Na semana passada, o prédio Sobrado do Imperador, localizado no Sítio Histórico de Igarassu, recebeu a ação de vândalos, tendo trecho de sua faixada danificada com pichação. Desde 2010 o prédio abriga o Escritório Técnico do Iphan em Igarassu e a Casa do Patrimônio, espaço onde são promovidas diversas ações culturais e educativas, como o Jogo do Patrimônio e palestras.
Curiosamente, a cidade de Igarassu tem pouco registro desse tipo de ocorrência, porém, o ato de pichar patrimônio público é crime, por isso, o caso vai ser encaminhado a Polícia Federal, por se tratar de prédio tombado. Funcionário da secretaria executiva de Patrimônio do município, já fez a remoção e nova pintura no local.
O prédio foi erguido em 1675, mas só ganhou esse nome de "Sobrado do Imperador" em 1859, ano em que Dom Pedro II visitou a Vila de Igarassu.
João Morais, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu, lamemtou o fato, lembrando que o incentivo a educação patrimonial contribui para inibir o vandalismo.
Em setembro, a entidade vai realizar ação em comemoração a Semana do Patrimônio, junto às escolas, sobre o tema.
O colunista do GR, professor Fernando Melo, também expressou supresa com o fato e pediu reforço na segurança, Polícia Militar e Guarda Municipal, como também a instalação de mais câmeras de monitoramento na área.
A população do Sítio Histórico pode ainda contribuir com as investigações, através de denúncias.
Fotos: Divulgação
#jornaldogranderecife
Nenhum comentário:
Postar um comentário