Diga NÃO ao desmatamento da MATA ATLÂNTICA em Aldeia.
É possível construir o Complexo Militar Escola de Sargentos de Armas do Exército em Aldeia sem desmatar uma única árvore. ⛔⛔⛔
Assine o ABAIXO-ASSINADO📄, o link está na Bio. @forumsocioambientaldealdeia.
São 150 hectares de densa Mata Atlântica que estão ameaçados de desmatamento em nosso estado. Isso equivale a uma área do tamanho de mais de 200 campos de futebol, com mais de 300 mil árvores em risco. Isso não é tudo. Esse desmatamento resultará na perda de 32 mil toneladas de estoque de carbono, liberando cerca de 120 mil toneladas de CO2 na atmosfera, além de 60 mil toneladas de biomassa.
O projeto do Complexo Militar é composto por uma Escola de Sargentos de Armas, um Batalhão de Comando e duas Vilas Militares onde serão construídos 29 blocos de 6 andares com 24 apartamentos cada.
Para "compensar" o desastre ambiental, o Exército promete o replantio de meio milhão de mudas nativas da Mata Atlântica. Anuncia gastar R$ 18,5 milhões para replantar o que ele defende destruir deliberadamente da Floresta Atlântica 😵😡
E o mais alarmante é que isso ocorrerá dentro de uma Área de Proteção Ambiental. Este local abriga a sub-bacia do Rio Catucá, com centenas de nascentes e de mananciais, sendo essenciais para o abastecimento do Sistema Botafogo, que atende cerca de 1 milhão de habitantes na Região Metropolitana do Recife! Os impactos sobre a hidrografia e o regime de chuvas serão inevitáveis, podendo resultar em escassez ainda maior de água no futuro!
Esta não é uma petição contra a Escola de Sargentos, mas sim contra o desmatamento na APA Aldeia Beberibe.
Existem alternativas locacionais, sem desmatamento, sugeridas pelo Fórum Socioambiental de Aldeia. Uma delas está dentro da área do próprio Exército, em Aldeia, onde já há 196 hectares planos e desmatados que poderiam acomodar, com folga, todos os equipamentos do Complexo.
Se o Governo de Pernambuco e o Exército não reconsiderarem o local da construção, testemunharemos o MAIOR DESMATAMENTO de Mata Atlântica do Século 21 em Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário