IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Operação Mata Atlântica em PE 2022 alerta para o preocupante contínuo desmatamento em Pernambuco

 


Desmate, queimada, produção de carvão, mineração irregular, cativeiro de aves foram as infrações mais recorrentes na Operação Mata Atlântica em Pé de 2022, nas 72 áreas fiscalizadas em 24 municípios pernambucanos. Na Mata Sul especificamente, a substituição da Mata Atlântica pelo plantio de pasto para gado bovino virou um fenômeno que deve ser alertado a todos os órgãos de fiscalização.


Em Pernambuco, a operação foi realizada de 26 a 29 de setembro, em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e a 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma/PMPE).


As 72 áreas fiscalizadas somam-se 447,96 hectares, que deveriam ser áreas de preservação do bioma Mata Atlântica, dos municípios fiscalizados: Água Preta, Amaraji, Catende, Palmares, Xexéu, Abreu e Lima, Bezerros, Goiana, Saloá, Macaparana, Vicência, Timbaúba, Recife, Pombos, Brejão, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Terezinha, Igarassu, Escada, Moreno, Vitoria de Santo Antão e São Benedito do Sul. Destas áreas, 429,02 hectares foram embargadas, sendo 286,94 pela CPRH e 142,8 pelo Ibama.


Durante a operação, foram emitidos 33 autos de infração, realizadas seis intimações e lavrado um (1) TCO, bem como apreendidos caminhão de lenha, três pássaros da fauna silvestre, conhecido por "Papa Capim"; um (1) pássaro da fauna silvestre, conhecido por "Galo de Campina"; e um (1) pássaro da fauna silvestre, conhecido por "Coleira". Os animais apreendidos e os produtos a eles relacionados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (CETAS TANGARA/CPRH), para serem cuidados e posteriormente liberados na natureza ou destinados a locais adequados.


“Para levantamento dos alvos, a CPRH utilizou ferramentas de geoprocessamento, através da plataforma MapBiomas Alerta. Além do MapBiomas, a agência utilizou, imagens retiradas do Google Earth Pro, a plataforma SINAFLOR (Sistema Nacional de Controle de Origem dos Produtos Florestais), que ajuda na identificação de áreas licenciadas, e o CAR (Cadastro Ambiental Rural), utilizado para auxiliar na identificação dos proprietários da área”, explicou Antônio Sérgio Lopes, da Gerência de Inteligência e Ações Estratégicas da CPRH.


Para o chefe do Núcleo de Fiscalização do Ibama em Pernambuco, Amaro Fernandes, “o trabalho foi a validação em campo dos alertas de desmatamento produzidos pelo Mapbiomas, através da análise de imagens de satélites e selecionados pela CPRH. De posse de tais alvos, as equipes se dirigiram aos locais, confirmando as informações, fazendo o registro fotográfico e procurando encontrar os responsáveis. Com os ilícitos comprovados e os responsáveis identificados, fizemos a aplicação das penalidades administrativas previstas na legislação: aplicação de multa e embargo das áreas desmatadas ilegalmente”. Acrescentou ainda que por ser a Mata Atlântica um bioma especialmente protegido, “as multas são muito altas, cerca de 5mil reais por hectare desmatado ilegalmente”.


Neste ano, o total de multas aplicadas ultrapassou 1 milhão de reais (R$ 1.372.360,00) e foram identificados 22 alvos, que serão investigados pelo MPPE. O CAO Meio Ambiente/MPPE, vai distribuir os relatórios de autuação do Ibama e do CPRH da Operação entre as Promotorias de Justiça de cada localidade, para que adotem as medidas cabíveis.


A Operação em Pernambuco foi operacionalizada em campo através do recurso humano de 77 pessoas em campo, sendo seis servidores do IBAMA, 14 servidores da CPRH, 41 Policiais militares, dois NIMPPE, seis do MPPE e oito policiais civis (Depoma).


“Pela proximidade, cerca de 70% da população brasileira vive em território antes coberto por ela, o bioma da Mata Atlântica é um dos sistemas mais explorados e devastados pela ocupação humana, por isso a importância de chamar a atenção sobre a preservação, bem como convocar a todos na proteção do que ainda resta do bioma”, destaca a coordenadora do CAO Meio Ambiente, procuradora de Justiça Christiane Roberta Gomes de Farias Santos.


Canais de denúncia em Pernambuco – MPPE (Disque 127, das 8h às 14h), CPRH (81) 3182-8923); Cipoma (181 da SDS, das 8h às 18h); Depoma (81) 3184.7119 e Ibama (0800 61 8080). Operação Nacional - Em sua quinta edição nacional, a Operação Mata Atlântica em Pé é uma ação do Ministério Público brasileiro voltada a combater o desmatamento e a recuperar áreas degradadas do bioma no país. Coordenada nacionalmente pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), a iniciativa ocorre simultaneamente nos 17 estados da Federação abrangidos por esse tipo de ecossistema. O resultado nacional da Operação será informado no Canal do Youtube, através do link bit.ly/3xKe33B.


Desmatamento crescente – Dados da edição mais recente do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, publicado em maio deste ano, mostra um aumento de 66% de redução do bioma em relação ao ano anterior. Outro dado trazido pela última edição do levantamento é o de que, no período 2020 a 2021, apenas dois estados apresentaram queda no desflorestamento, enquanto cinco unidades da Federação acumulam 89% de todo o desmatamento identificado: Minas Gerais (9.209 ha), Bahia (4.968 ha), Paraná (3.299 ha), Mato Grosso do Sul (1.008 ha) e Santa Catarina (750 ha). Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Pernambuco, que, de acordo com as séries históricas, estavam próximos do fim do desmatamento, registraram altas no levantamento mais recente.


Tecnologia – Desde 2019, a Mata Atlântica em Pé conta com a tecnologia da Plataforma MapBiomas Alerta, um programa de alertas e emissão de relatórios de constatação de desmatamento que usa tecnologias de monitoramento e tratamento de dados desenvolvido pelo projeto MapBiomas, iniciativa que reúne universidades, empresas de tecnologia e organizações não governamentais que realizam o mapeamento anual da cobertura e do uso do solo no Brasil. A partir da ferramenta, é possível obter imagens de satélite em alta resolução para a constatação de desmatamentos.


Fonte: Diário de Pernambuco

Pernambuco prorroga campanhas contra poliomielite e de multivacinação

 


Pernambuco anuncia a prorrogação, até 31 de outubro, das campanhas de Multivacinação e de Imunização contra a Poliomielite. A cobertura vacinal para poliomielite ainda está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 95%. Desde o mês de agosto, início da mobilização nacional, o Estado alcançou a imunização de 71,62% (385.915 doses aplicadas) do público-alvo elegível: crianças na faixa etária de 1 a 4 anos. Até o momento, dos 184 municípios, apenas 53 deles atingiram a meta de cobertura (ver listagem em anexo).


A preocupação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) é alertar a população pernambucana sobre a importância da imunização dos públicos-alvo das campanhas, visando à manutenção da eliminação da poliomielite, que por sua vez só é possível diante das altas coberturas vacinais.


“A falta de imunização de uma parcela importante de nossa população, possibilita a reintrodução de doenças evitáveis por meio da vacina, podendo provocar adoecimentos graves e até mesmo o óbito. A poliomielite é uma doença gravíssima e que ainda circula em dois países no mundo, como o Paquistão e o Afeganistão, onde são consideradas endêmicas. Ano passado, foram identificados dois casos do poliovírus selvagem (PVS), um no Malawi e outro em Moçambique, áreas que até então eram consideradas livres da circulação do vírus”, frisa a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.


O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1990. No ano de 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a Certificação de área livre de circulação do PVS.


No Estado, 538.868 crianças de 1 a 4 anos de idade estão aptas a receber a vacina de proteção contra a poliomielite. Nesta faixa etária, a imunização acontece de modo indiscriminado, ou seja, independente de situação vacinal anterior. Já na estratégia de multivacinação, a população-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.


Mães, pais, ou responsáveis precisam buscar os postos de saúde e pontos de vacinação nas cidades onde residente munidos da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes para efetuar a proteção contra outras doenças imunopreveníveis, como: hepatites A e B, rotavírus humano, BCG, pneumocóccica, pentavalente, meningocócica, febre amarela, tríplice viral, varicela e DTP.

 

 

Parcial Poliomielite PE


População geral 538.868


Cobertura geral 71,62% (385.915 doses aplicadas)



Por faixa etária


1 ano 73,68% (94.656 doses aplicadas)


2 anos 68,41% (94.179 doses aplicadas)


3 anos 69,04%  (95.654doses aplicadas)


4 anos 75,59% (101.426 doses aplicadas)


Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Dia Mundial do Coração



 Você sabia que alguns sintomas oculares podem ser sinal de que há algo de errado com o coração? No Dia Mundial do Coração, comemorado nesta quinta-feira (29), a oftalmologista Adriana Valença, do Instituto de Olhos do Recife (IOR), aproveita para lembrar que muitas vezes a visão dá os primeiros sinais de algum acometimento à saúde. “Os olhos dizem muito do que nosso organismo está sentindo. Por serem muito complexos e delicados, servem de parâmetro para dizer como anda a nossa saúde em geral e o nosso coração, em particular”.

Compostos por diversas estruturas, os olhos exercem funções que possibilitam enxergar e são uma região do corpo bastante vascularizada. “É justamente por essa formação que eles podem sinalizar desde doenças mais simples até problemas graves. Todos os sintomas devem ser avaliados por um oftalmologista para identificar o que está ocorrendo e encaminhar o paciente ao especialista certo”, afirma a médica.

Segundo ela, nem sempre incômodos como visão embaçada, vermelhidão ou desconforto visual estão diretamente relacionados a problemas nos olhos. “Felizmente, hoje dispomos de exames oftalmológicos que podem apontar para possíveis doenças sistêmicas e detectar se o paciente tem problemas no coração e, inclusive, diagnosticar outras doenças assintomáticas”.

O mapeamento da retina é um deles. “É o único exame não invasivo que possibilita, através dos vasos do fundo do olho, identificar se há alguma alteração da hipertensão arterial, diabetes ou outras condições, de acordo com o histórico do paciente, e se o resultado tem ou não uma possível relação com algum problema sistêmico que deve ser investigado”, explica a doutora Adriana.

Os sintomas nos olhos podem ainda ser indicativos de outras condições do corpo. “Doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, tendem a causar incômodos oculares como vermelhidão, coceira, sensibilidade à luz ou olho seco”, diz a médica. Infecções também podem ser o gatilho para desenvolver problemas oculares. Por isso, é fundamental procurar um especialista em visão ao primeiro sinal suspeito”, recomenda a doutora Adriana.

Foto: Adobe Stock

Fonte: Jornal do Grande Recife

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Militares do governo Bolsonaro aumento os próprios salários antes de aposentadoria



 O Governo Bolsonaro sancionou, em 2019, a reforma da previdência dos militares. Com essa reforma, os militares acharam uma forma de aumentar seus próprios salários antes que se aposentem.


Para isso, é necessário que eles realizem um curso de 'aperfeiçoamento', feito por milhares de oficiais pouco antes de irem para a reserva. O que ocorre, na prática, é um aumento de 66% nos rendimentos mensais dos militares.


Segundo o Estadão, a Marinha concentra o maior número de militares nessa situação. De acordo com o Ministério da Defesa, entre 2019 e 2022 cerca de 4.349 militares oficiais e suboficiais da Marinha realizaram esse curso de aperfeiçoamento para a Assessoria em Estado-Maior para Suboficiais (C-ASEMSO).


Esses cursos duram 9 semanas e tem como objetivo aprimorar o conhecimentos dos militares para que seja revertido à União ou ao próprio País. Na prática, os salários que eles recebem são multiplicados por benefícios criados por Bolsonaro.


Os salários da Marinha aumentaram em 30% de acordo com essa categoria de "altos estudos". Com a lei sancionada por Bolsonaro, o aumentou passou para 54% em 2021 e desde julho de 2022 já está em 66% sobre o rendimento total. A previsão para julho do ano que vem é que o salário dos militares seja aumentado em 73%.


As informações acima foram encaminhadas ao deputado federal Elias Vas (PSB-GO) após uma denúncia anônima de alta cúpula do comando militar e o Estadão teve acesso aos documentos.


📱 Leia mais em JC.COM.BR


📸 Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


#bolsonaro #miltares #salario #nm

Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu elege nova diretoria


 Membros do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu participaram nesta terça-feira,  27, de processo eleitoral para o biênio 2022/2024. A votação aconteceu no auditório do Museu Histórico da cidade, das 9h às 16h,

 em chapa única, tendo o professor universitário João Morais,  como presidente e a jornalista Dani Morais,  como vice-presidente. 


A professora Nhelma Magda comanda o instituto até a posse da nova diretoria, marcada para acontecer em novembro. A dupla Nhelma  e Dani estiveram  à frente da entidade por dois mandatos, numa diretoria totalmente feminina,  fato inédito na instituição, que completou 69 anos em maio. 


Foto: Dani Morais 

jornal do Grande Recife 


terça-feira, 27 de setembro de 2022

27 DE SETEMBRO DE 2022 - FELIZ ANIVERSÁRIO IGARASSU.



 Neste dia 27 de setembro Igarassu está celebrando 487 anos de história, tradição e fé. A povoação foi fundada pelo Capitão português Afonso Gonçalves em 1535. 

A localidade era habitada pelos índios Caetés que resistiram bravamente a invasão portuguesa. Ao longo do tempo em terras igarassuense já se registrou diversos acontecimentos revolucionários em prol da liberdade, aqui também floresceu fragmentos da cultura popular pernambucana e foi um capitulo da história colonial do Brasil. Uma terra abençoada pela natureza. Salve Salve Igarassu. UMA CIDADE DO PASSADO, NINGUÉM FOI MAIS DO QUE TU. 

Fernando Melo - Professor.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

TSE alerta para golpe do título de eleitor



 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem recebido relatos de pessoas que receberam mensagens por e-mail ou por aplicativos, em nome da Justiça Eleitoral (JE), informando que tiveram os títulos de eleitor cancelados provisoriamente. A mensagem também traz um link que leva para uma outra página na internet. Nela, o eleitor poderia regularizar sua situação eleitoral, desde que informe seus dados pessoais. Esse conteúdo é falso, com a finalidade de lesar as pessoas.


Essas ocorrências não são novidade. Frequentemente, o TSE é procurado sobre o envio de mensagens semelhantes de diversas plataformas digitais, como WhatsApp e Telegram, bem como por e-mail ou SMS (mensagens de texto).


O teor dos comunicados não varia muito: sempre há a informação de uma pretensa irregularidade cadastral junto à Justiça Eleitoral que pode causar, se já não causou, o cancelamento do título de eleitor. Em seguida, a pessoa que recebeu a mensagem é induzida a entrar em algum site para “regularizar“ essa pendência, desde que informe dados como o CPF, por exemplo. Todas essas mensagens são maliciosas e visam capturar informações para aplicar golpes.


Qualquer pessoa pode consultar a respectiva condição cadastral de forma gratuita no Portal do TSE na internet. A página contém a seção “Autoatendimento do Eleitor”, na qual é possível verificar a situação do título, validar documentos e consultar o local de votação, entre outras funcionalidades. Para isso, basta checar se o endereço indicado tem o sufixo “.jus.br”, como é o caso do endereço do Portal do TSE: www.tse.jus.br.


Foto: Reprodução 

Fonte: TSE 

#jornaldogranderecife 


sábado, 24 de setembro de 2022

Bolsonaro corta verba de programa de combate ao câncer

 


O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um corte de despesas para acomodar os R$ 19,4 bilhões reservados ao orçamento secreto e acabou atingindo os recursos destinados a investimentos para prevenção e controle do câncer.


É o que aponta o site Estadão, do jornal Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (23).


O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil.


De acordo com o jornal, a verba foi reduzida em 45%, passando de R$ 175 milhões para R$ 97 milhões, em 2023. Os recursos fazem parte de um dos programas considerados como “estratégicos” pelo Ministério da Saúde, a Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas – Oncologia.


Segundo a reportagem, anualmente, a própria pasta costuma recorrer a deputados e senadores para turbinar as verbas do programa, agora à míngua, por meio das emendas parlamentares individuais ou de bancada. A verba pode bancar a construção, ampliação, reforma e aquisição de equipamentos e materiais permanentes.


Ainda segundo o jornal, o governo reservou para este ano R$ 520 milhões para todas as ações, que foram reforçadas por emendas e chegaram a R$ 1,9 bilhão. Em 2023, o governo reservou apenas R$ 202 milhões, somados todos os planos de aplicação, uma queda de R$ 318 milhões.


Além do controle do câncer, de acordo com o Estadão, o governo Bolsonaro reduziu a reserva de dinheiro público para incrementar a estrutura de hospitais e ambulatórios especializados que fazem parte de redes focadas em outros três grupos: a gestantes e bebês, a Rede Cegonha; a dependentes de drogas e portadores de transtornos mentais, Rede de Atenção Psicossocial – Raps; e a Rede de Cuidados a Pessoas com Deficiência, voltado para reabilitação. As três são consideradas “estratégicas”.

Fonte: Diário de Pernambuco

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

EREM Santos Cosme e Damião campeão no vôlei de praia

 


Parabéns aos atletas da EREM Santos Cosme e Damião, Igarassu, por mais uma conquista, Campeão e vice-campeão dos Jogos Escolares de Pernambuco, Regional Metro Norte  de vôlei de praia 2022.

STF decide que Estado tem obrigação de garantir vaga em creche e pré-escolar



 O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (22) que é dever do Estado garantir vagas em creches e na pré-escola para crianças de 0 até 5 anos de idade. Por unanimidade, a Corte confirmou a garantia, que está prevista no artigo 208, inciso IV, da Constituição.


Apesar de o direito estar previsto na Carta Magna, o Supremo precisou decidir sobre a questão porque diversas prefeituras são acionadas na Justiça pelos pais de crianças em busca de vagas, mas alegam que não têm recursos para garantir as matrículas. Prevaleceu o voto proferido nessa quarta (21) pelo relator, ministro Luiz Fux. No entendimento do ministro, o direito à educação infantil é assegurado na Constituição e não pode ser negado sem justificativa.


Votaram para confirmar a garantia constitucional os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e a presidente, Rosa Weber. Ao final do julgamento, o plenário decidiu aprovar uma tese que será aplicada aos casos semelhantes que tramitam na Justiça.


"A educação infantil compreende creche (de 0 a 3 anos) e a pré-escola (de 4 a 5 anos). Sua oferta pelo Poder Público pode ser exigida individualmente, como no caso examinado neste processo. O Poder Público tem o dever jurídico de dar efetividade integral às normas constitucionais sobre acesso à educação básica", definiu a Corte.


O caso que motivou o julgamento foi um recurso do município de Criciúma (SC) contra decisão da Justiça de Santa Catarina que obrigou o governo local a ofertar vaga em creche para uma criança carente. O processo julgado tem repercussão geral, ou seja, a decisão tomada pelo STF será de cumprimento obrigatório nas ações sobre o mesmo tema que tramitam no Judiciário do país.


📱 Leia mais em JC.COM.BR


📸 Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil


Fonte: Jornal do Comércio 

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

INFARTO: princípio de infarto o que fazer? Veja 12 sinais e sintomas de infarto

 


infarto ocorre quando um vaso sanguíneo do coração está bloqueado ou entupido por conta de placas de gordura ou coágulo.

Esse fator impede a passagem contínua do sangue e pode matar as células musculares do coração, resultando nos sintomas do infarto.

Idosos e pessoas com doenças crônicas não tratadas estão os mais propensos a ter um ataque cardíaco, mas os sintomas de infarto também podem aparecer em pessoas aparentemente saudáveis.

reconhecimento do infarto nem sempre é claro, podendo ser confundido com outros tipos de dores e incômodos no peito.

Além disso, outra questão que dificulta a identificação dos sintomas de infarto são o quanto são capazes de variar de acordo com gênero e faixa etária da vítima.

No entanto, os principais sintomas de infarto devem ser analisados para reconhecer e saber como procurar ajuda.

PRINCIPAIS SINTOMAS DE INFARTO:

Alguns dos sintomas de infarto mais comuns são:


Dores no peito em forma de aperto, queimação, desconforto ou peso (especialmente se passar mais de 15 minutos sem melhorar);

Dormência, formigamento e/ou dor, principalmente, do lado esquerdo do braço;

Costas, mandíbula, ombro, pescoço e/ou abdome doloridos;

Sensação de desconforto ou queimação no estômago;

Náusea;

Vômito;

Desmaio;

Fadiga e fraqueza;

Palpitação (coração acelerado);

Suor frio;

Palidez;

Falta de ar ou respiração acelerada.

Se forem identificados alguns desses sintomas de infarto, é essencial que se procure uma emergência para tratar da condição com um profissional especializado.

Caso não seja possível se dirigir com a vítima para o hospital mais próximo, é necessário chamar uma ambulância, ao ligar para o SAMU 192, e realizar alguns passos básicos até que ajuda chegue.


PRIMEIROS SOCORROS PARA SUSPEITA DE INFARTO:

Os primeiros passos após o reconhecimento dos sintomas de infarto são fundamentais para prevenir o desenvolvimento de sequelas futuras, como insuficiência cardíaca ou arritmias.


A principal dica é fazer o possível para deixar a vítima de infarto calma e confortável até a chegada da equipe médica, pois quando o indivíduo está agitado, é mais provável que o quadro se agrave.


Um exercício capaz de reduzir a ansiedade é respirar profundamente contando até 5 e depois inspirar pelo mesmo período.


Evitar o acúmulo de pessoas ao redor do paciente também é de extrema importância para garantir a calma da vítima e controlar os sintomas de infarto.


Roupas e acessórios, como cintos ou camisas, devem ser desapertados para deixar o indivíduo mais confortável e facilitar sua respiração.


Se as dores estiverem muito fortes, pode-se oferecer 300 mg de aspirina para a vítima, pois ajuda a reduzir os sintomas de infarto.


No entanto, essa dica só é sugerida para quem nunca teve um infarto antes e não possui alergias.

As vítimas que possuem quadro de infarto anterior podem ingerir um comprimido de nitrato, como Monocordil ou Isordil, em casos de emergência.


Se o paciente desmaiar, deve-se colocá-lo de barriga para cima ou de lado, para que fique confortável.


Os batimentos cardíacos e a respiração da vítima de infarto devem ser checadas com frequência e, caso o coração pare de bater, pode-se realizar uma massagem cardíaca.

Fique atento aos sintomas de infarto e procure um médico cardiologista para descobrir se possui tendências a alguma condição do coração.


Fonte: Jornal do Comercio

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Prazo final para solicitar 2′° via do título de eleitoral

 


Eleitores que perderam ou que tiveram o título eleitoral extraviado têm até esta quinta-feira (22) para solicitar a segunda via do documento. O documento pode ser solicitado no cartório da zona eleitoral ou impresso direto do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para conseguir a segunda via, o eleitor não pode ter débitos pendentes com a Justiça Eleitoral, como multas por ausência não justificada em eleições anteriores, por exemplo. 


Neste ano, o eleitor com situação regular na Justiça Eleitoral poderá imprimir o título diretamente na ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE na internet, no campo “Imprimir o título eleitoral”.

#eleições2022 #tituloeleitoral #jornaldogranderecife

Feira Agroecológica Comunitária em Igarassu




No próximo sábado, 24 de Setembro, acontecerá mais uma edição quinzenal da "Feira Agroecológica Comunitária" @feiraagroecomunitaria que estará aberta pela manhã, das 7h às 12h. ⏰


E mais, a partir das 9h30, teremos ainda a participação especial do sensei Maykon Takimura da "Takimura Fight Academy" @takimura_fight , o qual ministrará a oficina de "Karatê-Dô", arte marcial milenar oriunda de Okinawa, Japão. Os objetivos principais do Karatê são tanto ensinar a prática da "autodefesa" quanto desenvolver a mente e o corpo em estado de equilíbrio, através da formação em técnicas de combate. 🥋


Com o intuito de arrecadar fundos para o coletivo, teremos o sorteio da "Cesta Agroecológica", um conjunto de diversos produtos doados por cada feirante e patrocinadores. Para participar, deve-se adquirir a rifa no valor de R$ 2,00. Inscrições no dia do evento e vendas antecipadas via Direct ou Whatsapp. 📩


Venha já fazer parte da nossa história! 💚


Campo da Mercearia do Amaury

Estrada do Porto do Vasco, S/N

Nova Cruz, Igarassu - PE 📍


Contato: (81) 98804-1722 📞


terça-feira, 20 de setembro de 2022

Senac-PE abre 381 vagas gratuitas em Paulista, Recife e Serra Talhada

 


O Senac Pernambuco abriu inscrições para 381 vagas gratuitas em 16 cursos distribuídos entre os municípios de Paulista, Recife e Serra Talhada. As ofertas, que acontecem via Programa Senac de Gratuidade (PSG), são para os segmentos de Gastronomia (Auxiliar de Cozinha, Pizzaiolo, Atendente de Lanchonete, Bartender e Garçom), Turismo (Qualidade no Atendimento ao Turista), Beleza (Cabelereiro e Barbeiro), Tecnologia (Programador Web), Saúde (Assistência em Enfermagem Oncológica, Assistência de Enfermagem em Pediatria, Aromaterapia, e Teleatendimento em Serviços de Saúde), e também para Vendas (Vendedor, Técnicas Avançadas de Vendas e Atendimento e Como Vender na Internet e Redes Sociais). As aulas serão realizadas presencialmente, nas unidades dos municípios em questão, e as inscrições seguem abertas até o dia 25 deste mês.


São ofertadas 20 vagas para quem deseja cursar Auxiliar de Cozinha, mais 40 para os interessados no curso de Pizzaiolo, 30 para Atendente de Lanchonete, e 15 para o curso de Garçom. Já àqueles que desejam ingressar na área da Saúde, estão sendo disponibilizadas 20 vagas para Assistência em Enfermagem Oncológica, mais 20 para Assistência de Enfermagem em Pediatria, e 18 para Aromaterapia. Para o setor de Turismo, o Senac dispõe de 20 vagas no curso de Qualidade no Atendimento ao Turista.


