O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para as universidades públicas e particulares. A chegada da prova, nos domingos (5.11 e 12.11), costuma mexer com o emocional das mais de 3,9 milhões de pessoas que estão inscritas.
O nervosismo e ansiedade de quem se preparou durante o ano para conquistar uma vaga na universidade é grande, por isso, a psicóloga do Colégio Salesiano Recife, Fátima Carvalho, dá dicas sobre como controlar a ansiedade durante este período.
Para Fátima, o momento é priorizar coisas que possam trazer tranquilidade para os estudantes. "É importante procurar preencher o seu tempo com atividades que lhe deem prazer e, com isso, ter tranquilidade para a prova”, orienta Fátima.
Procurar manter uma boa noite de sono, para descansar o corpo e a mente, também é uma excelente dica para o candidato. Assim, ele irá absorver melhor o que já foi estudado, garantindo mais foco e energia para a prova.
Para o dia anterior à prova, é fundamental conferir o local da prova e como chegar lá. “Assista a um filme ou a uma série de sua preferência, leia algo divertido ou passe algum tempo com amigos ou familiares”, sugere Fátima.
No dia da prova, o ideal é fazer uma boa alimentação, além de conferir toda a documentação necessária antes de sair de casa. Chegar com bastante antecedência ajuda a evitar estresse com o relógio.
Confira a documentação obrigatória para o Enem 2023:
• Documento de identificação válido (digital ou físico);
• Cartão de confirmação de inscrição;
• Caneta(s) esferográfica(s) de tinta preta, com tubo transparente;
• Declaração de comparecimento impressa, caso o candidato necessite de justificativa de presença no exame.
Fonte/Foto: Multicomunicação/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário