IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sábado, 30 de maio de 2020

Igarassu oferece atendimento psicológico por telefone.


A prefeitura de Igarassu está disponibilizando atendimento para as pessoas que necessitam de cuidar  da nossa saúde mental nesse período de isolamento social.
Por isso, sempre que precisar, você pode contar com o atendimento psicológico por mensagem, ligação ou videochamada. Entre em contato!
Segunda à sexta - 8h às 12h e 13h às 16h.

Governo prorroga até 30 de setembro prazo para alistamento militar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo federal prorrogou, até 30 de setembro, o prazo para o alistamento militar obrigatório de 2020, em razão das medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O Decreto nº 10.384/2020 foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.

Normalmente, a apresentação obrigatória é feita dentro dos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 anos de idade. Para se alistar, ele deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.

No caso dos brasileiros naturalizados ou por opção pela apresentação, o alistamento é feito dentro do prazo de 30 dias, a contar da data em que receberem o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. De acordo com o decreto publicado hoje, em 2020 esse prazo fica prorrogado para 90 dias.

Todo brasileiro do sexo masculino deve se alistar no ano em que completar 18 anos. Caso ele perca o prazo, está sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Nesse caso, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, seja eletivo ou de nomeação, obter carteira profissional, assinar contrato ou receber qualquer prêmio de governos federal, distrital, estaduais ou municipais.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Aulas presenciais em escolas e faculdades de Pernambuco continuam suspensas até 30 de junho


Desde 18 de março que alunos de escolas e faculdades não têm aulas presenciais em Pernambuco, uma das medidas para conter o avanço da covid-19 - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Escolas, faculdades e universidades de Pernambuco, públicas e privadas, permanecerão sem aulas presenciais até o fim de junho por causa da pandemia do novo coronavírus. Decreto estadual que prevê o fechamento dos estabelecimentos de ensino, que expira domingo (31), vai ser renovado, garantiu o secretário estadual de Educação, Fred Amancio.

Ele confirmou a informação na fim da tarde desta sexta-feira (29), ao vivo, em entrevista no Programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal. Fred disse que o novo texto será publicado pelo governo neste fim de semana. Somente na educação básica, Pernambuco tem mais de um milhão de alunos (580 mil na rede estadual, 400 mil nas escolas privadas e 94 mil apenas na rede municipal de Recife). As unidades de ensino estão sem aulas desde 18 de março. 

"Ao longo deste fim de semana o governador Paulo  Câmara vai publicar um novo decreto, que não trata exclusivamente da educação, tem uma série de outras atividades envolvidas. Em paralelo, há todo um trabalho de planejamento da retomada das atividades", disse Fred. "Em junho continuaremos sem aulas presenciais no Estado. Não há ainda uma data para retorno das aulas fisicamente, pelo menos na educação básica", complementou.

ANO LETIVO
Esta semana, o professor Gauss Cordeiro, do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), disse, em entrevista à repórter Cinthya Leite, acreditar que as escolas não deverão retomar as aulas este ano por causa da pandemia da covid-19.

Questionado se o ano letivo está perdido, Fred Amancio acha que não. "É claro que vamos ter que adotar estratégias diferentes pois é um ano com prejuízos para as atividades escolares. Não só do ponto de vista de aprendizagem como do aspecto emocional. Mas é muito importante manter o vínculo dos alunos com a escola", destacou o secretário de Educação.

"Está havendo um esforço enorme, de todas as redes, para manter as aulas. Em hipótese alguma podemos abandonar o ano letivo. Se não conseguir dar todo o conteúdo este ano, completa em 2021. Mas como compromisso de sociedade, devemos fazer o máximo para não perder o ano", comentou.

EDUCA PE
Na próxima segunda-feira (1º) alunos e professores da rede estadual voltam à rotina de aulas remotas, após duas semanas de recesso escolar. O programa Educa-PE, que transmite aulas online pelo YouTube e na TV aberta (TVs Pernambuco, Alepe, Nova Nordeste e Universitária) passará também a ser transmitido pelo Facebook, a pedido dos estudantes, segundo Fred Amancio. 

Outra novidade é a mudança na grade de horários e na quantidade de aulas. As aulas do 9º ano do ensino fundamental passam a ser exibidas a partir das 13h (antes eram de manhã). Em seguida permanecem as aulas do ensino médio.

Mais uma alteração: as aulas de 50 minutos serão divididas em duas de 25, contemplando dois componentes curriculares. Foi uma forma de dinamizar mais as aulas, explica o secretário. Professores passarão por cursos de formação.

A Secretaria de Educação anunciou ainda o portal Educa-PE, onde os estudantes terão acesso a links das aulas não presenciais. A plataforma disponibilizará também atividades complementares aliadas aos conteúdos propostos pelos professores.

Fonte: Jornal do Comercio.

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho


A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho. Até o momento, mais de 2,1 milhões de pernambucanos já foram imunizados. No entanto, cerca de 1,4 milhão ainda precisam receber a dose, que protege contra três tipos da influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B.

A superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, reforça, principalmente, a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos (246.517 imunizadas - 32,7%) e das gestantes (36.871 - 37,5%). "Precisamos continuar lembrando a população da importância dessa vacina, que pode evitar adoecimento, internações e mortes. E estimulando as secretarias municipais a seguirem as medidas de segurança e higiene nos postos de saúde e também a criarem estratégias para chegar mais próxima do público, principalmente neste momento de isolamento”, afirmou.

Além das crianças e gestantes, podem se vacinar contra a influenza: puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), adultos entre 55 e 59 anos, população indígena, pessoas com deficiência e comorbidades, professores dos ensinos básico e superior, forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (motoristas de ônibus e cobradores), portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, trabalhadores de saúde e idosos.

É preciso levar a caderneta de vacinação para que a dose contra a influenza seja realizada. Os profissionais de saúde ainda devem analisar o documento e, caso haja alguma vacina em atraso, aproveitar para fazê-la.

Além disso, é necessário apresentar documentação que comprove a inclusão nos grupos prioritários. Pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais, por exemplo, devem apresentar prescrição médica. Puérperas devem apresentar comprovação do parto, como certidão de nascimento.

Portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E).

Força de segurança e professores também devem mostrar documentação/contracheque. No caso de pessoa com deficiência, o Ministério da Saúde sugere apresentar laudos ou declarações médicas, comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria. 

Fonte: Diário de Pernambuco

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Detran-PE prorroga prazo de validade do CRLV de 2019; Veja como fica


Levando em conta as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, o prazo de validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) do exercício de 2019 foi prorrogado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A medida consta na Portaria 2271, publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta (29), e amplia o período em que o portador do CRLV pode circular com o documento de 2019. 

A decisão foi tomada pelo diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Roberto Fontelles. O prazo limite para a circulação com o CRLV 2019 fica da seguinte forma:

Confira o final da placa e o prazo final para portar o CRLV do exercício de 2019:
1 e 2: até julho
3, 4 e 5: até agosto
6, 7 e 8: até setembro
9 e 0: até outubro

Além das questões burocráticas, a medida foi adotada levando em conta que as taxas e impostos, referentes ao licenciamento de veículos, envolve vários órgãos estaduais, que estão com os serviços suspensos ou com funcionamento reduzido, entre eles, o próprio Detran. A iniciativa visa ainda, facilitar a vida dos proprietários de veículos, oferecendo mais tempo e, com isso, reduzir aglomerações, impróprias no atual momento de saúde pública.

O Detran-PE, seguindo determinação do Governo de Pernambuco, e com o objetivo de colaborar com as ações de combate à Covid-19, suspendeu os
atendimentos presenciais, desde o dia 23 de março, por tempo indeterminado. A decisão teve como princípio proteger a saúde dos servidores do órgão e da população em geral evitando o contágio comunitário.

Fonte: TV Jornal

Live com Rala Coco Maria


Seguro-desemprego: Secretário diz que não há fila; veja como solicitar

A Carteira de Trabalho Digital está disponível desde o final de setembro de 2019 - Foto: Marcello Casal Jr/ABr
Agência Brasil

O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, disse nessa quinta-feira (27) que não há fila para a obtenção do seguro-desemprego no país.

Em entrevista coletiva transmitida pela internet para apresentar os dados do emprego formal no país, Dalcolmo disse que a liberação do seguro-desemprego está sendo feita de maneira “praticamente automática”. Ele enfatizou que não há “represamento” do seguro e lembrou que as pessoas que perdem o emprego têm 120 dias para ir a uma agência do trabalhador ou fazer a solicitação pela internet. Segundo Dalcomo, há pessoas com direito ao benefício, mas que ainda não fizeram o pedido.

“Pode ser que tenha gente que está esperando a agência do Sine abrir ou talvez ainda tenha um fonte de recursos e quer gerenciar isso ao longo do tempo”, disse Dalcolmo. Ele acrescentou que não há necessidade de ir a uma agência de trabalho para fazer a solicitação. “Todo trabalhador que tem direito ao seguro-desemprego pode fazer o pedido pelo site ou aplicativo.”

O secretário destacou que, em janeiro deste ano, menos de 5% dos pedidos de seguro-desemprego eram feitos por meio digital. Com o fechamento das agências devido à pandemia de covid-19, o percentual subiu para 85%. “Os pedidos são feitos de maneira digital, sem expor ninguém a filas, sem ter que ir para rua.” Dalcomo reconheceu que houve alguns problemas de cadastro, que já foram resolvidos.

Como solicitar
De acordo com o governo, o pedido de seguro-desemprego pode ser feito por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (android e IOS) ou pelo portal gov.br; pelo telefone de uma agência do trabalho ou telefone 158; ou ainda pelo e-mail da agência do trabalho do estado do trabalhador. O e-mail das superintendências regionais do Trabalho segue um padrão: trabalho.(uf)@mte.gov.br. É preciso trocar a UF pela sigla correspondente do estado. Em São Paulo, por exemplo o e-mail é trabalho.sp@mte.gov.br.

Para fazer o pedido, é preciso ter o número do CPF e o Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego, que o empregador fornece ao empregado no momento da dispensa sem justa causa.

Carteira de Trabalho Digital
A Carteira de Trabalho Digital está disponível desde o final de setembro de 2019. O aplicativo, em substituição ao documento físico, pode ser baixado para celular nas versões iOS e Android e Web.

O documento digital foi previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros que estejam registrados no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Cada trabalhador terá de habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no portal gov.br.

Fonte: TV Jornal

Boletim do Covid-19 em Igarassu


Caixa abre no próximo sábado (30) para saque de auxílio emergencial

Atendimento ao público será das 8h ao meio-dia - Foto: Filipe Jordão / JC Imagem

A Caixa vai abrir 2.213 agências no próximo sábado (30), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício. A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos.

Em época de pandemia, o auxílio emergencial está sendo pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.

Antes de ir a uma agência, orienta a Caixa, os clientes devem consultar as unidades que estarão abertas em sua localidade.

Desde o dia 20 de maio, foi creditado em 31 milhões de contas o pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões.

Outras datas
Nesta sexta-feira (29), terminam os escalonamentos definidos para pagamento da segunda parcela aos beneficiários do auxílio emergencial que integram o Bolsa Família, contemplando 9,5 milhões de pessoas, e para o pagamento da primeira parcela aos 8,3 milhões que ainda não tinham recebido o recurso, totalizando R$ 5,3 bilhões.

Segundo a Caixa, mesmo após o encerramento desses prazos, os valores do auxílio continuarão disponíveis para recebimento.

Horário de chegada
A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 12h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente.

O banco informou ainda que fechou parceria com 1.190 prefeituras em todo o país para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas. De acordo com a Caixa, a triagem nas filas foi reforçada, de forma que aqueles que não estão na data respectiva de pagamento em espécie não permaneçam no local.

Cartão de débito virtual
O beneficiário não precisa sacar o auxílio para usar o dinheiro. O aplicativo Caixa Tem possibilita ao cidadão fazer transferências bancárias e pagar contas, como as de água, luz e telefone.

Além disso, o aplicativo disponibiliza gratuitamente o cartão de débito virtual Caixa para fazer compras pela internet, aplicativos e sites. O cartão também é aceito em maquininhas autorizadas com a funcionalidade do cartão virtual de débito.

Para usar o serviço, o beneficiário precisa gerar o cartão virtual. Para isso, o primeiro passo é atualizar o Caixa Tem. Depois, entrar no aplicativo e acessar o ícone Cartão de Débito Virtual. É o último da tela inicial. Feito isso, o usuário deve digitar a senha do Caixa Tem. Em seguida, aparecem os seguintes dados: nome do cidadão, número e validade do cartão e código de segurança. Ao lado do código, é preciso clicar em “gerar”.

O código de segurança vale para uma compra ou por alguns minutos. Para fazer outra compra, é preciso gerar novo código.

Até a última segunda-feira (25), foram movimentados R$ 719,2 milhões pelo cartão de débito virtual Caixa, informou o banco.

Fonte: Rádio Jornal

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Plataforma gratuita reúne oficinas, contação de histórias e atividades para crianças durante a quarentena


A plataforma Criança em Casa, disponível através da internet, foi criado para ajudar na convivência entre adultos e crianças durante o período de pandemia do novo coronavírus. De contação de história em vídeos a atividades práticas como receitas fáceis para a família se divertir com segurança na cozinha, o programa é voltado para crianças entre de até 12 anos 

Segundo Ana Sofia Costa, diretora-executiva da Saúde do Recife, o Criança em Casa também será lançado no formato de aplicativo para celulares, mas ainda não há uma data. Por enquanto, ele está acessível através da página do programa.

"[A plataforma] tem atividades lúdicas e de diversão em um contexto pedagógico para as crianças aprenderem. A gente tem sempre o desafio de inventar atividades criativas e [o programa] traz oficinas de brincadeiras com material reciclável, oficina de culinária, contação de história em vídeos, livros e revistas tipo gibi, livros virtuais também para os pais e jogos e outras atividades", disse Sofia.

Entre as atividades também estão prática de yoga para crianças, shantala e a programação completa da 6ª Semana do Bebê do Recife, que vai até o domingo (31).

De acordo com a prefeitura, o programa contou com a colaboração de profissionais da rede municipal de diversas áreas de atuação (educação, saúde e lazer) e de parceiros para a elaboração.

Fonte: G1 PE

Como tirar CPF online? Saiba fazer pedido pela Internet


Tirar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) online é uma alternativa durante a quarentena provocada pela pandemia de coronavírus. Esse é o documento que a Receita Federal utiliza para identificar seus contribuintes. Por exemplo, para declarar imposto de renda, abrir uma conta no banco ou assinar um serviço online é necessário informar os 11 números que compõem o seu CPF. Além disso, para solicitar o auxílio emergencial aprovado pelo governo para reduzir os efeitos econômicos causados pela epidemia de COVID-19, é preciso ter o próprio cadastro e o dos familiares dependentes, como os filhos.
Desde 2012 já é possível tirar o CPF gratuitamente pela Internet, mediante o preenchimento de um formulário disponível no site da Receita Federal. No entanto, esta opção possui algumas regras e somente os cidadãos com título de eleitor e idade entre 16 e 25 anos poderiam solicitar o cadastro de pessoa física online. Com as regras de distanciamento social, o Ministério da Economia flexibilizou o regulamento e, agora, qualquer pessoa pode fazer o pedido remotamente. No entanto, esse pedido não é feito pelo mesmo formulário. A seguir, confira como solicitar o seu CPF online.

Como tirar CPF online pelo formulário da Receita Federal

Passo 1. Acesse a página inicial da Receita Federal (receita.fazenda.gov.br) e clique na opção "Serviços" no menu principal;

Passo 2. Na página de serviços, clique na opção "Inscrição - 1ª via CPF - Brasileiros Residentes no Brasil", localizada na coluna "Serviços em destaque";

Passo 3. Na página de inscrição, clique na opção "Online", localizada na coluna "Onde" ao lado de "Situação";

Passo 4. Preencha o formulário com as informações pedidas e clique em "Enviar". Após essa tela, você será direcionado para uma página que já apresentará seu número de CPF;

Como tirar CPF online por e-mail

Se o seu caso não se adequa às regras para inscrição pelo formulário online, é possível solicitar o CPF por e-mail. A solução é temporária e tem validade até o dia 29 de maio. A medida foi tomada pela Receita Federal para evitar que os cidadãos saíssem de casa no período de distanciamento social necessário para conter a pandemia de coronavírus.

O e-mail deve ser enviado para o estado de sua jurisdição e conter os seguintes documentos anexados:

1. Documento de identificação atualizado digitalizado
2. Título de eleitor (facultativo)
3. Comprovante de endereço (facultativo, mas será preciso informar o endereço completo no corpo do e-mail)
4. Protocolo de atendimento fornecido pelo Banco do Brasil, Correios ou Caixa Econômica ou Protocolo de Atendimento gerado na Internet (facultativo)
5. Foto de rosto (selfie) segurando o documento de identidade aberto (frente e verso) com número e foto do documento legíveis.
É importante ressaltar que nos casos de inscrição de crianças, a selfie precisa ser de um de seus responsáveis legais. Para saber para qual endereço de e-mail a solicitação deve ser enviada, é necessário localizar o estado de sua jurisdição na lista abaixo:

4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) - atendimentorfb.04@rfb.gov.br

Vale lembrar que a Receita Federal não emite mais o cartão de CPF. Outros documentos, como RG e carteira de motorista, apresentam o número do mesmo e são suficientes para a comprovação. Você também pode emitir um comprovante da sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas pelo site da Receita Federal (servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp).

terça-feira, 26 de maio de 2020

Vereadores destinam recursos para instalação de um Hospital de Campanha em Igarassu


Por unanimidade, os vereadores de Igarassu aprovaram na sessão remota da última quinta-feira (21), a destinação do valor total de suas Emendas Impositivas apresentadas ao orçamento do município de 2020 para a instalação de um hospital de campanha na cidade.
.
A soma total dos recursos destinados através das Emendas chega a R$6,2 milhões, que foram reservados no orçamento municipal para realização de obras, projetos ou repasses às instituições. O mecanismo de remanejamento das Emendas acontece em um momento atípico, uma vez que o município tem apresentando dia-a-dia, uma curva de ascendência no número de contaminados e de óbitos registrados em decorrência do novo Coronavírus.
.
“Neste momento de pandemia é preciso que a prefeitura disponibilize recursos para diversas ações no fortalecimento do sistema de saúde pública, inclusive a instalação de um Hospital de Campanha. O dinheiro das emendas parlamentares irá ajudar o executivo a salvar vidas e vale salientar que todos os vereadores concordaram com essa transferência”, ressalta o presidente Câmara Municipal de Igarassu, Ademar de Barros (PSB).
.
Os hospitais de campanha são estruturas temporárias, feitas para cuidar das pessoas infectadas e que precisam ficar no isolamento, fato que nem sempre é possível acontecer devido às condições precárias de moradia de várias famílias igarassuenses. Nesse tipo de hospital, são realizados os primeiros atendimentos e até o internamento, caso necessário. Se o paciente tiver o quadro clínico agravado, poderá ser transferido com segurança para hospitais de maior complexidade. De acordo com o presidente da Casa, todos os vereadores estão preocupados com a situação da pandemia no município.
.
Com o resultado da sessão plenária remota, a Câmara Municipal de Igarassu estará enviando ofício ao chefe do poder executivo, Mário Ricardo (PTB) para que o mesmo delibere sobre a utilização do recurso das emendas na instalação do Hospital de Campanha.

Fonte: Facebook da Câmara Municipal de Igarassu

Chefe de atendimento do INSS tira dúvidas sobre acesso a benefícios durante a pandemia


A agências do INSS estarão fechadas até o dia 19 de junho por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas os servidores continuam trabalhando de maneira remota. Seja através do site "Meu INSS" ou pelo aplicativo, os segurados podem fazer os requerimentos dos benefícios pela internet, como explicou o chefe da Divisão de Atendimento do INSS, Renan Leal (veja vídeo acima).

Segundo Renan Leal, em sete dias foram dados mais de 7 mil acessos remotos aos funcionários para que eles pudessem dar conta da demanda. Inclusive, alguns deles trabalhavam nos atendimentos das unidades e agora auxiliam na análises de benefícios da Previdência Social.

O chefe da Divisão de Atendimento do INSS confessou que algumas pessoas estavam encontrando problemas ao tentar anexar documentos no site e também no aplicativo, mas que o problema já foi resolvido. Por causa do alto fluxo de procura, houve uma sobrecarga no sistema, que foi corrigida.

O tempo de espera do segurado para saber se o pedido de aposentadoria vai ser aceito até diminuiu, segundo Renan. "(O tempo de espera) reduziu, muito pelo contrário. Podemos dizer que, no Nordeste, todas as solicitações de requerimento de benefício inicial praticamente foram esgotados".

Renan explicou, passo a passo, o que precisa ser feito para solicitar a aposentadoria ou fazer a perícia médica. O segurado pode fazer o requerimento através do telefone 135 e também pela internet.

"Montamos uma nova unidade de atendimento remoto na cidade do Recife que irá atender milhões de pessoas, diminuindo o tempo de espera. Temos disponível também o 'Meu INSS', que pode ser baixado pelos [celulares] Android ou IOS, que tem mais de 95 funções de serviços que possibilitam requerimentos de aposentadorias, de benefícios assistenciais e até benefícios de auxílio-doença", afirmou.

Quem já estava com o atendimento agendado, tem a possibilidade de fazer um novo agendamento. Aí será considerada a possibilidade do requerimento na data anteriormente marcada para evitar perda para o segurado. Segundo Renan, foi disponibilizado um acesso de canal remoto para que as pessoas que estiverem fazendo o requerimento de auxílio doença tenham a possibilidade de juntar o atestado médico.

"Será feito um batimento das informações constantes no nosso cadastro, como qualidade de segurado, e verificação se ele tem a carência mínima exigida para receber o benefício de auxílio doença. E uma vez constatado o anexo, será automaticamente concedido um benefício provisório até o restabelecimento dos atendimentos de forma presencial", afirmou ele, que deixou claro que serviços como acerto de vínculos e remunerações ainda não funcionam de forma remota.

Quem precisa fazer perícia constante para saber se pode voltar ao trabalho ou se aquele benefício se tornará uma aposentadoria por invalidez, precisam ter a concessão dos médicos do INSS. Mas essa concessão não acontece de imediato.

"Só vai ser convertido em aposentadoria por invalidez os benefícios de auxílio doença que forem sugeridos pelo médico perito (do INSS). A ele que cabe verificar se aquela doença é passível de concessão da aposentadoria por invalidez ou não. Essa concessão não é de imediato. É sugerido pelo médico que fez o atendimento e o médico superior a ele é que vai identificar se aquela doença efetivamente é passível por invalidez", finalizou Renan.

Fonte: G1 PE

Ratos de NY praticam canibalismo devido à escassez de lixo causada pela pandemia


O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos apontou que ratos de rua, especialmente os de Nova York, estão sofrendo consequências drásticas por causa da pandemia do coronavírus. Devido ao número de restaurantes fechados e à baixa circulação de pessoas que transitam pelas ruas da cidade, a escassez de lixo tem feito com que os roedores desenvolvam novos comportamentos e hábitos alimentares, sendo o principal deles o canibalismo.

Segundo a autoridade de saúde norte-americana, os roedores estão apresentando alterações classificadas como incomuns e agressivas. "O fechamento de toda a comunidade levou a uma diminuição de alimentos disponíveis para roedores, especialmente em áreas comerciais densas", afirmou o CDC ao jornal britânico The Guardian.

Além de NY, as cidades de Washington, Chicago e Nova Orleans também enfrentam o mesmo problema, este que segundo o CDC é considerado comum durante desastres naturais. "Muitos desses ratos dependem de 'comida noturna', que são provenientes dos restaurantes, hotéis, bares e lojas. Tudo o que consumimos em movimento", disse o roentologista Bobby Corrigan ao The Washington Post.

O especialista também explicou à NBC News que o comportamento é comum tendo em vista a história da humanidade. "Esses ratos estão brigando, agora os adultos estão matando os filhotes no ninho e canibalizando os filhotes."

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças destaca como principais medidas preventivas o cuidado com lixos e detritos; vedar o acesso a residências e empresas; guardar lixo em lixeiras bem cobertas e remover alimentos de animais e pássaros de lugares acessíveis como os quintais, por exemplo.

Fonte: Folha de Pernambuco.

Boletim Covid-19 em Igarassu


segunda-feira, 25 de maio de 2020

Inscrições para o Enem seguem abertas até quarta-feira

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão abertas até a próxima quarta-feira (27) e devem ser feitas por meio da internet. O prazo começou no dia 11 e terminaria no dia 22, mas foi estendido por mais cinco dias.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as fotos poderão ser alteradas ou inseridas após o período de inscrições, na Página do Participante.

A foto deve ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Ela deve mostrar o rosto inteiro do participante com uma boa iluminação e foco, nos formatos de arquivo JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 MB. Imagens em PDF não serão permitidas.

As datas do Enem serão definidas após enquete que será feita com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante. As provas estavam previstas para novembro deste ano, mas em razão dos impactos ocasionados na sociedade pela pandemia de Covid-19, o Ministério da Educação decidiu pelo adiamento por 30 a 60 dias.

No Enem 2020, serão aplicadas duas modalidades de provas, a impressa e a digital. Todas as 101.100 vagas para a prova digital já foram preenchidas.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.

O valor da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio. Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema.

A regra se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. De acordo com o Inep, a medida beneficia quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção devido às restrições impostas pelo isolamento social em razão da pandemia de Covid-19.

Fonte: Diário de Pernambuco

domingo, 24 de maio de 2020

Com uso obrigatório no País, máscaras podem ser perigosas sem o descarte correto

Embora maioria da população esteja utilizando as máscaras artesanais e reutilizáveis, alguns equipamentos já são vistos jogados nas ruas - FOTO: Wellington Lima

As máscaras que viraram item obrigatório no País - por decretos estaduais e, em breve, como legislação já aprovada pela Câmara Federal - podem se transformar numa fonte de contágio do coronavírus. E, assim, no lugar de proteger, contaminar as pessoas. Isso se o descarte do equipamento não for realizado da forma correta. Embora a maioria da população tenha aderido às artesanais laváveis, flagrantes de equipamentos abandonados já podem ser vistos pela rua.

A reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), por exemplo, identificou algumas jogadas em locais públicos. Já há vídeos circulando nas redes sociais que mostram máscaras abandonadas no chão e no banco de ônibus e metrôs. Descartadas de forma indevida, elas podem contaminar, inclusive, uma grande quantidade de profissionais envolvidos diariamente com a rotina de coleta e tratamento do lixo produzido nas cidades. Somente no Recife - para se ter ideia da dimensão do perigo - são quase 3 mil profissionais envolvidos no trabalho de coleta e limpeza da cidade, dos quais 2.281 são garis. Ou seja, pessoas que têm contato direto com os resíduos. E o risco é ainda maior quando se considera que, antes da pandemia, a cidade produzia 45 mil toneladas de lixo por mês - 1,5 mil por dia.

Segundo a autarquia, após o isolamento social houve um aumento de 5% no volume de lixo domiciliar, o que implica em 7,5 toneladas a mais de resíduos diários. “De fato, começamos a receber reclamações do pessoal da limpeza de que estão encontrando máscaras eliminadas sem ser da forma correta. Por sorte, a grande adesão da população é às máscaras de tecido, que são reutilizáveis. Mas é preciso estar alertando as pessoas com frequência sobre a forma correta de descarte dos equipamentos. Inclusive as de tecido, que por muito uso ou dano, precisam ser eliminadas”, explica e alerta a presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas.
Por tudo isso, o descarte das máscaras exige cuidados especiais, tão necessários quanto as regras de utilização. E toda a precaução e solução para diminuir os riscos vêm de casa. Segundo orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, para fazer o descarte seguro é preciso usar dois saquinhos plásticos - um dentro do outro. Ao retirar a máscara do rosto, a pessoa deve segurar apenas pelo elástico e lavar as mãos antes e depois. Depois que a máscara estiver dentro do saco plástico, é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro.

“O lixo do banheiro é considerado comum, sem conter nenhum material reciclável. Logo, a gente imagina que esse resíduo não vai entrar em contato com outras pessoas e que irá para o destino próprio sem nenhum contato com recicladores, por exemplo”, reforça Marília Dantas, citando as recomendações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Outra dica importante é identificar o material e não encher demais a sacola onde ele foi armazenado.

Já a máscara de pano precisa ser lavada sempre depois de utilizada. Basta usar água e sabão ou deixar de molho, por 30 minutos, numa solução de água com água sanitária. Em seguida, colocar para secar. Para proteger recicladores e os garis, alguns serviços de coleta de lixo têm orientado os profissionais a não tocar nas máscaras descartáveis e utilizar uma pá para colocá-la em um saco de lixo. É o caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Algumas cooperativas do País têm isolado os resíduos recicláveis por 48 horas antes de fazer o manuseio.

NOVA LEGISLAÇÃO
A Câmara dos Deputados aprovou na noite do dia 19/5 - dia em que o Brasil chegou a quase 18 mil mortes pelo coronavírus - projeto de lei que obriga o uso de máscaras de proteção individual durante a pandemia. Caso passe pelo Senado sem mudanças, a regra precisará ser respeitada não apenas em espaços públicos, como ruas e praças, mas também em ônibus, metrôs e locais privados acessíveis ao público — como lojas e mercados.

Para virar lei, o PL precisa ser avaliado pelo Senado Federal e, na sequência, ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Só assim, quem sair de casa sem máscara será repreendido e precisará pagar multa. Pelo PL, o valor da cobrança poderá ser diferente em cada Estado ou município, sendo estipulado pelos governadores e prefeitos. 

Fonte: Jornal do Comercio.

Meia passagem do Vem Comum é suspensa aos domingos durante quarentena


A partir deste domingo (24) e enquanto durarem as medidas restritivas do Governo do Estado, o direito à meia passagem aos domingos com o cartão VEM Comum está suspenso.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (23) pelo presidente do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Marcelo Bruto, com o objetivo de aumentar o isolamento social, diminuindo a propagação da covid-19.

A medida passa a valer neste domingo (24) quando os cartões VEM Comum perderão, temporariamente, o benefício da meia tarifa neste dia da semana. O desconto de 50% na passagem aos domingos, através do VEM Comum, foi implantado em 2017 como forma de estimular a circulação de passageiros pela Região Metropolitana num dia em que naturalmente a demanda é baixa. Como foi decretara quarentena até o próximo dia 31 de maio, o CSTM abriu esta exceção e suspendeu o benefício provisoriamente.

Medidas
Com a adoção de medidas para conter o avanço do novo coronavírus em Pernambuco, a limpeza dos terminais integrados foi reforçada com a higienização dos ônibus, corrimãos, lavagem das paredes e plataformas de embarque e desembarque; marcações no piso que orientam para uma distância segura nas filas; ônibus extras nos TIs nos horários de pico da manhã e da tarde; distribuição de 30 mil máscaras entre usuários; e, mais recentemente, a instalação de lavatórios nos terminais Tancredo Neves, Aeroporto, Cabo, Cajueiro Seco e Joana Bezerra.

Fonte: TV Jornal

sábado, 23 de maio de 2020

Muitos animais abandonados pelas ruas de Igarassu


CARTA DO LEITOR: A leitora Daniela Santos cobra da Prefeitura de Igarassu algum ação para os cachorros e gatos abandonados pela cidade. Segundo ela, cada dia mais nos deparamos com animais sofrendo famintos e doentes jogados nas praças e demais logradouros públicos. 

Em outras cidades conhecemos atitudes governamentais para ajudar os animais abandonados, aqui em Igarassu por parte da Prefeitura não existe nada, parece que o prefeito não gosta de animais, já houveram vários pedidos de ajuda e nenhuma secretaria fez alguma coisa.

O único grupo que conheço,(pelas redes sociais) que vem fazendo um trabalho em ajudar os animais é do pessoal da Associação de Proteção aos Animais de Igarassu(APAIG), que sem apoio do governo, apenas de voluntários e colaboradores estão resgatando alguns animais.

Os animais de Igarassu precisam de ajuda, se depender da Prefeitura, todos estariam mortos.

Boletim do COVID-19 em Igarassu


sexta-feira, 22 de maio de 2020

Igarassu recebe novas viaturas para a Guarda Municipal

Foto: Ivonildo Pedro

A Prefeitura de Igarassu recebeu através de emendas parlamentaras da bancada de deputados federais de Pernambuco, 07 novas viaturas para Guarda Municipal, que vão auxiliar na atuação e fiscalização de barreiras sanitárias por toda cidade. 

Fonte: Facebook da Prefeitura de Igarassu

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta; veja como realizar a sua

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terminam às 23h59 - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terminam às 23h59 desta sexta-feira (22). As provas, entretanto, foram adiadas na quarta-feira (20) por 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto inicialmente no edital, por determinação do Ministério da Educação.Ontem (21), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes tinham feito a inscrição para participar desta edição do Enem.

Neste ano, o Inep também oferecerá o Enem Digital, porém, desde a semana passada, as 101,1 mil vagas ofertadas para a versão informatizada do exame já haviam se esgotado. A aplicação do Enem Digital será em laboratórios de informática, em diversas faculdades brasileiras, e o candidato receberá um cartão de confirmação da inscrição no exame, com o endereço da faculdade e o laboratório de informática onde fará a prova, sob supervisão de fiscais.

Inscrições
Para evitar erros na hora da inscrição, o Inep recomenda que todos os participantes façam o procedimento com calma. O aluno deve, por exemplo, verificar cuidadosamente as informações declaradas, pois, após a conclusão, algumas não poderão ser modificadas.

Os dados que constam na Receita Federal (nome, nome da mãe e data de nascimento) devem ser os mesmos declarados por quem vai fazer o Enem. Quando há divergência, o sistema informa que o participante precisa fazer a correção no órgão. A inscrição poderá ser concluída apenas após a atualização dos dados na Receita.

O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem, mas somente ao final do prazo de inscrições.

Os inscritos que se enquadram nos requisitos apresentados nos editais como beneficiários da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos sem a necessidade de um pedido formal. Para os demais, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição.

Nova data
Nos próximos dias, o Inep fará uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame, que estava previsto para os dias 1º e 8 de novembro (impresso) e 11 e 18 de novembro (digital).

Os candidatos serão convidados a responder a uma enquete na Página do Participante, para que possam manifestar sua opinião em relação ao melhor momento para realizar as provas.

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco, do Inep, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

Tanto na versão impressa quanto na digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

Fonte: TV Jornal

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Destruição no Cais de Nova Cruz



CARTA DO LEITOR: O leitor Paulo Guimarães ficou impressionado com a situação do Cais de Nova Cruz. O local passou por uma reforma recentemente por parte da Prefeitura de Igarassu, e em questão de minutos o Rio Timbó causou toda essa destruição.
O leitor questiona a qualidade do serviço que foi feito na área, o pessoal da prefeitura subestimou a natureza e o resultado é esse, infelizmente foi dinheiro público jogado fora.

Projeto Igarassu Solidário


A Prefeitura de Igarassu lançou o projeto Igarassu Solidário, uma iniciativa que visa unir pessoas, instituições e empresas que possam ajudar pessoas que precisam de suporte durante esse período de pandemia causada pelo coronavírus. Você pode doar nos Pontos de Arrecadação! 

Pernambuco tem mais de 4 mil profissionais da Saúde infectados

Foto: ATTA KENARE / AFP
Até esta quarta-feira (20), Pernambuco havia registrado um total de 4.371 infecções pelo novo coronavírus em profissionais que atuam nos serviços relacionados à Saúde, seja nos setores público estadual e municipais ou no setor privado. Outros 3.162 exames tiveram resultado negativo e 163 foram inconclusivos, devendo essas pessoas passarem por novas coletas. Há ainda 287 amostras biológicas de profissionais da Saúde aguardando processamento laboratorial.  No total, 7.983 já foram notificados e passaram por exames após apresentarem sintomas de síndromes gripais.  

Desde o dia 18 de abril, quando foram iniciados os trabalhos nos centros de testagens para profissionais da Saúde, até esta quarta-feira (20), foram coletados 3.804 exames. Desses, 1.440 foram do tipo RT-PCR, com coleta de material via swab nasal e orofaríngeo, que identifica a presença do vírus nos primeiros dias de sintomas da Covid-19, e outros 2.364 do tipo rápido, que investiga a presença de anticorpos após o desaparecimento dos sintomas.

Os centros de testagem atendem não só os profissionais de Saúde como também os familiares que convivem com eles. Há três unidades: no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista; na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi, e no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

SES-PE
A maioria dos profissionais que contraíram a Covid-19, doença provocada pelo Sars-CoV-2, no entanto, está na rede do Estado. Segundo a SES-PE, são 2.710 servidores com exame positivo, o que equivale a 61.99% da categoria atingida. Esses profissionais atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE) e hospitais.

 Desses 2.710 servidores atingidos, 69,9% são mulheres e 30,1%, homens. A grande maioria, mais 80%, tem idades entre 30 e 59 anos - 30 a 39 (29,7%), 40 a 49 (28,7%) e 50 a 59 (23,2%). Os servidores na faixa de 20 a 29 anos correspondem a 10,4%, enquanto os que têm entre 60 e 69 anos representam 6,7%. Aqueles com mais de 70 anos são 1,4%.

A maior parte dos infectados atua como técnico e auxiliar de enfermagem e no atendimento. Esse grupo reúne 1.131 pessoas doentes (41,7%). Os profissionais dos departamentos administrativos da SES-PE acometidos pela Covid-19 são 479 (17,7%). Em seguida aparecem os médicos, com 420 infectados (15,5%). Os enfermeiros representam 10,3% (279). Há casos registros também em profissionais da fisioterapia (45), assistência social (24), nutrição (15), além de farmacêuticos (15), entre outros.

Os óbitos entre servidores da SES-PE são 27, o que corresponde a um percentual de 0,9% de mortalidade. Os atendestes, técnicos e auxiliares de enfermagem são, novamente, o grupo mais afetado, com oito óbitos. Faleceram ainda três auxiliares de serviços gerais, dois enfermeiros, um auxiliar de câmara clara e escura, um auxiliar sanitário, um radiologista, um biomédico, um médico e um psicólogo.

Fonte: Folha de Pernambuco.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Igarassu promove abraço virtual pela paz


Nesta quinta-feira dia 21 de maio, na Cidade de Igarassu é comemorado o dia municipal de atividades pela paz. Nesse período  de pandemia, a proposta é manter a população em isolamento social, e para isso será realizado uma edição virtual do 2º Abraço Histórico pela Cultura de Paz em Igarassu.
Veja no post como participar.

Projeto social de capacitação profissional lança campanha para ajudar famílias em Igarassu


O projeto social Ponto Cidadão, que atua na inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, lançou neste mês a campanha Pegue Carona com a Solidariedade,  com o objetivo de arrecadar cestas básicas, materiais de higiene e quitação de contas de água e luz de famílias carentes do município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. As doações podem ser feitas até o dia 30 de maio e entregues na sede do Ponto Cidadão, no centro de Igarassu.

Para executar a ação foi realizado um mapeamento prévio das famílias que serão beneficiadas. Além disso, a campanha contará com um calendário de entrega com data e horário, com a finalidade de evitar aglomerações. A entrega será na sede do projeto. Para as famílias que morarem distante do ponto, a ação realizará a entrega do material nas residências.

Outra forma utilizada pelo projeto é a utilização do sistema de vaquinha através da plataforma Match-funding, que funciona da seguinte maneira: a cada 1 real arrecadado pelos projetos selecionados por intermédio da plataforma, o Fundo Colaborativo Enfrente contribui com mais R$ 2, até que o valor total, de 30 mil reais, estabelecido como meta pela campanha, seja atingido.

De acordo com a coordenadora da campanha, Roberta Cavalcanti, a maioria das famílias que receberão a ajuda estão com o trabalho suspenso devido à pandemia da Covid-19.

"As comunidades que serão contempladas com essa ação vivem em situação de carência e são desprovidas de educação de qualidade, oportunidades e saneamento básico. Estão sofrendo grandes impactos devido à COVID-19, já que estão impossibilitados de continuarem com seus trabalhos, que são, em maioria, informais", esclarece.

Para contribuir com a campanha basta acessar o link www.benfeitoria.com/peguecarona e selecionar o valor correspondente a sua doação. 

Fonte: Diário de Pernambuco.