IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

IFPE prorroga inscrições para seleção sem vestibular. São 5.396 em cursos técnicos e superiores

 


Estudantes interessados em ingressar no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ganharam mais tempo para se inscrever na seleção. As inscrições, que deveriam acabar nesta terça-feira (01), foram prorrogadas por mais 10 dias. Significa que agora o prazo vai até 11 de novembro.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do processo seletivo.


Para o primeiro semestre letivo de 2023 serão ofertadas 5.396 vagas em cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional Proeja.


Não haverá vestibular. A seleção dos novos estudantes será por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido.


O IFPE tem câmpus em 16 cidades pernambucanas. Uma das novidades é a criação de 13 cursos novos em sete municípios (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista e Pesqueira).



VAGAS

Há 2.195 vagas em cursos técnicos subsequente (para quem já concluiu o ensino médio) e 1.925 para técnicos integrados ao ensino médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental e vai cursar os ensinos médio e técnico ao mesmo tempo).


Outras 1.205 vagas são em cursos superiores. Tem ainda 35 vagas em curso de qualificação profissional Proeja, destinado a jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos.


ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS: Veja cidades onde há vagas e quais são os cursos. Inscrições para seleção começam nesta terça-feira (1º)

Quer receber notícias sobre o Enem, SSA, Sisu e vestibulares? Cadastre-se no Zap do Fera

Escolas técnicas estaduais de Pernambuco vão oferecer quase 10 mil vagas para 2023. Inscrição para seleção começa dia 1º

Nesta edição da seleção de novos alunos, o IFPE oferece 5396 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes, curso de qualificação profissional Proeja e cursos superiores, ofertados nos 16 campi e em 5 polos de Educação a Distância.


NOVO CRONOGRAMA

Como houve aumento do período de inscrições foi necessário alterar o cronograma de outras etapas da seleção.


Segundo o IFPE, a divulgação das instruções para os procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena será no dia 14 de novembro, e a lista preliminar das inscrições será publicada no dia 21.


O prazo para retificação de inscrições vai de 22 a 23 de novembro. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão visualizar os motivos do indeferimento, retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. A lista final das inscrições será publicada no dia 28.


A lista preliminar de classificação será publicada em 29 de novembro. O listão final sairá em 5 de dezembro, a partir das 17h.


COTAS

O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também há reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.


COMO SERÁ A SELEÇÃO

Interessados devem acessar o site do processo seletivo, preencher a ficha de inscrição e enviar a documentação exigida.


O participante que escolher disputar vagas dos cursos técnicos integrados ou de qualificação profissional na modalidade Proeja será selecionado a partir das suas notas em português e matemática obtidas no ensino fundamental.


Aquele que concorrer às vagas dos cursos técnicos subsequentes poderá optar por utilizar as notas de português e matemática tiradas no ensino médio ou a sua média do Enem nas provas de linguagens e de matemática.


No caso do resultado do Enem poderá ser aproveitado o desempenho geral em uma das cinco últimas edições do exame (2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021).


Para os cursos superiores, o IFPE vai selecionar os candidatos com a nota do Enem também dos cinco anos passados (de 2017 a 2021).


NOVOS CURSOS

São 13 cursos novos em sete câmpus. A maioria é de cursos técnicos integrados ao ensino médio, atendendo a uma demanda antiga de algumas das unidades que não ofereciam esta modalidade. Veja quais são e as cidades onde serão ofertados:


Abreu e Lima

Segurança do Trabalho (técnico Integrado ao ensino médio)

Tecnologia em Gestão Hospitalar (superior)


Cabo de Santo Agostinho

Hospedagem (técnico Integrado ao ensino médio)

Meio Ambiente (técnico Integrado ao ensino médio)


Jaboatão dos Guararapes

Técnico em Comércio (técnico Subsequente)

Desenvolvimento de Sistemas (técnico Integrado ao ensino médio)

Administração (técnico Subsequente)


Olinda

Computação Gráfica (técnico Integrado ao ensino médio)

Produção Multimídia (superior)


Palmares

Informática para Internet (técnico Integrado ao ensino médio)


Paulista

Administração (técnico Integrado ao ensino médio)

Informática para Internet (técnico Integrado ao ensino médio)


Pesqueira

Meio Ambiente (técnico Integrado ao ensino médio)


Fonte: Jornal do Comercio


Sexta de Coco em Igarassu


 

Nesta sexta-feira, dia 04 de novembro, a partir das 20h, tem mais uma edição da Sexta de Coco no Espaço Cultural Truká, na Avenida 27 de Setembro, Sitio Histórico de Igarassu. O evento é aberto ao público.

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Dia Internacional da Animação Igarassu



 Para celebrar o Dia da Animação em Igarassu, PE, vai acontecer um evento dividido em duas sessões: 15h Mostra infantil, com uma conversa rápida de como funciona a criação de cinema de animação desde a ideia até o resultado, convidamos André Rodrigues pra nos ajudar a contar. 


Às 19h teremos uma outra sessão de exibição voltada para o público adulto e adolescente, Classificação +13 crianças nessa faixa etária deve vir acompanhada dos pais. 

A mostra 50 anos de animação Pernambucana trás diferentes filmes e busca estabelecer um elo entre as primeiras produções e as mais recentes. 

O evento acontece dia 29/10, um dia depois do dia oficial de comemoração e a entrada é gratuita porém é preciso entrar em contato com o @espacotruka pra saber se tem vagas disponíveis, devido à limitação de pessoas a ser comportadas de maneira confortável. 


É isso! Até lá, nos vemos na sessão! 


#cultura #diadaanimação #espaçotruka #Igarassu #cinemadeanimação #animação #Pernambuco

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

IGARASSU: Falso oficial de justiça é preso em flagrante por pedir dinheiro para liberar carro com mandado de busca e apreensão

 


Um falso oficial de justiça foi preso em flagrante no Grande Recife por extorsão. Vídeos divulgados pela polícia mostram a entrega do dinheiro. O criminoso enganou um homem, prometendo liberar o carro dele que era alvo de mandado de busca e apreensão por causa de dívidas (veja vídeo acima).


A captura do criminoso, de 59 anos, foi feita pela equipe da delegacia de Cruz de Rebouças, em Igarassu, na quarta (26). Nesta quinta (27), a corporação detalhou a ação, durante entrevista coletiva concedida na capital pernambucana.


Segundo a polícia, a vítima do golpe foi até a delegacia para fazer a denúncia. Os policiais acompanharam o caso e efetuaram o flagrante. O criminoso, de acordo com o delegado Alberes Félix, exigiu R$ 2.00 para liberar o veículo.


No vídeo, é possível observar um homem com roupa vermelha. Ele recebe o dinheiro, encosta no veículo e confere se há realmente a quantia acertada. Quando vai colocar na bolsa, é dada a ordem de prisão.


"A vítima nos procurou, informando que iria fazer um pagamento de uma tentativa de extorsão. Nós acompanhamos essa vítima, esperamos que ele fizesse o pagamento e, assim que ele fez o pagamento, nós demos voz de prisão ao autuado", afirmou o delegado.


Ainda segundo Félix, o falso oficial de justiça era, na verdade, um localizador de veículos que estão com mandados de busca e apreensão em aberto.


Esse é um trabalho informal, realizado a pedido de instituições financeiras, conforme a explicação do delegado.


“Esses mandados eram emitidos por um escritório de advocacia interessado na apreensão do veículo. O escritório, com certeza, recebia de um oficial de justiça ou da própria Justiça e dava para que esse indivíduo localizasse e avisasse para que fosse feita a apreensão do veículo", observou.


Dessa vez, no entanto, o criminoso decidiu praticar a extorsão para ficar com o dinheiro. Com o homem, acrescentou Alberes Félix, a polícia encontrou anotações e uma lista com 15 nomes e endereços.


"A prisão em flagrante é o início do inquérito policial. Vamos solicitar a presença dessas pessoas para saber se elas foram extorquidas. Vamos localizar esses mandados e solicitar explicações ao homem que foi preso”, acrescentou.


Fonte: G1 PE

MPT e MPE reúnem empresas para orientar sobre assédio eleitoral

 


O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, em parceria com o Ministério Público Eleitoral (MPE), realizou, hoje, audiência pública para discutir o aumento de casos de assédio eleitoral no estado. Cerca de 26 instituições, dentre empresas, sindicatos e entidades setoriais foram notificadas a comparecer. Desse total, 13 marcaram presença. O encontro teve como objetivo a promoção de diálogo acerca da inviolabilidade do voto.


“Nosso objetivo foi a conscientização, para que se multiplique a ideia de paz, proteção e sigilo”, afirmou a procuradora do Trabalho Débora Tito, que lamentou a ausência de empresas convocadas para a audiência. “Infelizmente, registramos algumas ausências. Isso nos alarma e nos deixa ainda mais atentos para evitar novos casos de assédio eleitoral”, completou a procuradora do Trabalho.


Durante a audiência, Débora Tito pontuou o compromisso das instituições na promoção de diálogo acerca da inviolabilidade do voto. “Nunca enfrentamos, na história, uma eleição assim. Essa polarização está se revelando no número de denúncias. Por isso, estamos convocando reuniões de urgência, pois é necessário mantermos a paz e a democracia. Nenhuma ameaça pode agredir o direito dos trabalhadores”, explicou Débora Tito.


O promotor eleitoral José Roberto da Silva lembrou que os casos aumentaram consideravelmente após o primeiro turno das eleições. “Esperamos que com a soma dos esforços de todas as instituições envolvidas, com ações preventivas, como na audiência de hoje, bem como com ações repressivas, a partir das investigações em curso, os casos comprovados de assédio eleitoral sejam punidos”, pontuou.Em Pernambuco, até o momento, o MPT já registrou 37 denúncias e investiga 31 empresas.


No Brasil, o número de denúncias chega a 1.965 e as de empresas denunciadas somam 1.525. O Recife é a cidade com maior quantidade de casos. No entanto, também há registro nos municípios de Bezerros, Petrolina, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Cupira, Jaboatão dos Guararapes, Jurema, Itambé, Pedra e Pesqueira.


As unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) irão funcionar, excepcionalmente, neste final de semana para assegurar que os trabalhadores brasileiros exerçam livremente o direito de votar no segundo turno das eleições. Em Pernambuco, as unidades do Recife, de Caruaru e de Petrolina funcionam de 8h às 17h (horário de Brasília).


Qualquer cidadão pode denunciar casos de assédio eleitoral. As denúncias ao MPT em Pernambuco podem ser feitas através do aplicativo Pardal (disponível para sistemas Android e IOS) ou pelo site do órgão ministerial, em www.mpt.mp.br. Fica assegurado ao denunciante o direito de optar pelo anonimato no momento do registro da queixa, mas o órgão ministerial alerta para a importância de anexar evidências do assédio eleitoral.


Além da procuradora do Trabalho Débora tito e do promotor eleitoral José Roberto da Silva, participaram da audiência a procuradora do Trabalho Lorena Bravo, a promotora eleitoral Jecqueline Aymar, o promotor eleitoral Westei Conde, o auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRTb/PE) Edson Cantarelli e o delegado da Polícia Federal Belmiro Freire.


Fonte: Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES 2022: Disque eleitor ajuda com informações sobre a eleição



 O Tribunal Regional Eleitoral-TRE tem o número de telefone  81 31949400 para 

tirar dúvidas com relação a eleição que ocorreráno próximodomingo,  dia 30.  Informações como voto em trânsito, local de votação, justificativa do voto e como baixar o e-título podem ser conseguidas através desse número. 


Denúncias sobre irregularidades que possam ocorrer na campanha eleitoral ou durante o pleito não podem ser feitas pelo telefone do TRE. Elas devem ser enviadas pelo aplicativo Pardal, disponível no Play Store para quem tem o sistema Android no celular ou no ITunes nos aparelhos IPhone. 

#eleições2022 #trepe #disqueeleitor #jornaldogranderecife

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

IGARASSU: Por disputas patrimoniais, suspeito colocou bomba em carro para matar casal, conclui polícia

 


A Polícia Civil de Pernambuco anunciou, na manhã desta quarta-feira (26), a conclusão da investigação sobre uma bomba encontrada no tanque de combustível de um carro particular em novembro de 2021. O crime aconteceu no bairro de Cruz de Rebouças, em Igarassu. Disputas patrimoniais e intrigas com o casal alvo motivaram a ação do suspeito, que é parente das vítimas e não teve seu nome divulgado. 


As vítimas encontraram o dispositivo após perceberem um vazamento no tanque de combustível em um posto de gasolina. De acordo com o delegado Alberes Félix, da Delegacia de Cruz de Rebouças, o homem teria fabricado o explosivo e planejava acioná-lo a distância, por meio de controle remoto. 


“Quero parabenizar o trabalho do esquadrão antibomba, que desarmou o artefato e preservou o vestígio. A Polícia técnica fez um laudo que foi fundamental para a identificação do autor. 


O inquérito foi encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco. O suspeito e criador da bomba será indiciado por tentativa de homicídio. 

 Fonte: Folha de Pernambuco


Hospitalização de crianças com desnutrição é a maior em 14 anos

 


Estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu que, em 2021, oito crianças por dia foram levadas a hospitais por desnutrição no Brasil. O número é o maior dos últimos 14 anos. Em um ano, 2.939 crianças passaram pela situação. 


Em 100 mil nascimentos, pelo menos 113 bebês foram internados; número 11% maior que em 2008, primeiro ano da pesquisa. O levantamento, publicado pelo Estadão, é do Observa Infância, que reúne pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz e da  Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (Unifase), de Petrópolis, a partir de dados do Ministério da Saúde. 


Neste ano, de janeiro a agosto, o número de internações subiu 7%, ou seja, nove crianças por dia são internadas por falta de comida.  A situação mais crítica é no Nordeste, onde o número de hospitalizações é 51% (171,5 a cada cem mil nascimentos) maior do que a média nacional.


Depois do Nordeste, as maiores médias são Centro-Oeste (122,8), Sul (107), Norte (101,9) e Sudeste (72). No Sudeste, mesmo que abaixo da média nacional, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte compõem o ranking com maior taxa de hospitalização. 

 

Em entrevista à imprensa, o coordenador da pesquisa, Cristiano Boccolini, ressalta que, embora sejam mais graves no Nordeste, os dados são alarmantes em todo o Brasil. “É preciso que sejamos mais eficientes em identificar e alcançar famílias com vulnerabilidade social”, afirma.


A pesquisa revelou ainda que, por maior que o número de desnutrição seja, a mortalidade infantil não aumentou no mesmo ritmo. Isso se deve ao fato de que o Sistema Único de Sáude (SUS) "segurou as pontas" com os tratamentos, segundo Boccolini.


O Ministério da Saúde declarou que, no ano passado (2021) destinou R$ 345 milhões aos estadoss para incentivar ações e fortalecer a atenção a crianças com menos de sete anos e gestantes com má nutrição. Além disso, informa que acompanha os dados sobre alimentação infantil e que implantou programas de suplementação nutricional para famílias de baixa renda.


Fonte: Diário de Pernambuco

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Gratuidade nos ônibus do Grande Recife é oficialmente aprovada no dia da eleição



 O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) validou a decisão do Governo de Pernambuco de não cobrar as tarifas nos ônibus da RMR no segundo turno das Eleições 2022.


O Passe Livre terá horário de funcionamento, das 6h às 19h. Antes e depois desse período, as tarifas serão descontadas normalmente. 


A gratuidade no domingo, dia 30 de outubro, custará R$ 1,2 milhão aos cofres públicos do Estado, que é o gestor do sistema de ônibus da RMR.


Não haverá a liberação da catraca dos coletivos como a maioria dos municípios têm adotado. Ou seja, todo passageiro transportado e que paga a tarifa irá passar nos bloqueios (girar a catraca) e será registrado.


Aqueles que usam o cartão VEM (Trabalhador, Estudante e Comum) irão aproximá-los dos validadores como fazem diariamente. A diferença, nesses casos, é que não haverá desconto da tarifa.


No caso do pagamento em dinheiro, o bloqueio será liberado pelo motorista, como já acontece - já que menos de 5% das linhas de ônibus do Grande Recife ainda têm cobradores.


Para quem tem direito à gratuidade, o procedimento será o mesmo dos dias comuns: quem tem o cartão, como é o caso do VEM Livre Acesso, irá passar na catraca normalmente.


Leia mais em JC.COM.BR


Imagem: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


#GrandeRecife #PasseLivre #Eleições2022 #me

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Poluição se torna ameaça crescente à vida nos oceanos; entenda os riscos

 


As recentes decisões governamentais e judiciais restringindo o uso de sacolas plásticas por estabelecimentos comerciais chamaram a atenção sobre o impacto desses produtos ao meio ambiente. Essa não é uma preocupação apenas brasileira. A substituição de plástico por materiais menos nocivos é uma tendência mundial. O último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) discutido em assembleia da ONU, em março deste ano, indica que a poluição plástica é uma ameaça crescente em todos os ecossistemas. O levantamento aponta que a contaminação por plástico é pior nos meios aquáticos, cresceu consideravelmente nos últimos anos e deve dobrar até 2030.


Hoje, o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos, sendo que a projeção, se nada for feito, é de o volume triplicar até 2040, atingindo a faixa de 23 a 37 milhões de toneladas. Isso significa que, a cada metro de costa marítima do planeta, haverá cerca de 50 quilos de plástico. Por exemplo, a distância de João Pessoa (PB) a Lisboa, em Portugal, é de 5.745km, portanto, entre as duas cidades, serão esperados cerca de 287 mil quilos de resíduos no oceano.


No Brasil, de acordo com diagnóstico elaborado pelo programa Lixo Fora D'Água, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), resíduos plásticos correspondem a 48,5% dos materiais que vazam para o litoral. Segundo o biólogo marinho do Instituto AquaRio, Rafael Franco, além de fazer mal aos animais dos oceanos, o lixo plástico tem consequências danosas para a sociedade humana e a dinâmica do planeta.


Franco explica que é necessário diferenciar macro e microplástico. O primeiro é visível, como sacolas e embalagens que podem tanto provocar intoxicação gástrica em animais marinhos, se forem ingeridos, ou sufocá-los, se eles forem envoltos pelo material. "Tartarugas marinhas, por exemplo, podem confundir sacolas plásticas com algas, das quais se alimentam", observa.


Já o microplástico é um tipo de material invisível a olho nu, cujo maior problema é a chamada bioacumulação. Segundo Franco, vários estudos mostram concentração de microplástico em órgãos e tecidos humanos devido à ingestão indireta por meio de alimentos vindos do mar. "O microplástico é um problema silencioso. Já se fala que, hoje, há mais microplástico do que peixes no oceano", alerta o pesquisador do AquaRio.


Rafael Franco salienta que alternativas ao plástico vem sendo pensadas há muitos anos. A indústria de sacolas e embalagens, por exemplo, vem trabalhando com materiais menos nocivos, como fibra de coco e casca de macaxeira, que são biodegradáveis. Porém, o biólogo pondera que o ideal seria a mudança cultural da população a respeito do problema casado ao planeta pela utilização massiva de materiais descartáveis.


"Vivemos um momento de transformação do debate a respeito da natureza, em que a pauta está se popularizando. O primeiro passo é falar sobre o problema, mas falta ainda definir o que podemos fazer", afirma Franco. "Com a proibição de sacolas plásticas, e a obrigatoriedade de utilizar materiais biodegradáveis, já partimos para uma discussão de política pública. Mas, ainda estamos muito atrás de outros países. Precisamos amarrar uma política eficiente para mudar a cabeça da população", emenda.


Soluções

No Distrito Federal, desde agosto, vigora norma que veda a oferta de sacolas plásticas nos supermercados. Sandra Machado, de 52 anos, administra uma padaria artesanal na Asa Norte e aderiu à proibição, mas se queixa do "mau costume" de alguns consumidores e relata que nem todos reagiram bem à mudança. "Sempre têm aqueles que olham meio estranho quando não damos sacolas. No começo, vimos vários clientes reclamando, dizendo que a proibição era desnecessária. Tem uns conscientes, mas a maioria não traz nada de casa e sempre pede a 'sacolinha'. Acho que é cultural, tem gente que pede até duas para levar apenas um pão. Eu não entendo."


É o que indica também David Silva, de 19 anos, morador de Riacho Fundo. O jovem apoia a não utilização de sacolas plásticas, no entanto, estranha que os mercados continuem oferecendo esse tipo de produto. "Acho que não é tão eficiente, porque as pessoas continuam consumindo em vez de preservar as sacolas. Alguns levam bolsas ecológicas e vejo isso com muitos bons olhos. Acho que devemos incentivar cada vez mais", pontuou o jovem.


