IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quarta-feira, 21 de julho de 2021

IGARASSU: Projeto fornece orientação jurídica aos catadores de materiais recicláveis


 Cerca de 150 catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana foram beneficiados por um projeto da Rede de Favelas de Pernambuco (Re.Favela), através do programa Ecograna, que tem o objetivo de gerar renda aos trabalhadores da área e oferecer orientações jurídicas e de segurança do trabalho. A iniciativa atua em Igarassu e no Recife. Os catadores que quiserem orientações, podem entrar em contato pelo telefone (81) 9.8357.5994 ou pelas mídias sociais (@eco_grana).

“Além da proteção do meio ambiente, nosso trabalho também é social. Consiste em formalizar esses trabalhadores, trazer dignidade e gerar renda diante da crise econômica que enfrentamos em virtude da pandemia” explica a gestora ambiental, Risolane Oliveira.

De acordo com a Rede de Favelas, os resíduos são destinados às cooperativas de catadores localizadas nas periferias do entorno de onde foram coletados, formando assim uma rede de apoio e faturamento.

“Nosso trabalho ajuda reduzindo a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, isso porque, infelizmente, metas ambiciosas como o fim dos lixões até 2014, já foram descumpridas no país. A nova meta do PNRS é reduzir para zero o número de lixões em todo o Brasil até 2024”, completa a gestora.

O sistema funciona através de uma plataforma de coleta de resíduos sólidos que propõe a implantação da coleta seletiva em órgãos públicos, empresas privadas e outros setores da sociedade civil, e também fornece aos trabalhadores equipamentos de Proteção Individual (EPI), orientações jurídicas e de segurança do trabalho.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário