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sexta-feira, 23 de julho de 2021

O que é a chave PIX? É seguro fazer transações? Sistema teve regras atualizadas; confira

 A chave Pix previamente cadastrada pode ser CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória - Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O Banco Central anunciou mudanças no PIX nesta quinta-feira (22). A medida vem na esteira do prazo para que as instituições participantes do Open Banking implementem os requisitos técnicos e os procedimentos operacionais para o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix, o que deverá ocorrer até o dia 30 de agosto deste ano.

A reportagem da TV Jornal aproveitou a novidade para sanar algumas dúvidas gerais que a população ainda tem em relação ao sistema. Muitos se questionam o que é a 'chave PIX' e se realmente é seguro fazer uma transação pelo pagamento instantâneo brasileiro. Confira as respostas abaixo, respondidas pela Caixa Econômica Federal.

O que é a chave PIX? 

A chave Pix é um código que torna o processo de enviar e receber dinheiro muito mais fácil. Para enviar ou receber dinheiro, não será mais necessário informar todos os dados da conta. Basta informar a chave Pix cadastrada! A chave Pix pode ser seu CPF, telefone celular, e-mail, chave aleatória ou um QR Code (parecido com um código de barras). A chave aleatória é gerada automaticamente pela CAIXA, seguindo as regras do Banco Central.Importante: a chave aleatória é única e determinada exclusivamente pelo Banco Central, composta por 32 caracteres com letras e símbolos, não sendo possível realizar qualquer tipo de alteração.

Como cadastrar a chave?

Você pode cadastrar uma chave Pix nos aplicativos CAIXA e CAIXA Tem, no Internet Banking ou Gerenciador CAIXA, no caixa eletrônico ou na Central de Atendimento pelos números 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-104-0104 (demais regiões). A chave Pix também pode ser cadastrada em qualquer agência.

É seguro enviar um PIX?

Sim, fique tranquilo! O Pix é tão seguro como fazer um TED ou DOC. As transações Pix são criptografas e possuem camada de segurança nos dados de autenticação. Além disso, as informações pessoais dos clientes também estão protegidas pela Lei do Sigilo Bancário e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Fiz um Pix porém não foi finalizado e está com status “Em processamento”. E agora?

Se a transação Pix realizada está com o status “Em processamento” mesmo após transcorrido o período de 24 horas, consulte seu extrato da conta para verificar se houve o débito. Caso tenha ocorrido o débito do valor referente ao Pix enviado, a transação Pix foi concluída normalmente. Se o valor não foi debitado, a transação não foi e não será concluída, e você poderá enviar novamente o Pix sem qualquer custo.

Fonte: TV Jornal

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