“Além da Lenda - O Filme”, primeiro longa-metragem de animação produzido em Pernambuco, chega aos cinemas nesta quinta-feira (4). O filme leva para a tela grande personagens que povoam o folclore brasileiro em releituras contemporâneas.
Dirigido por Marília Mafé e Marcos França, o longa é derivado de uma série de mesmo nome. Com 13 episódios, a obra foi lançada em 2018 pela produtora Viu Cine e ganhou exibições na TV Brasil e na Globo Pernambuco.
A produção traz novos dubladores, como Gabriel Leone, Hugo Bonemer, Anderson Macário, Gabriela Melo, Alex Lima e Mônica Feijó. Já outras vozes, como as de Marcello Trigo, Bruna Cortez, Robson Ugo, Írina França, Jr Black e Pablo Ferreira, repetem a experiência vivida na televisão.
Produção desafiadora
Segundo Ulisses Brandão, produtor executivo e um dos roteiristas do filme, foi durante o processo de criação da série que nasceu o desejo de fazer um longa. “Começaram a surgir várias ideias que não cabiam na série. A gente viu que precisava expandir esse universo para várias frentes narrativas”, relembra.
O produtor conta que a equipe refletiu muito sobre a viabilidade de aderir ao formato de longa-metragem, já que isso nunca havia sido testado no Estado até então. “Como estúdio, nos questionamos se estávamos prontos para isso. Ficamos um pouco inseguros no início, mas naquela época o contexto político e cultural do Brasil era outro. O Ministério da Cultura ainda existia e acabou abrindo uma linha de edital em que o projeto se encaixava bem”, conta.
Mesmo com o financiamento garantido, o estúdio ainda tinha que encarar outros desafios pela frente. “Narrativamente, a gente nunca tinha feito nada tão longo. E do ponto de vista técnico, querendo ou não, é uma produção muito maior. Chegamos a ter, simultaneamente, 50 pessoas trabalhando no projeto. A gente apanhou muito no começo, até encontrar um formato ideal. Foi um processo de aprendizagem muito rico”, revela.
Lendas brasileiras em destaque
A trama da animação é conduzida pela chegada ao Brasil do Trio Halloween, formado por criaturas estrangeiras mundialmente famosas. Elas querem colocar as mãos no livro que reúne todas as histórias do folclore brasileiro e, assim, controlar as lendas nacionais. Com a ajuda do garoto Lucas, personagens como Comadre Fulozinha, Negrinho do Pastoreio e Curupira tentam se proteger dessa nova ameaça.
“Nosso objetivo é apresentar essas lendas a um público mais jovem, que talvez conheça melhor personagens de franquias como ‘Star Wars’ e ‘Marvel’ do que o próprio folclore. A gente entende que o entretenimento pode também ter uma mensagem. Queremos mostrar que não há cultura melhor do que a outra e que o conteúdo brasileiro pode ser tão bom quanto qualquer outro. É só você ter um olhar mais atento para ele”, defende.
“Além da Lenda” já está presente entre outros formatos, incluindo nove livros, podcast, redes sociais e game. A Viu Cine deve continuar ampliando a marca nos próximos anos. A segunda temporada da série televisiva vem sendo trabalhada pela produtora e está em desenvolvimento uma sequência do filme. Focado nos personagens Cabra Cabriola e Chibamba, o spin-off foi um dos selecionados na chamada de longas infantis da Globo Filmes e do canal Gloob.
Fonte: Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário