Os passageiros que utilizam os ônibus na Região Metropolitana do Recife terão que preparar o bolso a partir do próximo dia 5 de fevereiro. É que a passagem do anel A passará a custar R$ 3,75 enquanto que o anel B terá o preço reajustado para R$ 5,10. No entanto, a novidade é que o Consórcio Grande Recife irá implementar uma tarifa mais baratas em horários especiais fora do horário de pico.
Dentro do “horário social” de fora-pico (9h às 11h pela manhã e 13h30 às 15h30 na parte da tarde), o valor da passagem passa dos atuais R$ 3,45 para R$ 3,35 no anel A, e de R$ 4,70 para 4,60 no Anel B.
De acordo com Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (GRCTM), nos últimos dias, foram realizados estudos que buscam assegurar uma proposta que mantenha a sustentabilidade do sistema e proporcione uma melhor oferta de serviços ao usuário, no atual cenário de pandemia, que vem afetando os sistemas de transportes em todo o Brasil. A atual tarifa do anel A do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) reflete data-base de novembro/2018 e teve início de vigência em 01/03/2019, sendo atualmente a menor entre as capitais do Brasil.
"Desde o início da pandemia, o STPP vem sofrendo com a redução sistemática de demanda, que atualmente representa 60% da que existia em março/2020. A partir dos esforços do Governo do Estado, a oferta de serviços vem sendo mantida sempre proporcionalmente maior, pelo menos 10% a mais que a demanda", diz nota oficial do Consórcio.
Manutenção
Com a revisão tarifária, será viabilizada uma ampliação dessa oferta em mais 155 veículos, acobertada pela nova tarifa. Além disso, com a manutenção dos esforços fiscais do Governo do Estado através de políticas de subsídios, esse aumento de oferta será superior a 200 veículos nos próximos meses.
O Consórcio ainda afirma, na nota enviada à imprensa, que “Mesmo que a revisão seja aprovada, a Região Metropolitana do Recife continuará a ter uma das passagens mais baratas do país, em comparação a outras capitais. Recife ficaria na 5ª posição, mesmo considerando o valor da hora de pico. Vale destacar que nenhuma das quatro cidades com tarifas mais módicas iniciou o processo de discussão tarifária em 2021”.
O comunicado ressalta, aliás, que “mesmo com todo o quadro de dificuldades econômicas e fiscais, o Governo tem feito um grande esforço para manter subsídios, como o do diesel, passe livre estudantil, transporte complementar e na gestão do próprio STPP, para evitar que a passagem alcance valores mais altos, como acontece em outros estados. Além disso, está intensificando as ações de melhoria da estrutura que serve ao transporte, com intervenções nos terminais e estações e de segurança para a população”.
Ainda segundo o GRCTM, os esforços feitos ao longo de 2020 representaram gastos superiores a R$ 300 milhões, entre isenções, subsídios e investimentos em estações e terminais.
Fonte: Folha de Pernambuco
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