Estudantes interessados em ingressar no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ganharam mais tempo para se inscrever na seleção. As inscrições, que deveriam acabar nesta terça-feira (01), foram prorrogadas por mais 10 dias. Significa que agora o prazo vai até 11 de novembro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do processo seletivo.
Para o primeiro semestre letivo de 2023 serão ofertadas 5.396 vagas em cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional Proeja.
Não haverá vestibular. A seleção dos novos estudantes será por meio da análise do desempenho escolar do ensino fundamental ou médio ou da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o nível do curso escolhido.
O IFPE tem câmpus em 16 cidades pernambucanas. Uma das novidades é a criação de 13 cursos novos em sete municípios (Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista e Pesqueira).
VAGAS
Há 2.195 vagas em cursos técnicos subsequente (para quem já concluiu o ensino médio) e 1.925 para técnicos integrados ao ensino médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental e vai cursar os ensinos médio e técnico ao mesmo tempo).
Outras 1.205 vagas são em cursos superiores. Tem ainda 35 vagas em curso de qualificação profissional Proeja, destinado a jovens e adultos que não cursaram o ensino médio e têm mais de 18 anos.
ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS: Veja cidades onde há vagas e quais são os cursos. Inscrições para seleção começam nesta terça-feira (1º)
Quer receber notícias sobre o Enem, SSA, Sisu e vestibulares? Cadastre-se no Zap do Fera
Escolas técnicas estaduais de Pernambuco vão oferecer quase 10 mil vagas para 2023. Inscrição para seleção começa dia 1º
Nesta edição da seleção de novos alunos, o IFPE oferece 5396 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, cursos técnicos subsequentes, curso de qualificação profissional Proeja e cursos superiores, ofertados nos 16 campi e em 5 polos de Educação a Distância.
NOVO CRONOGRAMA
Como houve aumento do período de inscrições foi necessário alterar o cronograma de outras etapas da seleção.
Segundo o IFPE, a divulgação das instruções para os procedimentos de heteroidentificação e aferição da condição de indígena será no dia 14 de novembro, e a lista preliminar das inscrições será publicada no dia 21.
O prazo para retificação de inscrições vai de 22 a 23 de novembro. Na ocasião, os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão visualizar os motivos do indeferimento, retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. A lista final das inscrições será publicada no dia 28.
A lista preliminar de classificação será publicada em 29 de novembro. O listão final sairá em 5 de dezembro, a partir das 17h.
COTAS
O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro deste percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também há reserva de vagas nos cursos de vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.
COMO SERÁ A SELEÇÃO
Interessados devem acessar o site do processo seletivo, preencher a ficha de inscrição e enviar a documentação exigida.
O participante que escolher disputar vagas dos cursos técnicos integrados ou de qualificação profissional na modalidade Proeja será selecionado a partir das suas notas em português e matemática obtidas no ensino fundamental.
Aquele que concorrer às vagas dos cursos técnicos subsequentes poderá optar por utilizar as notas de português e matemática tiradas no ensino médio ou a sua média do Enem nas provas de linguagens e de matemática.
No caso do resultado do Enem poderá ser aproveitado o desempenho geral em uma das cinco últimas edições do exame (2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021).
Para os cursos superiores, o IFPE vai selecionar os candidatos com a nota do Enem também dos cinco anos passados (de 2017 a 2021).
NOVOS CURSOS
São 13 cursos novos em sete câmpus. A maioria é de cursos técnicos integrados ao ensino médio, atendendo a uma demanda antiga de algumas das unidades que não ofereciam esta modalidade. Veja quais são e as cidades onde serão ofertados:
Abreu e Lima
Segurança do Trabalho (técnico Integrado ao ensino médio)
Tecnologia em Gestão Hospitalar (superior)
Cabo de Santo Agostinho
Hospedagem (técnico Integrado ao ensino médio)
Meio Ambiente (técnico Integrado ao ensino médio)
Jaboatão dos Guararapes
Técnico em Comércio (técnico Subsequente)
Desenvolvimento de Sistemas (técnico Integrado ao ensino médio)
Administração (técnico Subsequente)
Olinda
Computação Gráfica (técnico Integrado ao ensino médio)
Produção Multimídia (superior)
Palmares
Informática para Internet (técnico Integrado ao ensino médio)
Paulista
Administração (técnico Integrado ao ensino médio)
Informática para Internet (técnico Integrado ao ensino médio)
Pesqueira
Meio Ambiente (técnico Integrado ao ensino médio)
Fonte: Jornal do Comercio