IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sábado, 22 de julho de 2023

Café expresso pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, sugere pesquisa



 O estagiário aqui não vive sem um bom cafezinho | Um estudo recente, publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, revelou que duas a três xícaras diárias de café expresso têm o potencial de inibir a agregação da proteína tau, associada ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, que resulta na deposição de duas proteínas específicas no cérebro: a tau, que se concentra dentro dos neurônios, e a beta-amilóide, que se acumula em placas entre os neurônios.

Em cérebros saudáveis, as proteínas tau desempenham um papel fundamental na estabilização das estruturas neurais. No entanto, em casos de doenças neurodegenerativas, elas se agrupam em fibrilas, causando danos significativos.

Pesquisadores há muito tempo suspeitavam que prevenir essa agregação poderia ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. Isso impulsionou a equipe liderada pela pesquisadora Mariapina D'Onofrio, professora associada da Universidade de Verona, a investigar se os compostos presentes no café expresso poderiam interromper a agregação da proteína tau em testes in vitro. As informações são do O Globo.

(Foto: Pixabay - imagem ilustrativa)

Fonte: TV Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário