A Secretaria Estadual de Saúde (SES)definiu que idosos acima de 65 anos, e que já receberam a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 há 4 meses, podem tomar a segunda dose de reforço (ou 4° dose) para aumentar a proteção contra o vírus.
A recomendação do novo público alvo para imunização foi apresentada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validada junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizado na manhã desta sexta-feira (25/03).
Segundo SES mais de 600 mil (654.654) pessoas já receberam a primeira imunização de reforço em Pernambuco, considerando a faixa etária acima dos 65 anos. A chamada 4° dose deve ser aplicada passados 4 meses do primeiro reforço.
“O avanço na faixa etária, neste momento, é importantíssimo, tendo em vista que a grande maioria da população idosa já contabiliza mais de quatro meses do recebimento da sua dose de reforço. Pernambuco possui taxa média de ocupação de leitos abaixo dos 40% e taxa de positividade para novos casos girando entre 5 e 6%. Mesmo com esses números, não podemos nos descuidar na proteção dos pernambucanos”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Os municípios pernambucanos já podem inserir em suas estratégias locais a vacinação deste público, que de acordo com recomendação técnica do Ministério da Saúde pode ser feita com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer/BioNTech.
No próximo dia quatro de abril, a SES vai iniciar a Campanha Nacional de vacinação contra Influenza 2022, e ressalta a importância da checagem da situação vacinal dos idosos, tanto para Covid-19 quanto para influenza. “Reforçamos aos gestores municipais sobre a importância da checagem da situação vacinal do idoso, contra a Covid-19 e contra a influenza, aproveitando a sua ida ao serviço de saúde e protegê-lo de forma simultânea”, explicou Ana Catarina de Melo, Superintendente de Imunização Estadual.
Foto: SEI
Fonte: Jornal do Grande Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário