os serviços de restauração do retábulo (painéis de madeira decorados) e de quatro imagens de santos da capela-mor; dos altares laterais do Senhor Bom Jesus dos Passos e do Santíssimo Sacramento; da coberta do prédio; das esquadrias de madeira; das colunas de cantaria (pedra); e da pintura interna e externa. O Museu de Arte Sacra, para contar a história da igreja e da cidade, e o café funcionarão no primeiro pavimento da casa paroquial, com espaço cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário