IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 16 de abril de 2024

Doadores de órgãos podem registrar sua vontade em cartórios, de forma gratuita e digital.



 Saúde | Apesar do Brasil liderar o ranking de transplantes de órgãos, cerca de 49% dos familiares recusaram a doação dos órgãos do parente falecido no último ano, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Essa recusa é principalmente devido à desinformação e à falta de compreensão da morte encefálica, além de outros motivos. Mesmo que a pessoa tenha declarado ser doadora em vida, a decisão final cabe à família, o que pode, muitas vezes, complicar o processo.

No entanto, uma novidade apresentada pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Colégio Notarial do Brasil e o Ministério da Saúde pode mudar esse panorama.

Desde o início deste mês, qualquer pessoa pode agora realizar uma Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) nos mais de 8 mil cartórios do país.

O documento, totalmente eletrônico, deve ser preenchido para expressar o interesse em ser doador, permitindo que se escolha quais órgãos deseja doar.

A lista inclui coração, pulmão, pâncreas, intestino, rim, fígado, bem como tecidos como córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue do cordão umbilical.

Após o preenchimento, o cartório receberá o formulário e entrará em contato com a pessoa interessada por meio de uma videoconferência, para identificação e registro do interesse.

Assim, o representante do cartório e a pessoa interessada assinarão a AEDO, tornando a escolha legalmente válida. Com este documento, os profissionais de saúde poderão comprovar à família o desejo do falecido.

O documento pode ser preenchido no site da AEDO ou através do aplicativo e-notariado, disponível para download nas lojas de aplicativos.

Quanto à situação da fila de transplantes no país, atualmente mais de 42 mil pessoas aguardam por um órgão, segundo o Ministério da Saúde.

Para conferir a matéria completa, acesse TVJORNAL.COM.BR

(Imagens: Banco de Imagens/ Freepik)

Nenhum comentário:

Postar um comentário