Na busca por um transporte público coletivo mais moderno e que atenda às necessidades de praticidade e conforto dos passageiros, a Visa e a Pagmob, empresa do Grupo Primova que desenvolve tecnologias de mobilidade urbana no Brasil, iniciaram uma parceria para permitir o uso dos cartões bancários (crédito, débito e pré-pagos) na integração temporal dos sistemas de ônibus, metrô e trens.
A proposta é que, sem a necessidade de utilização dos bilhetes únicos físicos, a jornada dos passageiros do transporte público coletivo brasileiro seja menos burocrática, mais rápida e confortável.
Para quem não sabe, a integração temporal é uma tecnologia utilizada em mais de 30 sistemas de transporte público do País - segundo levantamento da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) - em que o passageiro paga uma única tarifa e pode utilizar diferentes linhas e modais por um determinado período. O tempo e a quantidade de integrações variam de acordo com cada sistema de transporte.
O uso de cartões de crédito e débito para o pagamento das tarifas do transporte público já é conhecido e tem crescido em muitas cidades - 15,5% dos pagamentos das passagens já são feitos com eles, segundo perfil do setor feito pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Mas a possibilidade de usá-los na integração temporal é inédita no País.
A nova tecnologia é uma solução para complementar os tradicionais cartões de transporte. Assim, os passageiros podem optar por usar esses cartões ou cartões bancários. Também permite o uso dos cartões bancários cadastrados nos smartphones ou virtuais - que têm sido muito utilizados para evitar fraudes.
Para conferir a coluna completa acesse JC.COM.BR
(Imagens: ROBERTA SOARES/JC)
#ll #mobilidade #ônibus
Nenhum comentário:
Postar um comentário