De acordo com um estudo publicado na revista científica JAMA Oncology nesta quinta-feira (27), realizar atividades simples como varrer a casa, subir as escadas do prédio ou carregar bolsas de compras do mercado pode contribuir significativamente para a prevenção do câncer.
A pesquisa, conduzida por médicos australianos, acompanhou 22 mil pessoas que se consideravam sedentárias ao longo de sete anos, utilizando pulseiras inteligentes para monitorar os riscos de câncer associados ao sedentarismo.
Os resultados revelaram que a prática de pequenas atividades físicas intermitentes e vigorosas (VILPA) reduziu em 32% as chances de desenvolver câncer. Essas atividades englobam exercícios do cotidiano que não requerem uma academia, tais como varrer a casa, caminhar enquanto faz compras ou brincar com crianças.
Para os pesquisadores, esse tipo de atividade pode ser uma alternativa acessível para pessoas que não têm recursos para investir em academias ou que não apreciam exercícios físicos guiados.
O estudo identificou que aqueles que adotaram essas práticas físicas intermitentes tiveram menor risco de desenvolver os seguintes tipos de câncer: fígado, pulmão, rim, cárdia gástrica (um tipo de câncer de estômago), endométrio, leucemia mieloide, mieloma, colorretal, cabeça e pescoço, bexiga, mama e esôfago. Com base nesses resultados, incorporar atividades físicas leves no dia a dia pode ser uma estratégia promissora na prevenção dessas doenças. Com informações do Metrópoles.
📸: Freepik
#estudo #oh #câncer
Nenhum comentário:
Postar um comentário