No segmento de Vendas, são 40 vagas disponíveis no curso para Vendedor, 11 em Teleatendimento em Serviços de Saúde, 20 para “Como Vender na Internet e Redes Sociais?”, e mais 20 para Técnicas Avançadas de Vendas e Atendimento. Dentro do setor tecnológico, o Senac também oferta 20 vagas para Programador Web, e para o ramo de Beleza são disponibilizadas 54 vagas para o curso de barbeiro e 18 para cabelereiro.


As formações possuem o início de suas aulas divididas entre os meses de setembro, outubro e novembro (ver na lista de cursos abaixo) e a idade e escolaridade mínimas para cada um dos cursos podem ser consultadas no edital, que está disponível no site do Senac.


Calendário e inscrições – As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 25 de setembro. O resultado dos aprovados será divulgado no dia 26/9, e as matrículas serão realizadas, presencialmente, nas unidades do Senac em Recife, Paulista e Serra Talhada nos dias 26 e 27/9. As inscrições são realizadas pelo site www.pe.senac.br/psg, na aba “Consulta de Vagas”.


Informações – Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800.081.1688 (Região Metropolitana do Recife).


Serviço:


Programa Senac de Gratuidade | Edital 2022.02


Calendário:


- Inscrições: de 19 a 25 de setembro (www.pe.senac.br/psg, na aba “Consulta de Vagas)


- Divulgação dos aprovados: 26 de setembro

- Matrículas: 26 e 27 de setembro


Locais de Matrícula:


- Paulista:


Rua Prefeito Severino Cunha Primo, 30, Jardim Paulista, Paulista


- Recife:


Senac UHT Unidade de Hotelaria e Turismo Av. Visconde de Suassuna, nº 500, Santo Amaro – Recife/PE


Senac UIP Unidade de Imagem Pessoal Av. Visconde de Suassuna, nº 440, Santo Amaro – Recife/PE


- Serra Talhada:


Escola Municipal Zuleide Feitoza de Carvalho Av. Antonio Inácio de Medeiros, Ipsep - Serra Talhada/PE.


Inscrições: www.pe.senac.br/psg - aba “Consulta de Vagas”


Informações:


- Recife e Região Metropolitana: 0800.081.1688


Lista de cursos:


Auxiliar de cozinha (Paulista) – 240h/a


Período: de 04 de outubro a 11 de janeiro de 2023;

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 12h


Pizzaiolo (Paulista e Recife) – 160h/a


Período: de 19 de outubro a 16 de dezembro (Paulista); de 3 de outubro a 5 de dezembro (UHT- Recife);

Horário: de segunda a sexta, das 18h às 22h


Atendente de Lanchonete (Recife) - 160h/a

Período: de 19 de outubro a 16 de dezembro; e de 7 de outubro a 7 de dezembro;

Horário: de segunda a sexta, das 18h às 22h, e também das 8h às 12h


Bartender (Recife) - 200h/a


Período: de 03 de outubro a 16 de dezembro;

Horário: de segunda a sexta, das 8h às 12h


Garçom (Recife) – 240h/a


Período: de 3 de outubro a 17 de novembro;


Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h


 


Qualidade no Atendimento ao Turista (Recife) - 40h/a


Período: de 18 a 31 de outubro;


Horário: de segunda a sexta, das 18h às 22h


 


Cabelereiro (Paulista) – 400h/a


Período: de 24 de outubro a 31 de março de 2023;


Horário: segunda a sexta, das 13h às 17h


 


Barbeiro (Paulista e Recife) - 172h/a


Período: de 4 de outubro a 7 de dezembro, e de 26 de outubro a 06 de janeiro de 2023 (Paulista); e entre 3 de outubro e 06 de dezembro (Recife);


Horário: segunda a sexta, das 13h às 17h e 8h às 12


 


Programador Web (Paulista) -240h/a


Período: de 9 de novembro a 6 de fevereiro;


Horário: segunda a sexta, das 8h às 12h


 


Assistência em Enfermagem Oncológica (Serra Talhada) – 48h/a


Período: de 27 de setembro a 13 de outubro;


Horário: segunda a sexta, das 13h às 17h


 


Assistência em Enfermagem Pediátrica (Serra Talhada) – 36h/a


Período: de 18 a 31 de outubro;


Horário: segunda a sexta, das 163h às 17h


 


Aromaterapia (Recife) – 36h/a


Período: de 3 a 19 de outubro;


Horário: segunda a quinta, das 13h às 17h


 


Vendedor (Serra Talhada) – 160h/a


Período: de 4 de outubro a 1 de dezembro;


Horário: segunda a sexta, das 13h às 17h, e das 18h às 22h


 


Técnicas Avançadas de Vendas e Atendimento (Paulista) – 15h/a


Período: de 7 a 11 de novembro;


Horário: segunda a sexta; das 19h às 22h


 


Como vender na Internet e Redes Sociais (Paulista) – 15h/a


Período: de 18 a 24 de outubro;


Horário: segunda a sexta, das 19h às 22h


 


Teleatendimento em Serviços de Saúde (Paulista) – 16h/a


Período: de 11 a 14 de outubro;


Horário: segunda a sexta, das 18h às 22h


Fonte: Diário de Pernambuco

Museu Histórico de Igarassu com horário especial



 O Museu Histórico de Igarassu está com horário especial neste período de festividade da Cidade de Igarassu.

Rua Barbosa Lima, n° 18, Centro, Igarassu - PE
Ingresso R$ 5,00 (inteira)R$ 2,50 (meia).
Professores, idosos e estudantes têm direito a meia entrada.
Moradores do Município que comprovem tal condição, PCD’s e instituições públicas de ensino tem acesso gratuito.
Informações:
Fone/WhatsApp: (81) 98204-9631
Email: mhigarassu@gmail.com

Exposição artística na Biblioteca Pública de Igarassu

 


Nesta terça-feira, à noite , 20, a Biblioteca Municipal de Igarassu vai receber até o dia 27, data de aniversário do 487 anos do município,  a exposição de artes ' Kamayura' do artista plástico, Edson Amaro.


O evento vai acontecer a partir das 19h, mas nos dias seguintes, 21, 22 e 23, a população pode prestigiar a exposição e conferir de perto o talento do artista, das 8h às 20h. 


Foto: Divulgação 

#jornaldogranderecife

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Bateria feita de cascas de caranguejo é aposta biodegradável

 

                                   Foto: Liangbing Hu/ Divulgação

A crescente demanda por energia renovável e veículos elétricos acarreta em um grande consumo de baterias capazes de armazenar altas potências. Porém, as que comportam essas cargas costumam ser danosas ao meio ambiente. Buscando soluções mais inteligentes, cientistas do Centro de Inovação de Materiais da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, criaram uma bateria de zinco biodegradável oriunda de cascas de caranguejo. Segundo a equipe, ela pode armazenar energia de fontes eólicas e solares em grande escala.


As baterias convencionais usam um eletrólito — partícula que carrega carga elétrica — para transportar íons entre os polos carregados positivamente e negativamente. Muitas baterias químicas com a possibilidade de se materializar em formatos curiosos, como em líquido, pasta ou gel, usam produtos químicos danosos para essa função.


"Por exemplo, separadores de polipropileno e policarbonato, que são amplamente usados em baterias de íons de lítio, levam centenas ou milhares de anos para se degradar e aumentam a carga ambiental", ilustra, em nota, Liangbing Hu, principal autor do estudo e diretor do Centro de Inovação.


Mas o dispositivo criado por Hu e colegas, apresentado recentemente na revista Matter, usa um eletrólito em gel feito de quitosana, material biológico derivado da quitina e facilmente encontrado em exoesqueletos de crustáceos, incluindo caranguejos, camarões e lagostas.


A bateria também tem zinco e não faz parte da sua composição componentes metálicos convencionais, como chumbo e lítio. Dessa forma, ela se decompõe completamente em cinco meses. "O zinco é mais abundante na crosta terrestre do que o lítio. De um modo geral, baterias de zinco bem desenvolvidas são mais baratas e seguras", afirma Hu.


Com uma eficiência energética de 99,7% após 1000 ciclos, a solução é uma opção viável para armazenar energia gerada por fontes eólica e solar e transferir para redes elétricas, apostam os criadores. A equipe planeja continuar trabalhando para tornar a criação ainda mais ecológica.


"No futuro, espero que todos os componentes das baterias sejam biodegradáveis. Não apenas o material em si, mas também o processo de fabricação de biomateriais", planeja o autor do artigo.


Fonte: Diário de Pernambuco