Izabel Janeti, professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, ressalta que, para desassociar a tradição de acúmulo de lixo, é essencial que a população "ponha a mão na consciência". "É cultural, pois as pessoas pedem um monte de sacolas que poderiam não ser utilizadas. Então, também é preciso, em paralelo à legislação que está em vigor, uma reeducação da população, para que a sociedade brasileira entenda que o excesso de lixo, principalmente plástico, contaminam o solo, os lençóis freáticos, e que isso retorna como malefício a todos."


Segundo a especialista, as leis que obrigam o uso de sacolas biodegradáveis, mandam uma mensagem à indústria para desenvolver novos produtos que se enquadrem na demanda legal brasileira. "Caso os comerciantes cobrem algum valor por sacolas e isso ganhe um volume significante, os consumidores terão que adotar novos hábitos, como as sacolas reutilizáveis, as "ecobags", entre tantas outras inovações que o mercado é capaz de produzir", argumenta.


"O Brasil produz materiais biodegradáveis, mas em pequena escala, por isso eles ainda são caros para os varejistas e consumidores. Para mudar essa realidade, é preciso investir em tecnologia limpa, na inovação desses compostos biodegradáveis. Só assim vai baratear o custo para a população", completa.

Fonte: Diário de Pernambuco

Caminhão vira e interdita a BR-101 em Igarassu, no Grande Recife

 


Atenção, motoristas que trafegam na BR-101 na Região Metropolitan do Recife. A rodovia está interditada no sentido Recife na altura do km 31, em Igarassu. 


Já no sentido inverso, em direção a João Pessoa, a interdição é parcial.


O engarrafamento em direção ao Recife, por volta das 8h30, já chegava a cerca de quatro quilômetros. Em torno das 11h30, uma das faixas da pista foi liberada.


Álcool

A interdição da rodovia foi provocada, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido ao tombamento, na pista, de um caminhão com material reciclado. O acidente ocorreu por volta das 6h40.


O motorista teve ferimentos leves. De acordo com a PRF, ele havia ingerido bebida alcoólica - o teste do bafômetro apontou "0,07 mg/L, que configura infração de trânsito e acarreta autuação".


Por volta das 7h45, o acostamento foi liberado depois que um motorista com uma retroescavadeira que passava no local se prontificou a ajudar no trabalho de retirada dos entulhos da pista.  Antes disso, os veículos estavam trafegando por uma estreita estrada de terra ao lado da rodovia.


De acordo com a PRF, a empresa responsável pelo caminhão foi acionada para providenciar a retirada do veículo da estrada.


 Fonte: Folha de Pernambuco


 


sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Feira Agroecológica Comunitária de Igarassu

 




Sexta de Coco em Igarassu

 


Hoje tem SEXTA DE COCO, no espaço cultural Truká, Av 27 de setembro, sítio histórico de Igarassu.

TÍTULO DE ELEITOR : A partir de 08 de novembro o serviço de emissão volta a funcionar



 Com o fim do segundo turno, no dia 30 de outubro, além de conhecer o novo presidente da república, alguns serviços da justiça eleitoral voltam a funcionar,  entre eles a emissão do título de eleitor. A partir de 8 de novembro, o cidadão vai poder emitir, ou transferir, por exemplo. O serviço estava fora do ar desde 5 de maio, 150 dias antes das eleições. Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, explica a importância de estar com toda a documentação em dia.

“Algumas restrições da vida civil acontecem quando o eleitor não está quite com a Justiça Eleitoral. Por exemplo, tirar passaporte ou fazer empréstimos bancários em bancos, em órgãos oficiais, órgãos públicos, fazer matrícula em universidades públicas e o funcionário público por exemplo tem que mostrar que está em dia com a justiça eleitoral para receber o próprio salário”, completa.


Veja o que é preciso para emitir a primeira via do documento:


Digitalizar: documento oficial de identidade com foto; um comprovante de residência recente; o comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral, se houver; o comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, em caso de requerente do sexo masculino (homens de 18 a 45 anos);


Tirar uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto.


Em seguida, acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral, clique em “Eleitor e Eleições” e selecione a opção “Título de eleitor”. Depois, clique em “Tira seu título” e por fim, escolha a opção “Iniciar seu atendimento remoto”. Após esse procedimento, siga as instruções e preencha os dados pedidos.


Também pela plataforma do Título Net, é possível corrigir ou alterar dados cadastrais, como endereço residencial, número de telefone e até mesmo mudar o local de votação, dentro ou fora do país. 


Fonte: TSE/ Brasil 61

#jornaldogranderecife 

#TSE #titulodeeleitor

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Curso de Teatro para Crianças em Igarassu

 


O Grupo Teatral Ariano Suassuna promove mais um curso de Teatro voltado para crianças, que será realizado aos sábados pela manhã, com apoio do Governo do Estado.

Informações e inscrições pelo tel. 98765.6633

terça-feira, 18 de outubro de 2022

MPT em Pernambuco fiscaliza penitenciárias e presídios do estado

 


O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco realizou, ao longo da última semana, fiscalização em penitenciárias e presídios do Estado. Ao todo, cinco unidades prisionais foram vistoriadas. Os procuradores do Trabalho e, respectivamente, coordenador e vice-coordenador do projeto de melhoria das condições de trabalho nos presídios, Heiler Ivens Natali e Leonardo Osório, lideraram a iniciativa.


Foram fiscalizados os presídios Frei Damião De Bozzano (PFDB) e Juiz Antônio Luiz Lins Barros (PJALLB) e a Colônia Penal Feminina Bom Pastor, localizados no Recife; a Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá; e o presídio de Igarassu, situado em Itapissuma. Também foram vistoriadas unidades fabris em funcionamento que funcionam dentro de três instituições prisionais.


As visitas tiveram como objetivo verificar as condições do meio ambiente de trabalho dos servidores públicos e dos trabalhadores que cumprem pena nas unidades, sejam eles vinculados ao sistema carcerário ou às empresas operantes dentro dele. As irregularidades encontradas serão tratadas junto à Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (SERES), às unidades regionais e às empresas.


Além dos procuradores do Trabalho Heiler Ivens Natali e Leonardo Osório, a ação contou com a participação da perita em Engenharia e Segurança do Trabalho do MPT em Pernambuco Luciana Andrade. Também estiveram presentes nas visitas, os promotores de justiça Roberto Brayner Sampaio e José Erivaldo Lima, além dos defensores públicos Michel Nakamura e Michelline Lobato.

Fonte: Diário de Pernambuco

Estudantes e professores de universidades públicas realizam protesto contra cortes

 

                                       (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)

O Ato Político Cultural reuniu estudantes e professores das universidades Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em prol da educação, pesquisa e ciência. O movimento ocorreu na Praça do Derby, na manhã desta terça-feira (18). A reivindicação foi sobre os cortes de verbas para universidades públicas, que chegaram a ser anunciados pelo Governo federal, mas acabaram, por pressão, sendo revogados, em seguida.


A manifestação expôs a insatisfação principalmente com o caso da verba contingenciada pelo MEC em 30 de setembro, quando iriam ser retidos 5,8% dos orçamentos das instituições, o que equivaleria a R$ 328 milhões para as universidades. Nos institutos, soma R$ 147 milhões. A pasta terá contingenciamento de R$ 2,4 bilhões. Logo após manifestos e insatisfação de estudantes e professores, o Governo federal recuou, chegando a dizer que nunca se tratou de corte, mas de "contigenciamento". 

 

Clara Maria, representante da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) expressou sobre a importância do ato. “Nós (estudantes) fomos às ruas e lutamos na internet, mesmo após o cancelamento do congelamento da verda, os atos já estavam marcados pelos estudantes e a UEP, visto que estamos com outros cortes, previstos para este anos de 2022 e o de 2023”, disse. 


Uiratan Júnio, 33 anos, estudante de letras da UFRPE fala sobre a luta contra uma possível privatização. “O congelamento de verba foi revertido, mas desde 2019 sofremos cortes, no intuito de sucatear a universidade e apresentar projetos que promovem a instituições privadas para gerir as universidades”, comentou. 


Soraia de Carvalho, professora de serviço social da UFPE, também reforçou a luta. “A reforma administrativa desmonta os serviços públicos porque ela possibilita redução salarial de servidores, cria uma série de modalidades precárias de contratação, aproxima a condição do trabalhador público com o privado, mas ao invés de elevar as condições, ele rebaixa o setor público. Sendo um efeito horrível perdendo a qualidade dos serviços públicos, qualidade dos trabalhos e os direitos do funcionalismo."       

 

Outra reivindicação foi a volta do funcionamento do Restaurante Universitário (RU, que está há quase mil dias sem funcionar. Durante o manifesto, houve atrações haryblack, Maysa Carla e Shavoo. A Polícia Militar e a CTTU estavam presentes acompanhando o ato, que ficou fixo na praça do Derby.

Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Feira de Empreendedorismo, Negócios e Inovação de Igarassu



 Neste segunda-feira, 17, a Agência de Desenvolvimento de Igarassu (Ademig) realiza a primeira Feira do Empreendedorismo, Negócios e Inovação. O intuito do evento é incentivar o micro e pequeno empreendedor, startups e ainda fortalecer negócios. A Feira segue até o dia 22/10 (sábado), na área de lazer da Praça de Cruz de Rebouças, das 13h às 21h.

O evento terá sete seguimentos (Gastronomia, Beleza & Vestuário, Artesanato, Turismo & Cultura, Imobiliário, Serviços e Inovação), que são responsáveis pelo crescimento econômico e geração de renda no município. Duas salas estão reservadas para o empreendedorismo, com palestras, aulas, oficinas, coaching e debates.
Todos os dias haverá atrações culturais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) firmou o mais diversificado termo de cooperação do estado, através de uma parceria, que irá custear parte de conferências que serão realizadas até o fim do ano, através do programa “Igarassu Mais Inovadora”.
Neste primeiro dia, a prefeita, professora Elcione Ramos irá fazer a abertura da programação, ao lado do vice-prefeito Amaury Henrique.
Na sexta-feira (21), o programa Prefeitura Presente, que oferece prestação de serviços aos moradores, também fará parte da Fenig. O Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) irá participar através do projeto “Faculdade na Comunidade”.
A Fenig é uma feira que visa impulsionar o progresso da cidade que mais gera empregos no Litoral Norte de Pernambuco, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) deste ano. Os pequenos negócios são os que mais têm demandado apoio para recolocação no mercado de trabalho e planejamento para o futuro.
No sábado (22), dia de encerramento da Fenig, também vai acontecer o desfile cívico do bairro, com início marcado para às 15h30. A concentração irá acontecer na Rubina.

Foto: Divulgação

Igarassu em cores e versos



 A Academia Igarassuense de Cultura e Letras promove o lançamento de mais uma edição do IGARASSU EM CORES E VERSOS, uma publicação com poemas e desenhos produzidos por estudantes de Igarassu, um espaço onde os jovens expressaram o sentimento de amor pela cidade.

A publicação é o resultado de um concurso realizado nas escolas anualmente pela academia.


Local: Biblioteca Pública de Igarassu.

Data: 18 de outubro de 2022

Horário: 16:00h

Ônibus do Grande Recife terão passe livre no segundo turno das eleições 2022

 


As passagens dos ônibus da Região Metropolitana do Recife serão gratuitas durante o segundo turno das Eleições 2022, que acontece no domingo (30/10). A gratuidade foi anunciada pelo governo de Pernambuco, três dias depois de o ex-presidente Lula - candidato à Presidência da República pelo PT - fazer o apelo ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), durante visita à capital.


Assim, todas as linhas de ônibus em operação do STPP (Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR) irão praticar o Passe Livre. A expectativa é de que, no domingo da eleição, entre em operação a frota equivalente aos dias de sábado, como aconteceu no primeiro turno. Detalhes do funcionamento ainda serão divulgados.


Leia mais em: JC.COM.BR


(Foto: Yacy Ribeiro/ JC IMAGEM)


#ônibus #GrandeRecife #EleiçõesSJCC #me

sábado, 15 de outubro de 2022

O primeiro Festival de Teatro de Bonecos de Igarassu encerra neste domingo

 


Neste domingo,  16, encerra o primeiro Festival de Teatro de Bonecos de Igarassu  - FETEBI.  O evento começou no dia 13, e todas as apresentações são gratuitas .


O evento foi idealizado e realizado pelos artistas da cidade,  dos Grupos Mulungu e Espaço Cultural Vovozito, para preservar e abrir mais espaço para quem trabalha com a arte de manipular bonecos. 


O evento além de movimentar a cena cultural do município, conta ainda com participação de grupos teatrais de Pernambuco e de Alagoas.  


Neste sábado crianças e adultos podem curtir, no  polo Sobrado do Imperador (IPHAN),  a partir das 14h30min, a peca: O Menino foi ao Vento, de Sandra Moraes,  de Recife. Depois se apresenta o Grupo Mulungu,  de Igarassu.  Às 18h,  será a vez de conhecer um pouco das histórias do homenageado do Festival, Mestre Vitorino, que faleceu em 2021, com a peça: Histórias e Legado.  


Já no Polo Sítio Histórico vai ter,  a partir das 16h, a peça A Flor de Mamulengo,  de Olinda.  Depois se apresentam,  a Cia Máscaras da Terra,  também de Olinda,  e, às 19h30min, a Trupe de Teatro de Bonecos de Alagoas. 


No polo Saramandaia,  às 18h, a  gargalhada está garantida com "Histórias do Vovozito,  do grupo Q-riso,  de Igarassu.  


Os Polos Sobrado do Imperador e Sítio Histórico,  podem ser percorridos à pé, na área histórica. E o polo Saramandaia fica logo na entrada da Cidade.


O evento tem apoio de patrocinadores e incentivo do governo municipal. 


Foto: Dani Morais 

#jornaldogranderecife 

#fetebi #igarassupe #festival #bonecos #apresentaçãogratuita

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Percentual de famílias pernambucanas endividadas volta a crescer, aponta PEIC

 


O percentual de famílias que se declaram endividadas em Pernambuco durante o mês de setembro chegou a 81,9%, registrando uma variação de 0,4% em relação a agosto e 3,9% comparado a setembro de 2021. Os números são da Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada  pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Conforme a Fecomércio-PE, o indicador se aproxima do patamar registrado em abril, quando chegou a 82,8%, um dos maiores percentuais da série histórica iniciada pela CNC em 2010. 


O percentual de famílias com contas em atraso oscilou de 27,1% para 27,9%, voltando a crescer após cinco meses consecutivos em queda. Já o percentual de famílias que se declaram sem condições de quitar as contas em atraso ficou estável, registrando 13,3% em setembro contra 13,2% no mês anterior.


O cartão de crédito segue como principal vetor das dívidas, sendo citado por 93,6% das famílias que se declaram endividadas. Segundo a Fecomércio-PE, nos próximos meses, considerando o momento de comemorações de fim de ano, a tendência é de que o percentual de famílias endividadas continue em patamar elevado. Por outro lado, os recursos adicionais como o 13° salário e auxílios, tendem a segurar um pouco o nível de inadimplência.

Fonte: Diário de Pernambuco

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Valor da gasolina volta a subir em postos do Grande Recife



 Os combustíveis voltaram a subir em postos da Região Metropolitana do Recife. 📈 Pelo menos em estabelecimentos situados no Recife, em Olinda e Camaragibe, o reajuste da gasolina nas bombas foi de aproximadamente 9% (8,93%), segundo apurou a reportagem do JC nesta quarta-feira (12), Feriado de Nossa Senhora Aparecida. 


Por enquanto, o aumento foi visto no preço da gasolina, que passou de R$ 4,59 para R$ 5. 💰 Atualmente, Pernambuco tem 1.600 postos de combustíveis, dos quais 460 estão no Grande Recife e 208 somente na capital. ⛽


O reajuste é emblemático porque acontece a 18 dias de um disputadíssimo segundo turno das Eleições 2022 e em meio a informações de que o presidente da República, Jair Bolsonaro - que tenta a reeleição contra o ex-presidente Lula -, estaria pressionando a Petrobrás para que segurasse qualquer tipo de reajuste.


Saiba mais no JC.COM.BR. Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil #Gasolina #Aumento #Combustíveis #Pernambuco #Recife #la

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Festival de Teatro de Bonecos de Igarassu

 Confira a programação completa das apresentações do FETEBI, que vai acontecer no Polo da Praça da Bandeira, Polo da Vila Saramandaia, Polo Sobrado do Imperador e no Polo Sitio Histórico.







segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Por que o pólio voltou a preocupar o país?

 

                                    Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em pouco menos de um ano, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) completa meia década de existência. Considerado uma das políticas públicas em saúde mais bem-sucedidas do país, o programa, em seus quase 50 anos, foi marcado pela erradicação de doenças como a poliomielite, a rubéola, o tétano materno e neonatal e a varíola. Ao longo dos últimos anos, entretanto, algumas doenças voltaram a assustar o país em meio a baixas taxas de vacinação.


A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma das que mais preocupam as autoridades sanitárias. Trata-se de uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.


Diante das taxas de cobertura vacinal em queda, o Ministério da Saúde realizou, entre 8 de agosto e 30 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha chegou a ser prorrogada por causa da baixa adesão. A meta é vacinar 95% de um universo de 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos no Brasil. Atualmente, a taxa de cobertura vacinal contra a pólio está em torno de 60%.


Transmissão

A transmissão ocorre pelo contato direto com uma pessoa infectada, pela via fecal-oral (objetos, alimentos e água contaminados com fezes de pacientes) ou pela via oral-oral (gotículas de secreção ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e hábitos de higiene pessoal precários são fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.


Sintomas

De acordo com o ministério, os sintomas mais frequentes da doença são febre, mal-estar, dor de cabeça, dor de garganta e dor no corpo, além de vômitos, diarreia, constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Nas formas mais graves, instala-se a flacidez muscular que afeta, em regra, membros inferiores.


Tratamento

Segundo a pasta, não existe tratamento específico para a pólio. Todos as pessoas infectadas devem ser hospitalizadas e recebem tratamento para os sintomas manifestados, de acordo com o quadro clínico do paciente.


Sequelas

As sequelas da doença estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus. Normalmente, são sequelas motoras e que não têm cura. As principais são: problemas nas articulações; pé torto; crescimento diferente das pernas; osteoporose; paralisia de uma das pernas; paralisia dos músculos da fala e da deglutição; dificuldade para falar; atrofia muscular e hipersensibilidade ao toque.


Prevenção

O ministério lembra que a vacinação é a única forma de prevenção da pólio. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas conforme esquema de vacinação de rotina e também por meio das campanhas anuais. O esquema vacinal consiste em três doses da vacina injetável (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço com a vacina oral bivalente, conhecida como gotinha.


Alerta

Em nota, o ministério destacou que o Brasil é referência mundial em imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. Anualmente, o PNI aplica cerca de 100 milhões de doses de diferentes vacinas, enquanto o Sistema Único de Saúde (SUS) tem capacidade para vacinar até 1 milhão de pessoas por dia.


“Toda a população com menos de 5 anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil”, alertou a pasta.


De acordo com o ministério, doenças já eliminadas graças à vacinação correm o risco de reintrodução no país devido às baixas coberturas vacinais, voltando a constituir um problema de saúde pública. "Levem seus filhos às salas de vacinação", reforçou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na semana passada.


Principais fatos

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), representação da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, mostram que uma em cada 200 infecções pelo poliovírus resultam em paralisia irreversível (geralmente das pernas). Entre as pessoas acometidas pela doença, de 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios.


Segundo a entidade, os casos da doença diminuíram mais de 99% nos últimos anos, passando de 350 mil casos estimados em 1988 para 29 casos notificados em 2018. A maioria dos casos, atualmente, se concentra no Afeganistão e no Paquistão, onde a doença é considerada endêmica. Em 2022, dois casos foram contabilizados em Israel e nos Estados Unidos.


“Enquanto houver uma criança infectada, crianças de todos os países correm o risco de contrair a poliomielite. Se a doença não for erradicada, podem ocorrer até 200 mil casos no mundo a cada ano, dentro do período de uma década”, informou a Opas.


O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. Entretanto, a Opas alerta que, até que a doença seja erradicada no mundo, há risco de casos importados e, consequentemente, de o vírus voltar a circular em território brasileiro. “Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante”, acrescentou.


Fonte: Diário de Pernambuco