IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sábado, 5 de julho de 2025

Ensaio da História de Pernambuco nas escolas

 


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação do Estado (SEE-PE), encaminhou ao Conselho Estadual de Educação o pedido de resolução para que o ensino da história de Pernambuco passe a ser disciplina obrigatória na grade curricular das escolas públicas e privadas.


Berço de movimentos revolucionários na formação do país, de manifestações culturais singulares e de lutas por liberdade, a história de Pernambuco é, muitas vezes, pouco explorada nos livros didáticos tradicionais.


Dentro da matriz curricular do Ensino Fundamental, a proposta é que, a partir de 2026, a disciplina passe a contar com três aulas semanais — em vez das atuais duas — aumentando a carga horária de 25 horas/aula para 30 horas/aula e viabilizar a inclusão da História de Pernambuco no cronograma das escolas regulares. 


No caso do Ensino Médio, que também já passou por uma ampliação na carga horária na área de Ciências Humanas, com a reforma do Novo Ensino Médio, a proposta é de que a disciplina História de Pernambuco seja ofertada como componente eletivo em 2026.


A previsão da SEE é que em setembro, os professores da rede estadual e municipal de ensino passem por uma formação com foco nessa temática, que já vem sendo abordada nas escolas públicas, mas inda de forma não obrigatória.


Além disso, está em produção um material didático específico, que servirá como apoio pedagógico nas aulas de História a partir do próximo ano.


Confira a reportagem completa em JC.COM.BR


(Imagem: Banco de Imagem/ Pexels)


#ll #educação #pernambuco #copadonordeste #sbtnordeste

#digital

sexta-feira, 4 de julho de 2025

FEIRA AGROECOLÓGICA COMUNITÁRIA EM IGARASSU

 


Neste sábado, 5 de Julho, venha participar de mais uma edição quinzenal da FAC no Campo de Amaury! Desfrute de uma grande diversidade de produtos frescos e saudáveis, além de um café da manhã delicioso. 🥗 


✅ Garanta já seu número da rifa (001 a 100) e participe do sorteio quinzenal da Cesta Agroecológica por apenas R$2. Todo o recurso será destinado ao fundo colaborativo da Rede Aqui No Campo, fortalecendo tanto o projeto como o coletivo. 🦀


♻️ Recicle seu óleo de fritura conosco! Realize o descarte correto trazendo-o para a Feira e nos ajude a salvar o planeta. 🌎


💞 Traga sua família e amigos! E não esqueça de levar uma EcoBag para carregar as suas compras. 🛍️


☎️ (81) 99600-1842

📸 @feiragroecomunitaria


#FeiraAgroecológica #Agroecologia #ComidaDeVerdade #Sustentabilidade #Comunidade #TrabalhoColetivo

Moradores de Igarassu pedem reforço na coleta de lixo

 


Moradores da Rua João Alves Berenguer, localizada no bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu, pedem aos órgãos competentes, melhorias urgentes na coleta de lixo. A via possue pontos com acúmulo de lixo. O registro foi feito ontem à tarde, dia 2.


Recentemente, a cidade, que está em situação de emergência, enfrentou vários pontos de alagamentos devido às chuvas, ultrapassando os 100mm. Bairros como Agamenon Magalhães, um dos mais populosos, ficou completamente ilhado.


Foto: Divulgação 

#jornaldogranderecife 

#igarassupe 

#lixo 

#cruzderebouças

quinta-feira, 3 de julho de 2025

PRODUTOS AGROECOLOGICOS PRODUZIDOS EM IGARASSU SÃO DESTAQUES NO MERCADO PERNAMBUCANO.

 


Pães artesanais sem glúten e conservantes, geléias de fruta deliciosas, pizzas naturais de vários sabores, carnes vegetais, focaccias e muito, muito mais.  

Uma grande variedade de produtos naturais que podem deixar seu dia a dia ainda mais saudável e saboroso.


Esses produtos estão sendo produzidos no Sitio Sete Estrela, tel. (81) 97322-2954, e-mail: sitioseteestrelas@hotmail.com

terça-feira, 1 de julho de 2025

Abrigo de animais é atingido por enchentes em Igarassu; um cachorro morreu

 


Um abrigo de animais localizado em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi atingido pelo transbordamento do Rio São Domingos, que corta o município, no sábado (28). O local está arrecadando doações para se reestruturar. 

Um cãozinho morreu na enchente e outro está desaparecido. O local ainda está contabilizando os animais para identificar se há mais desaparecidos. 

Toda a área do Abrigo Mãos e Patas (AMEP) foi atingida e ao menos seis canis, ração, medicamentos e materiais de limpeza foram destruídos e carregados pela força da água. 

Administrado pelo Projeto Mãos e Patas(@projetomaosepatas), uma ONG que atua reabilitando animais para adoção, o abrigo AMEP cuida de mais de 150 animais dispostos em uma área ampla que possibilita seus cuidados. 

Mantido através de doações, um dos grandes problemas do abrigo é a proximidade com o Rio São Domingos, que transbordou no último sábado (28). 

No abrigo, os animais precisaram ser resgatados pela força e coragem dos colaboradores e amantes dos animais. 

Durante a enchente, a equipe que trabalha no abrigo foi flagrada colocando a vida em risco para resgatar os animais em meio à água que tomou o local. 

Para que o lugar fique restaurado, o projeto pede doações, principalmente para recuperar a estrutura física que foi destruída pela enchente. Voluntários que possam atuar com sua força física são bem-vindos. 

As doações podem ser realizadas através do Pix, que é o CNPJ da ONG: 22.055.400/0001-37. Além disso, também é possível entrar em contato com o abrigo pelas redes sociais. 

Fonte: Folha de Pernambuco.