Você sabia que 150 hectares de Mata Atlântica densa estão em risco de desmatamento aqui em Pernambuco? 🔥
Querem desmatar o equivalente a 200 campos de futebol. São mais de 300 mil árvores e tudo isso para construir um Complexo Militar que abrigará uma escola para formação de Sargentos do Exército.
O Exército prevê que será necessário replantar 460 mil de mudas nativas da Mata Atlântica como “compensação ambiental”. Dá para imaginar?
É um Complexo Militar. Além da escola com pavilhões, auditórios, alojamento e refeitório, vai ter também um Batalhão de Comando e duas Vilas Militares com 29 blocos de 6 andares com 24 apartamentos cada. Tudo isso DERRUBANDO TODAS ESSAS ÁRVORES.
Isso em Aldeia, dentro da APA Aldeia Beberibe - que é uma Área de Proteção Ambiental. Esse pedaço de Mata Atlântica, reconhecido como o maior bloco de Floresta Atlântica ao norte do Rio São Francisco, abriga a sub-bacia do Rio Catucá com centenas de nascentes, e ali se concentram todos os mananciais responsáveis por alimentar o lago-reservatório do Sistema Botafogo. O Sistema é responsável pelo abastecimento de cerca de 1 milhão de habitantes, em parte da Região Metropolitana do Recife e praias do Litoral Norte. Os impactos sobre a hidrografia e sobre o regime de chuvas serão inevitáveis! No futuro próximo, pode faltar, mais ainda, água na sua torneira.
Essa não é uma petição contra a Escola de Sargentos, mas contra o desmatamento na APA Aldeia Beberibe. Há várias alternativas de locação para o projeto, sem desmatamento, sugeridas pelo Fórum. Dentro da própria área do Exército há 196 hectares de área plana e desmatada que poderia abrigar com sobra todos os equipamentos do Complexo Militar em Pernambuco sem precisar desmatar uma árvore!
Se o Governo do Estado e o Exército não alterarem o local de construção da Escola, vai ser o MAIOR DESMATAMENTO de Mata Atlântica do Século 21 em Pernambuco.
O link para o ABAIXO ASSINADO está na Bio: forumsocioambientaldealdeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário