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segunda-feira, 1 de abril de 2024

Veja o cronograma para tirar a nova Carteira Nacional de Identidade em Pernambuco

 


As pessoas com mais de 60 anos podem pedir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta segunda (1º).

 

A informação é da Polícia Civil de Pernambuco, que divudlgou todo o cronograma de solicitações, até 2027. 


O documento foi lançado oficialmente no estado em solenidade realizad no dia 21 de março deste ano. 

 

O evento aconteceu na sede do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), em Santo Amaro, na área central do Recife.

 

 Ele contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB). 

 Segundo o gerente do IITB, o delegado Paulo Jean, o lançamento da nova identidade é um "marco histórico". 

 

Cronograma

 

De acordo com o cronograma, crianças de 0 até 11 anos poderão pedir a nova identidade a partir de 1º de julho deste ano. 

 

Entre 12 e 14 anos, as solicitações devem ser feitas a partir de 1º de outubro.

 

As pessoas entre 15 e 19 anos  poderão pedir o documento  a partir de 1º de janeiro de 2025.

 

Entre 20 e 24 anos, os pedidos serão feitos a partir de 1º de abril de 2025.

 

As pessoas de 25 a 29 anos poderão tirar a nova identidade a partir de 1º de julho do ano que vem. 

 

As pessoas de 30 a 34 anos poderão tirar a carteira a partir de 1º de outbro de 2025.

 

para pessoas entre 35 e 39 aos, o prazo é 1º de janeiro de 2026. 

Entre 40 e 44 anos, os pedidos devem ser feitos a partir de 1º de abril de 2026.

 

Entre 50 e 54 anos, o prazo será 1º de outubro de 2026.

 

Entre 55 e 59 anos, os pedidos devem ser feitos  a partir de 1º de janeiro de 2027. 


Conheça a carteira 

 

A Nova Carteira de Identidade tem padrão nacional e número único para todo o País, o CPF. 

 

Além disso, possui um fluxo oficial de emissão e de dados de identificação em todo o país.

 

Assim, suspende o uso de informações divergentes na identificação do cidadão. 

 

A nova carteira estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação.

 

Segundo o Governo federal, isso permite  a "redução das fraudes e custos para sociedade, tudo em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados".

 

Como funciona

 

Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública.

 

Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o novo documento também possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos. 

 

A CIN também inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais.

 

Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados, além da inclusão de uma área específica no documento da Machine Readable Zone (MRZ), com possibilidade de utilização como documento de viagem, desde que haja acordo entre países. 


Fonte: Diário de Pernambuco

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