IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Pesquisa Ipec com eleitores de PE aponta: Lula tem 60% e Bolsonaro, 22% no estado

 

O ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro — Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Clauber Cleber Caetano/Presidência da República

Pesquisa Ipec divulgada nesta terça-feira (30) revela os índices de intenção de voto para o cargo de presidente entre os eleitores de Pernambuco. O ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa no estado, com 60%, contra 22% do presidente Jair Bolsonaro (PL).


Os índices são semelhantes aos registrados na pesquisa Ipec divulgada no dia 15 de agosto, quando o ex-presidente teve 63%, uma diferença dentro da margem de erro, e o atual presidente, os mesmos 22%.


A pesquisa contratada pela Globo ouviu 1.200 eleitores entre os dias 27 e 29 de agosto em 51 cidades pernambucanas. Margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.


A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PE-09127/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08477/2022.


Resposta estimulada e única:

Lula (PT): 60% (63% na pesquisa anterior, em 15 de agosto)

Jair Bolsonaro (PL): 22% (22% na pesquisa anterior)

Ciro Gomes (PDT): 8% (4% na pesquisa anterior)

Simone Tebet (MDB): 1% (1% na pesquisa anterior)

Roberto Jefferson (PTB): 1% (não participou do levantamento anterior*)

Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)

Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)

Pablo Marçal (PROS): 0% (0% na pesquisa anterior)

Felipe d'Avila (Novo): 0% (0% na pesquisa anterior)

Constituinte Eymael (Democracia Cristã): 0% (0% na pesquisa anterior)

Léo Péricles (Unidade Popular): 0% (0% na pesquisa anterior)

Soraya Thronicke (União Brasil): 0% (0% na pesquisa anterior)

Branco/nulo: 4% (6% na pesquisa anterior)

Não sabem/Não responderam: 3% (3% na pesquisa anterior)

* O nome do candidato Roberto Jefferson (PTB) constou pela primeira vez na pesquisa.


Fonte: G1 PE

Pesquisa Ipec em Pernambuco para o Senado: Teresa, 15%, André, 13%, Guilherme, 10%, Gilson, 7%

 


Pesquisa do Ipec divulgada nesta terça-feira (30) pela Globo revela os índices de intenção de voto para o cargo de senador por Pernambuco. A candidata do PT, Teresa Leitão, assumiu a liderança da disputa, com 15% das intenções de voto, seguida pelo candidato do PSD, André de Paula, com 13%.


Os dois candidatos inverteram de posição com oscilações dentro da margem de erro, no comparativo com 15 de agosto, data do levantamento anterior do Ipec para o cargo de senador por Pernambuco.


Guilherme Coelho (PSDB) subiu um ponto percentual e atingiu 10% das intenções; e Gilson Machado (PL) manteve os mesmos 7%. Carlos Andrade Lima (União Brasil) e Roberta Rita (PCO) estão empatados com 4%, cada, após aumento de um ponto percentual.


Esteves Jacinto (PRTB), Dayse Medeiros (PSTU) e Eugênia Lima (PSOL) mantiveram os mesmos percentuais da pesquisa anterior: respectivamente, 3%, 2% e 1%.


Resposta estimulada e única:


Teresa Leitão (PT): 15% (12% na pesquisa anterior, em 15 de agosto)

André de Paula (PSD): 13% (14% na pesquisa anterior)

Guilherme Coelho (PSDB): 10% (9% na pesquisa anterior)

Gilson Machado (PL): 7% (7% na pesquisa anterior)

Carlos Andrade Lima (União Brasil): 4% (3% na pesquisa anterior)

Roberta Rita (PCO): 4% (3% na pesquisa anterior)

Esteves Jacinto (PRTB): 3% (3% na pesquisa anterior)

Dayse Medeiros (PSTU): 2% (2% na pesquisa anterior)

Eugênia Lima (PSOL): 1% (1% na pesquisa anterior)

Teio Ramos (PMB): * (1% na pesquisa anterior)

Brancos e nulos: 23% (27% na pesquisa anterior)

Não souberam: 18% (19% na pesquisa anterior)

* O candidato Teio Ramos (PMB) não aparece nesta pesquisa, pois a candidatura dele foi retirada pelo Partido da Mulher Brasileira.


A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 27 e 29 de agosto em 51 cidades pernambucanas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08477/2022.

