IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Mobilidade

 


MOBILIDADE 🚌 | Os benefícios da gratuidade no transporte público como política social foram, mais uma vez, confirmados. Agora, por um estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), entidade que representa os operadores privados dos sistemas no País.


O estudo valida o que São Paulo confirmou recentemente, após adotar a Tarifa Zero aos domingos (aumento de 31% na demanda de passageiros), assim como outras cidades que implantaram ou já experimentaram o modelo - entre elas o Grande Recife. Não houve cobrança da passagem nos ônibus da Região Metropolitana do Recife nas Eleições 2022, quando a demanda aumentou 115% em relação aos domingos comuns e 59% na comparação com o primeiro turno, quando o governo de Pernambuco não ofereceu gratuidade e uma tímida oferta de transporte.

  

Segundo a NTU, houve um aumento significativo no número de passageiros nas localidades onde foi implementada a Tarifa Zero no transporte coletivo público. Atualmente, 106 municípios do País oferecem a gratuidade diariamente. São cidades que reúnem mais de 5 milhões de habitantes em que não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus, a tarifa zero universal.


O levantamento comparou a quantidade de passageiros antes e depois da adoção do passe livre em 12 cidades. E constatou que em todos os municípios pesquisados houve uma elevação significativa na demanda por viagens de ônibus, que variou de 33% a 371%.


“O aumento da demanda indica o potencial de uso do transporte público pela população. A tarifa zero promove uma maior mobilidade e acessibilidade, facilitando deslocamentos para as atividades essenciais no ambiente urbano, em diferentes horários do dia, não só em horário de pico”, avalia o diretor-executivo da NTU, Francisco Christovam.


📲Confira a matéria completa em JC.COM.BR


(FOTO: Bruno Campos/ Acervo JC Imagem)

#onibus #passelivre #transporte #jm #mobilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário