IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 24 de maio de 2022

Um balé de esperança em Igarassu

 


Criado em 2018, o Ballet Raio de Luz faz parte das iniciativas sociais desenvolvidas pelo Grupo Espirita Seara da Caridade, o GESC, uma instituição espírita, filantrópica e sem fins lucrativos. A sede do projeto, que atende em torno de 30 meninas, entre os 4 e 15 anos de idade, fica localizada no bairro Santa Rita, na comunidade Água Mineral, no município de Igarassu, Região Metropolitana do Recife. A fundadora do projeto, Raquel Gusmão, afirmou que o Ballet Raio de Luz nasceu para afastar as crianças e adolescentes da comunidade de situações perigosas, como o tráfico de drogas e a prostituição.


“Iniciamos o trabalho com arte, cultura e educação com as filhas das famílias assistidas pelo GESC, mas, agora, ampliamos para meninas de outras comunidades próximas. Nosso intuito é acolher e despertar sonhos, além de passar o conhecimento da arte. Criar um laço com essas crianças e jovens, podendo conscientizá-las cada vez mais. Também mostramos que é possível realizar sonhos, trazendo esperança de dias melhores para cada uma delas”, disse Raquel.


A ativista pontuou que a pandemia trouxe para entidade muitos desafios, pois boa parte de seus doadores ficaram desempregados. As doações caíram. “Ficamos sem fardamento para as alunas novatas, por um período. Chegamos a ficar até sem lanches para as crianças. Também tivemos de diminuir as quantidades de aulas por mês para conseguir continuar com o projeto. Iniciamos as aulas online, mas. no entanto, algumas crianças não tinham acesso à internet.”


Ainda de acordo com a fundadora, as novas ações planejadas pela instituição ficaram, por um momento, limitadas por falta de recursos. “Com a pandemia, as doações diminuíram, fazendo com que nossos novos projetos ficassem travados. Mas com a ajuda de amigos, voluntários e doadores, os projetos não pararam completamente. A instituição recebe doações de fardamentos de balé, como sapatilhas, meias, collants, roupas em geral, sempre em bom estado, além de alimentos não perecíveis. E, claro, todos os tipos de materiais de construção, materiais escolares e lanches”, detalhou.


Raquel ressaltou a relevância do trabalho do voluntariado na vida das meninas atendidas pela entidade. “Somos 40 pessoas engajadas em fazer o melhor para ajudar o próximo.”


Atualmente, a meta é a construção de um espaço para arte e cultura, o que possibilitaria a ampliação das atividades sociais. As doações para a estruturação do local podem ser feitas através de uma vaquinha online, que pode ser acessada pela rede social da ONG no Instagram, @raiodeluz_ballet. A ajuda para as aulas também são realizadas pelo Instagram. O apoio financeiro, por sua vez, pode feito pelo Pix, através da chave 053 636 214 -95 (Raquel Gusmão Gomes do Nascimento).

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário