De acordo com a vigilância em saúde, a circulação dos sorotipos em território nacional já vinha sendo percebida nos últimos meses, fazendo com que a chegada em Pernambuco fosse esperada.
Este foi um dos motivos para a antecipação do lançamento do Plano de Contingência das Arboviroses do Estado de Pernambuco para o ano de 2024, realizado no último dia 21 deste mês. “É importante salientar que, diferente do Chikungunya e do Zika, que só possuem um sorotipo e infectam as pessoas apenas uma vez, a dengue possui quatro sorotipos diferentes”, explica o diretor geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-PE, Eduardo Bezerra.
Entre as ações a serem adotadas para prevenção são não juntar entulhos que possam promover o acúmulo de água, limpeza de vasos, calhas e demais locais usados para o armazenamento de água, como caixas d’água, baldes, garrafas e vasos de plantas, além do uso de repelentes. Em caso de sintomas como febre e manchas na pele, além de dor nos olhos, conjuntivite, dor no corpo e nas articulações, dores de cabeça ou outra manifestação, é vital a busca por atendimento médico. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença ou um possível óbito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário