O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação do Estado (SEE-PE), encaminhou ao Conselho Estadual de Educação o pedido de resolução para que o ensino da história de Pernambuco passe a ser disciplina obrigatória na grade curricular das escolas públicas e privadas.
Berço de movimentos revolucionários na formação do país, de manifestações culturais singulares e de lutas por liberdade, a história de Pernambuco é, muitas vezes, pouco explorada nos livros didáticos tradicionais.
Dentro da matriz curricular do Ensino Fundamental, a proposta é que, a partir de 2026, a disciplina passe a contar com três aulas semanais — em vez das atuais duas — aumentando a carga horária de 25 horas/aula para 30 horas/aula e viabilizar a inclusão da História de Pernambuco no cronograma das escolas regulares.
No caso do Ensino Médio, que também já passou por uma ampliação na carga horária na área de Ciências Humanas, com a reforma do Novo Ensino Médio, a proposta é de que a disciplina História de Pernambuco seja ofertada como componente eletivo em 2026.
A previsão da SEE é que em setembro, os professores da rede estadual e municipal de ensino passem por uma formação com foco nessa temática, que já vem sendo abordada nas escolas públicas, mas inda de forma não obrigatória.
Além disso, está em produção um material didático específico, que servirá como apoio pedagógico nas aulas de História a partir do próximo ano.
Confira a reportagem completa em JC.COM.BR
(Imagem: Banco de Imagem/ Pexels)
#ll #educação #pernambuco #copadonordeste #sbtnordeste
#digital