Fonte: G1 PE

ELEIÇÕES 2022: Pesquisa do IPEC para Governador de Pernambuco

 


Pesquisa do Ipec para governador de Pernambuco, encomendada pela TV Globo Nordeste e divulgada ontem (30) mostra que a candidata Marília Arraes  (Solidariedade) continua na liderança com 33%, mais do que o dobro da segunda colocada Raquel Lyra (PSDB), que aparece com 12%. A briga pelo segundo lugar,  aliás,  segue empatada tecnicamente,  pois Anderson Ferreira (PL) possui 11%, Miguel Coelho (União Brasil) tem 9% e Danilo Cabral (PSB) está com 8%. 

Marília vem mantendo a dianteira desde a pré-campanha e dificilmente deixará de estar no segundo turno, caso isso ocorra. Quanto ao candidato que disputará com ela não é possível se fazer um prognóstico,  tal o equilíbrio da disputa. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de agosto e ouviu 1.200 pessoas de 51 cidades de Pernambuco. 

Fonte: Jornal do Grande Recife

Festa dos 487 anos de Igarassu



 Setembro  é recheado de comemorações para a cidade de Igarassu. São comemorados os 487 anos de sua fundação e a festa dos padroeiros, os santos Cosme e Damião (27). Para celebrar da melhor forma, a prefeita Professora Elcione Ramos, realiza um mês inteiro de atividades de desenvolvimento para o município e os shows que já fazem parte do calendário profano com várias atrações artísticas e culturais . 


Depois de dois anos sem eventos,  por conta da pandemia da Covid-19, a cidade anuncia o retorno dos desfiles cívicos ( três) e vários shows nas ruas , contemplando artistas locais  e nacionais. Serão 30 dias de eventos, a cidade festeja e quem ganha o presente é a população e o visitante. A abertura acontece nesta quinta-feira (01) com a prefeita anunciando a programação completa no Sítio Histórico com a banda Limão com Mel a partir das 22h30, serão espalhados pelo município os polos Cultural, Seresta, Multicultural, contemplando  também os palcos na praia de Mangue Seco e no distrito de Três Ladeiras.

Fonte: Jornal do Grande Recife 

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Reflorestart realiza plantio de árvores nativas

 


Aconteceu nesta terça-feira (30) a 10° edição do Reflorestart,  projeto de recuperação da Mata ciliar da empresa São José Agroindustrial, em parceria com empresas privadas e escolas municipais de Igarassu, Itapissuma e Araçoiaba. 

Fonte: Jornal do Grande Recife

Urnas eletrônicas garantem eleições limpas há mais de 20 anos

 

                                 Foto: JORGE GONTIJO/EM/D.A PRESS - 27/6/96

Implantadas no Brasil na segunda metade da década de 1990, as urnas eletrônicas têm sido alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro e de parte de seus apoiadores nos últimos anos. No encerramento da série de reportagens sobre o voto em papel, o Estado de Minas discute o cenário em que os ataques ao atual sistema eleitoral se proliferaram.


Para Carlos Ranulfo, professor titular apo- sentado do Departamento de Ciência Política da UFMG e membro do Observatório das Eleições, a falta de provas sobre possíveis fraudes na urna eletrônica torna a discussão sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro um tema infrutífero.


“Só teria sentido você mudar o sistema se houvesse uma evidência de que ele tem problema. Não havendo evidência, não existe razão para discussão. Porque não há nenhuma evidência de fraude. Essa é a famosa discussão sobre o sexo dos anjos. É uma coisa que um setor bem reacionário da política brasileira colocou na pauta e isso aí fica rendendo”, aponta Ranulfo.


Para o doutor em Ciência Política, a incer- teza sobre as urnas, partida em grande parte por questionamentos feitos pelo presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), encontra eco em parte da população por uma característica de desconfiança arraigada nos brasileiros.


“O brasileiro tem uma desconfiança sistemática das instituições. Ainda mais se são instituições políticas. Então, quase que por natureza, quando se pergunta ‘você confia em tal instituição?’, é quase que automático que a resposta seja ‘não’, mesmo que não se saiba explicar. Então, a instituição do voto acaba entrando nessa maré, nessa desconfiança meio atávica que uma parte do eleitorado brasileiro tem. Desconfia-se de qualquer coisa, principalmente quando se refere à política. Mas é importante também dizer que a desconfiança cresce porque existe uma forte propaganda por parte do governo e do meio bolsonarista. Também com uma forte intencionalidade. A intenção é a seguinte: tumultuar a eleição, descredenciar a eleição. Simplesmente isso”, avalia.

 

Como apresentado nesta série de reportagens, cerca de um terço do atual eleitorado brasileiro, mais de 50 milhões de pessoas, só participou de eleições integralmente realizadas em urnas eletrônicas. O número cresce para 54% dos eleitores quando se avalia quem votou a partir de 1996, quando aconteceu a primeira experiência com o equipamento no Brasil, em cidades com mais de 200 mil votantes.


Para Ranulfo, essa distância histórica também ajuda a explicar o sucesso de pautas que sugerem um retorno às técnicas usadas há quase 30 anos. “Boa parte das pessoas hoje não conhece o que era o voto impresso, né? Então, acha que o mundo começou no voto eletrônico, e não sabe como era complicado. É que nem esquecer o que foi a ditadura militar.”


Auditoria


Propostas recentes incluem o retorno do papel como forma de auditoria das eleições. A Proposta de Emenda à Constituição 135/19, conhecida como PEC do Voto Impresso, rejeitada pela Câmara dos Deputados no ano passado, previa que as urnas eletrônicas imprimissem um comprovante do voto, que seria depositado em uma urna. Caso algum candidato suspeitasse do resultado das eleições, seria possível fazer a contagem dos papéis.


Para Edson Resende de Castro, membro auxiliar da Procuradoria-Geral Eleitoral e coordenador eleitoral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a medida é um retrocesso aos problemas causados pela contagem manual de votos.


“Imagine que teve a votação eletrônica e o resultado foi X. Um partido não se conforma e quer conferir. Quando vai conferir, a gente tem a volta ao passado, que é jogar aqueles votos todos em cima da mesa e sair contando um por um, naquela mesma problemática. Seria trazer do passado esse cenário e colocar de volta, com toda aquela possibilidade de erros e de fraudes. Alguém vai dizer ‘é uma forma de conferir’, mas nós criaríamos uma forma de conferir que já se mostrou ineficiente, problemática, fraudulenta, sujeita a erros. Outra questão seria: qual contagem vai prevalecer? A primeira, eletrônica, ou a segunda, manual?”, questiona o promotor.


Quem trabalhou na coordenação das eleições manuais e nas eletrônicas também tem dificuldade em entender as propostas que pedem o retorno do papel aos pleitos brasileiros. As servidoras aposentadas do TRE-MG e ex-chefes de cartório eleitoral Raquel Lott e Adriana Fulgêncio contam, com bom humor, como reagem quando o tema vem à tona.


“O que eu falo para a pessoa é que, na hora em que tiver que ligar para alguém em 2022, você procure uma fichinha, ache um orelhão, vai lá e liga. É isso. Não tem cabimento voltar para a votação manual, não tem cabimento”, afirma Raquel Lott. “Eu fico brava quando alguém fala contra a urna, mas eu fico muito brava mesmo. É como se falassem de um filho meu”, complementa Adriana Fulgêncio.


NOVO MODELO DE EQUIPAMENTO


Um novo modelo de urna eletrônica será inaugurado nas eleições de 2022. De acordo com o TSE, o novo equipamento tem um processador 18 vezes mais rápido do que o modelo anterior e o teclado terá uma tecnologia que acusa possíveis erros de mau contato ou curto-circuito. Além disso, foram implantadas tecnologias para a acessibilidade, como a possibilidade de cadastro de um nome fonético e a apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna.


O TSE ressalta que as urnas permanecem sem qualquer dispositivo que permita acesso à internet ou bluetooth e o código-fonte segue sendo disponibilizado e inspecionado por entidades públicas, universidades, partidos e pela sociedade em geral.


Desde que foram criadas, em 1996, a Justiça Eleitoral adquiriu novas urnas em 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2020, sempre seguindo rigorosos padrões.

Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Mudar de nome e sobrenome ficou mais fácil; saiba como

                                   Certidão de nascimento - Foto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco

A mudança de nome e sobrenome está mais simples no país, com a nova Lei de Registros Públicos. Instituído no dia 27 de junho de 2022, o dispositivo permite que qualquer pessoa acima de 18 anos possa modificar o próprio nome diretamente no cartório de registro civil. Os interessados não têm necessidade de justificar o motivo da mudança. Até a instituição da lei, a alteração sem justificativa prévia somente podia ser feita quando o cidadão completasse a maioridade ou após decisão judicial.


De acordo com a diretora da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), Daniela Mroz, foram três linhas gerais de alteração. A nova lei não permite “apagar o passado” e, nos casos em que houver suspeita de fraude, falsidade ou má-fé, o oficial do registro pode enviar à Justiça ou recusar o procedimento.


Registro de crianças


A nova lei permite alteração no nome de recém-nascidos, assegurando um período de 15 dias para que os pais possam mudar tanto o nome quanto o sobrenome da criança. Para isso, a alteração tem que contar com a anuência tanto do pai quanto da mãe.


“Se o nome escolhido não fosse o desejado pelos pais, antes não havia possibilidade de troca. [A família] deveria buscar a Justiça para que o nome fosse alterado. Agora, a lei prevê um período de 15 dias em que os pais (ambos) podem, ao mudar de ideia, se opor ao nome registrado. Seja o nome ou sobrenome, eles podem ir [ao cartório], caso exista concordância, e isso é importante frisar, pois se um deles discordar não é possível fazer a mudança”, explicou Daniela.


Mudança de nome


Antes da mudança na legislação, a troca de nome era permitida quando o cidadão completava a maioridade. Em um processo pouco conhecido no país, pessoas podiam alterar o nome ao completar 18 anos. O prazo se estendia até a meia-noite do dia em que completaria 19 anos. Outro dispositivo já permitia que transexuais alterassem o nome social nos documentos diretamente no cartório, sem a necessidade de ação judicial.


“Já era possível ir trocar o nome, mesmo sem motivo algum. A lei, na prática, vem tirar esse período. Não existe mais esse prazo de um ano. [Agora] é possível fazer a mudança uma vez só, mesmo que sem motivo, no cartório. O mesmo procedimento já existia, mas havia um prazo fixo de um ano, agora passou a não ter mais prazo”, afirmou a diretora da Arpen-Brasil.


Sobrenome


Mudanças no sobrenome também foram incluídas na nova legislação. Dessa forma, abre-se a possibilidade de inclusão de sobrenomes familiares a qualquer tempo, basta a comprovação do vínculo. Também é possível a inclusão ou exclusão de sobrenome em razão da filiação.


A mudança na lei também permite que filhos acrescentem ou retirem sobrenome em virtude da alteração do sobrenome dos pais. “A lei permite ainda a exclusão de sobrenome de cônjuges, mesmo após o processo de divórcio. Antes, era necessário processo judicial. Por outro lado, mesmo após o casamento, é possível incluir o sobrenome do cônjuge - desde que haja anuência do parceiro ou parceira”, disse Daniela.


Procedimentos


De acordo com a diretora, o procedimento nos cartórios é feito em, no máximo, cinco dias. Para a modificação, é necessária a apresentação de documento de identificação, como RG, CPF, passaporte, título de eleitor e certificado de reservista em caso de homens. A modificação do nome é cobrada, e o valor do serviço varia de acordo com o estado em que é realizada a troca.


“Além disso, a lei fala em certidões, que podem ser a de nascimento e de casamento – quando houver. Se o oficial [do cartório] tiver algum indício de fraude, de que a pessoa está querendo trocar de nome para fugir de algo, por exemplo, pode pedir as certidões estabelecidas na lei. Nesse caso, as únicas que seriam mais complicadas de tirar e têm custo, são as de protesto. No entanto, ficamos acordados [entre os cartórios] em todo o país, que as certidões podem ser baixadas online, diretamente no cartório”, explicou.


Segundo Daniela, os cartórios receberam uma cartilha com orientações sobre a nova legislação. O procedimento pode ser feito em qualquer cidade e todos os mais de 7.700 cartórios estão tecnicamente aptos a realizar a alteração.


“Se a pessoa foi registrada no Pará, não precisa ir até lá para fazer a solicitação. Pode fazer a solicitação em São Paulo, por exemplo, vamos mandar o procedimento por meio eletrônica, o cartório de lá vai alterar o registro e vamos emitir nova certidão por aqui. É tudo muito facilitado.


Caso a pessoa já tenha um processo em andamento na Justiça para fazer a mudança de nome, é necessário desistir do pedido judicial para dar entrada na alteração por meio do cartório.

Fonte: Folha de Pernambuco

Igarassu no 19° Festival Estudantil de Teatro e Dança de Pernambuco

 


O Grupo Teatral Ariano Suassuna irá participar do 19° Festival Estudantil de Teatro e Dança,  e convida vocês a assistirem o espetáculo Boi Estrelado. 

Será dia 10 de setembro, às 16 horas no teatro Apolo. Estamos organizando uma lotação de ônibus. Interessados entrar em contato com a gente.

Ingressos: Valor com o grupo: 15,00

                   Valor no teatro : 20,00

Informações: (81) 98765.6633 e (81) 99793.6028

Eleições 2022: saiba o que faz um senador

                               Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Neste ano, os eleitores terão que escolher um nome para representar seu estado no Senado. Diferentemente do que ocorre na Câmara dos Deputados, em que o número de representantes dos estados é proporcional ao tamanho de sua população, no Senado, cada unidade federativa tem três representantes. Isso acontece porque, pela Constituição, a Câmara representa o povo, enquanto o Senado representa os estados.


Outra diferença entre deputados e senadores é a duração do mandato: quatro anos para os deputados federais e oito anos para os senadores. Neste ano, termina o mandato de um senador de cada estado, ou seja, está em disputa apenas uma das três cadeiras. Nas eleições gerais de 2026, serão eleitos dois por estado.


Junto com a Câmara, o Senado forma o Poder Legislativo, responsável pela legislação e pela fiscalização dos atos do Poder Executivo. Projetos de lei aprovados no Congresso Nacional – composto por Câmara e Senado – seguem para sanção do presidente da República, que pode sancioná-los integralmente, transformando-os em lei, ou vetá-los. O veto pode ser total ou parcial, retirando apenas trechos do projeto de lei sancionado.


Quando ocorrem vetos, cabe ao Congresso uma nova análise. Em sessões conjuntas, deputados e senadores decidem se mantêm o veto presidencial ou se o derrubam, transformando os dispositivos vetados em lei.


Aprovação de projetos

Assim como os deputados, os senadores discutem e votam, no plenário e em comissões temáticas, propostas referentes às áreas econômicas e sociais, como educação, saúde, transporte e habitação, entre outras, e também fiscalizam o emprego, pelos Poderes da União, dos recursos arrecadados com o pagamento de tributos.


O Senado também discute e vota o orçamento da União e analisa, aprovando ou rejeitando, as medidas provisórias editadas pelo governo federal.


Para serem aprovados, os projetos precisam ter aprovação na Câmara e no Senado. Projetos com origem no Senado, ou seja, propostos por senadores, começam a tramitação por lá. Quando um deputado propõe um projeto, a tramitação é iniciada na Câmara.


No entanto, uma Casa Legislativa sempre funciona como “revisora” dos projetos nascidos e aprovados na outra.


Atribuições privativas

Existem ainda atribuições privativas do Senado, que também é conhecido como Câmara Alta. Uma das prerrogativas do Senado é o julgamento de processos contra presidentes da República ou ministros de Estado. Em tais casos, a Câmara dos Deputados, a chamada Câmara Baixa, apenas autoriza a abertura dos processos, caso reúna dois terços de seus membros.


Também cabe exclusivamente ao Senado a aprovação de nomes indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF), a indicação do procurador-geral da República e dos presidentes e diretores do Banco Central (BC). Nesses casos, os senadores se reúnem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e o indicado passa por uma sabatina, respondendo a várias perguntas. Só depois o nome da pessoa sabatinada é levado ao plenário para aprovação ou rejeição.


Na área econômica, cabe ao Senado autorizar operações financeiras externas da União, estados e municípios; fixar limites globais de montante da dívida consolidada dos entes; tratar de limites na concessão de garantia da União em operações de crédito externo e interno; e determinar os limites globais no montante da dívida mobiliária de estados e municípios.

Fonte: Diário de Pernambuco

sábado, 27 de agosto de 2022

Conheça as atribuições específicas de deputados federais

 


No dia 2 de outubro, um dos votos dados pelos eleitores será para deputado federal. Cada estado elege um número específico de deputados, que é proporcional ao tamanho de sua população. Por exemplo, o estado de São Paulo, com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 46,6 milhões habitantes, elege 70 deputados.


É o estado com maior bancada na Câmara. Já o Acre, com população estimada em 652,7 mil habitantes, elege oito deputados federais.


Cabe à Câmara dos Deputados, bem como ao Senado, discutir e votar propostas referentes às áreas econômicas e sociais, como educação, saúde, transporte e habitação, entre outras, e também fiscalizar o emprego, pelos Poderes da União, dos recursos arrecadados com o pagamento de tributos.


A Câmara também discute e vota o Orçamento da União e analisa, aprovando ou rejeitando, as medidas provisórias editadas pelo governo federal.


Assim, um deputado federal deve propor novas leis e alteração ou a revogação de leis existentes, incluindo a própria Constituição. Tais propostas podem ser discutidas antes, em uma ou mais comissões compostas por deputados, antes de seguir para o plenário ou, quando for o caso, votadas no próprio colegiado.


Existem 25 comissões permanentes na Câmara, além de dezenas de comissões temporárias, como comissões parlamentares de inquérito (CPI), que têm poderes de investigação próprios de autoridades judiciais.


As comissões permanentes da Câmara abordam temas específicos, como esportes, ciência e tecnologia, educação, meio ambiente e segurança pública. É nas comissões que se estuda a conveniência de uma proposta legislativa, inclusive com debates que contam com a participação da sociedade.


Cada comissão tem um presidente e três vice-presidentes, além de um grupo de membros que procuram incluir o maior espectro possível de bancadas partidárias. O mandato dos presidentes e vice-presidentes das comissões tem a duração do ano legislativo. Já a composição de membros é definida pelo líder do partido na Câmara e pode ser trocada durante o ano.


Também cabe à Câmara dos Deputados autorizar a abertura de processo contra presidentes da República e ministros de Estado. Nesses casos, um processo é aberto se dois terços da Casa, ou seja, 342 dos 513 deputados existentes, votarem pela abertura do processo. Em seguida, o processo é encaminhado ao Senado, que tem a atribuição de julgá-lo.


Número de deputados eleitos por estado:


Acre: 8


Amazonas: 8


Amapá: 8


Distrito Federal: 8


Mato Grosso do Sul: 8


Mato Grosso: 8


Rio Grande do Norte: 8


Rondônia: 8


Roraima: 8


Sergipe: 8


Tocantins: 8


Alagoas: 9


Espírito Santo: 10


Piauí: 10


Paraíba: 12


Santa Catarina: 16


Goiás: 17


Pará: 17


Maranhão: 18


Ceará: 22


Pernambuco: 25


Paraná: 30


Rio Grande do Sul: 31


Bahia: 39


Rio de Janeiro: 46


Minas Gerais: 53


São Paulo: 70


*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Fonte: Folha de Pernambuco

Entenda o que faz um deputado estadual

 


Nas eleições de 2 de outubro, cerca de 16 mil candidatos ao cargo de deputado estadual vão disputar o pleito. Eles são representantes da população do estado e compõem as assembleias legislativas, sendo responsáveis pela elaboração e aprovação de leis que estiverem relacionadas de temas pertinentes ao território estadual.


Com mandato de 4 anos, os deputados estaduais participam das sessões plenárias do parlamento estadual e dos trabalhos das comissões. Atendem os eleitores de sua região, representantes de entidades, lideranças de diversos segmentos e órgãos governamentais.


Cada unidade da federação tem de 24 a 94 deputados estaduais. O número varia de acordo com a quantidade de eleitores e a representação do estado na Câmara dos Deputados.


A função principal do deputado estadual é a de apresentar projetos de leis, emendas à constituição estadual, decretos legislativos, além de votar outros projetos encaminhados por outros deputados e pelo governador.


Os parlamentares estaduais também são responsáveis pela fiscalização contábil e financeira do estado. Entre as prerrogativas está a possibilidade de fazer diligências pessoais e fiscalizar o trabalho dos órgãos públicos.

Fonte: Folha de Pernambuco

Teatro de Bonecos no Festival Multicultural de Igarassu

 


Neste sábado, dia 27 de agosto, o Grupo de Teatro de Bonecos Q-Riso realizará apresentação com o VOVOZITO, as 17 horas em frente ao prédio da Câmara Municipal de Igarassu. O evento é organizado pelo Grupo cultural Rala Coco Maria.

Fernando Melo - Professor

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Semana do Bebê em Igarassu



 Participe da abertura da Semana do Bebê - A primeira infância e o direito de ser criança: conquistas, desafios e perspectivas de um mundo melhor. Data: 29/08 Horário: 9h30 Palestra com Célia Santos Local: CR Clube - Cruz de Rebouças"

Feira Agroecológica Comunitária em Igarassu

 


No próximo sábado, 27 de Agosto, teremos mais uma edição quinzenal da "Feira Agroecológica Comunitária" @feiraagroecomunitaria que estará aberta pela manhã, das 7h às 12h. ⏰


Teremos ainda uma palestra sobre "Solidariedade", a partir das 10h, com Ismínia Calado do "Ateliê Clara e Mina @minacalado . Serão abordadas situações onde devemos ir muito além do nosso próprio interesse para contemplar o outro como ser humano, com gestos de empatia, acolhimento e doação. Precisamos ser solidários não apenas nas palavras mas, sobretudo, nas atitudes. 


Com o intuito de arrecadar fundos para o coletivo, teremos o sorteio da "Cesta Agroecológica", um conjunto de diversos produtos doados por cada feirante e patrocinadores. Para participar, deve-se adquirir a rifa no valor de R$ 2,00. Inscrições no dia do evento e vendas antecipadas via Direct ou Whatsapp. 


Campo da Mercearia do Amaury

Estrada do Porto do Vasco, S/N

Nova Cruz, Igarassu - PE 📍


Contato: (81) 98804-1722 📞


quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Eleitor pode ter o celular retido por mesário para evitar violação na votação de 2022, decide TSE

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (25), por unanimidade, que os mesários poderão reter os celulares de eleitores nas seções eleitorais para evitar alguma violação na cabine de votação.
A resposta foi dada em uma consulta formulada pelo partido União Brasil, que questionou se as mudanças recentes nas resoluções do tribunal haviam derrubado a possibilidade de retenção dos aparelhos. Assim, os ministros reforçaram uma regra que já havia sido aplicada nas eleições de 2018. Os ministros alertaram que descumprimento pelo eleitor poderá ser considerado crime. De acordo o presidente da corte, Alexandre de Moraes, os comandantes-gerais da Polícia Militar nos Estados manifestaram preocupação com a possibilidade de eleitores resistirem a cumprir a regra no dia das eleições.
(Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)
Fonte: Jornal do Comercio

Saúde de Igarassu vai acolher pacientes do Hospital psiquiátrico Alcides Codeceira

 


A prefeitura de Igarassu inaugura nesta quinta-feira (25), a residência terapêutica municipal, que será o novo lar de acolhimento das pacientes do Hospital Alcides Codeceira, que fechará as portas a partir desta sexta-feira (26). 


A residência é um serviço especializado e atenderá oito pacientes mulheres em tempo integral. O local tem como objetivo proporcionar a inclusão e ressocialização das residentes, que serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que inclui psicólogos, psiquiatras, enfermeiras, técnicas de enfermagem, entre outros. 


O município será responsável por fornecer apoio da rede de assistência à saúde e  implementou um atendimento acolhedor para evitar que as pacientes vivam isoladas.


Fonte: Diário de Pernambuco

 


quarta-feira, 24 de agosto de 2022

IGARASSU: Cadastro para comercio na festa da cidade


  

O comerciante que deseja vender seus produtos nas festividades de Setembro precisam fazer o seu cadastro! O local de cadastro é no Ginásio Poliesportivo Jota Raposo. Se liga nas documentações necessárias e não perde tempo. 

SAÚDE: Variola dos Macacos: Pernambuco tem 240 notificações, 19 confirmados



 A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou, nesta quinta-feira (18/08), mais uma atualização dos casos notificados envolvendo a varíola causada pelo vírus monkeypox. O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs-PE) contabiliza, até o momento, 240 notificações, sendo 207 casos que ainda estão em investigação, 19 confirmados e 14 casos descartados.


Do total das notificações, 19 pacientes tiveram confirmação laboratorial para a monkeypox e envolvem pessoas residentes nos municípios de Recife (12), Jaboatão dos Guararapes (3), Bodocó (1), Paulista (1), Petrolina (1) e Surubim (1). As faixas etárias são: 20 a 29 (9), 30 a 39 (7) e 40 a 49 (3). Todos são do sexo masculino.


Em todos os casos confirmados, as equipes de vigilância conseguiram identificar vínculo epidemiológico entre os pacientes e pessoas que apresentaram histórico de viagem e/ou que se deslocaram para fora do Estado. Dos confirmados, todos estão em isolamento domiciliar.


Já os 207 casos que estão em investigação são de pessoas residentes em vários municípios do Estado.  Veja os casos da Região Metropolitana:


Recife (36)

Olinda (27)

Jaboatão dos Guararapes (20)

Paulista (14)

Abreu e Lima (5),

Igarassu (2) 

Araçoiaba (1)

Ilha de Itamaracá (1)

Goiana (1)


A doença pode afetar pessoas das mais variadas faixas etárias. Veja os registros: de 0 a 9 (20), 10 a 19 (42), 20 a 29 (47), 30 a 39 (35), 40 a 49 (32) e 50 a 59 (18) e 60 e mais (13), sendo 120 do sexo masculino e 87 do sexo feminino. Os casos notificados estão sendo acompanhados pelas equipes de vigilância epidemiológica municipais.


A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus. É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Foto: Divulgação 

Fonte: SES/ MS

#jornaldogranderecife

#varioladosmacacos

#pernambuco

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Senac Pernambuco abre 433 vagas para cursos gratuitos; Veja AQUI como se inscrever

 


O Senac Pernambuco está com 433 vagas para cursos gratuitos em diversas áreas. As oportunidades são para as cidades de  Recife, Paulista, Vitória e Caruaru. 


Os interessados podem fazer a inscrição até o próximo domingo (28) por meio do site:: (www.pe.senac.br/psg). Há opções de cursos de Qualificação, Aperfeiçoamento e de Habilitação Técnica nos segmentos de Saúde, Gastronomia, Comércio Beleza e Bem-Estar. 


CURSOS

Confira a lista de cursos por cidades:


Caruaru:


Aromaterapia

Assistência de Enfermagem em Saúde do Idoso

Assistência de Crédito e Cobrança

Maquiador

Salgadeiro

Paulista:


Assistência de Enfermagem Familiar

Assistência de Enfermagem em Pediatria

E-Commerce: Vendendo no Comércio Eletrônico

Recepcionista em Serviços de Saúde

Técnicas Avançadas de Vendas e Atendimento

Recife:


Auxiliar de Cozinha

Bartender

Camareira (o) em Meios de Hospedagem

Cozinheiro

Elaboração de Roteiros

Garçom

Padeiro

Serviços em A&B

Maquiador

Técnico em Podologia

Reflexologia Podal

Vitória:


Atualização no Tratamento de Feridas e Curativos


CALENDÁRIO

Após as inscrições, a divulgação dos aprovados será na segunda-feira (29).


As matrículas poderão ser realizadas nas unidades do Senac em cada município até a quarta-feira (31).


SERVIÇO

Programa Senac de Gratuidade | Edital 28/2022

Inscrições: www.pe.senac.br/psg - aba “Consulta de Vagas”;

Informações:

Recife: 0800.081.1688 ou 3413.6728/6729/6730;

Paulista: (81) 3372.8250

Caruaru: (81) 3727.8259/8260

Vitória: (81) 3526.7600


Fonte: TV Jornal

Estudantes de Igarassu tem desenho selecionado como mascote dos jogos escolares

 


Alunos da Escola Estadual Barão de Vera Cruz, localizada em Cruz do Rebouças, foram vencedores de um concurso para escolha do mascote dos Jogos Escolares da Gerencia Regional de Educação (GRE) Metro Norte.

Parabéns aos alunos Ruan Deyvison, Marcos Vinícius e Marcela maria, que criaram o desenho do Carcará, concorrendo com alunos de outras escolas e obtiveram a primeira colocação.


Por Fernando Melo - Professor.

Senado abre concurso com remuneração inicial de R$ 33,4 mil

 


O edital do próximo concurso do Senado Federal finalmente foi divulgado. O órgão publicou o documento no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23), para preenchimento de 22 vagas imediatas nos cargos de analista legislativo, advogado, consultor e técnico legislativo. 


Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) o certame conta ainda com a formação de cadastro reserva. As oportunidades são divididas entre diversas especialidades, confira:


Técnico Legislativo:

Policial Legislativo - 7 vagas imediatas + 173 para cadastro reserva; 


Consultor Legislativo:

Assessoramento em Orçamento - 1 vaga imediata 19 para cadastro reserva;

Assessoramento Legislativo - 1 vaga imediata 81 para cadastro reserva;


Advogado: 1 vaga imediata 19 para cadastro reserva;


Analista Legislativo: 

Informática Legislativa - Análise de Sistemas: 1 imediata 59 para cadastro reserva;

Informática Legislativa - Análise de Suporte de Sistemas: 1 imediata 39 para cadastro reserva;

Registro e Redação Parlamentar: 1 imediata 19 para cadastro reserva;

Enfermagem: 1 imediata 19 para cadastro reserva;

Engenharia Eletrônica e Telecomunicações: 1 imediata 9 para cadastro reserva;

Engenharia do Trabalho: 1 imediata 16 para cadastro reserva;

Processo Legislativo: 1 imediata 249 para cadastro reserva;

Administração: 2 imediatas 248 para cadastro reserva;

Arquivologia: 1 imediata 14 para cadastro reserva;

Assistência Social: 1 imediata 9 para cadastro reserva;

Contabilidade: 1 imediata 19 para cadastro reserva.


Os candidatos podem se escrever a partir desta terça (23/8) até o dia 21 de setembro, através do site da FGV. As taxas são nos valores de R$ 94,00 (advogado e consultor); R$ 73,00 (analista); e R$ 55,00 (policial legislativo).


As provas objetivas e discursivas serão realizadas em todas as capitais, e as demais fases do certame ocorrerão em Brasília. No dia 6 de novembro, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva, para o cargo de técnico e analista, e a prova objetiva para o cargo de advogado e consultor. Já no dia 27 de novembro, será aplicada a prova discursiva somente para advogado e consultor. 


Todos os editais estão de acordo com a legislação relacionada à reserva de vagas para candidatos com deficiência e candidatos negros.

Fonte: Diário de Pernambuco