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terça-feira, 26 de maio de 2020

Chefe de atendimento do INSS tira dúvidas sobre acesso a benefícios durante a pandemia


A agências do INSS estarão fechadas até o dia 19 de junho por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas os servidores continuam trabalhando de maneira remota. Seja através do site "Meu INSS" ou pelo aplicativo, os segurados podem fazer os requerimentos dos benefícios pela internet, como explicou o chefe da Divisão de Atendimento do INSS, Renan Leal (veja vídeo acima).

Segundo Renan Leal, em sete dias foram dados mais de 7 mil acessos remotos aos funcionários para que eles pudessem dar conta da demanda. Inclusive, alguns deles trabalhavam nos atendimentos das unidades e agora auxiliam na análises de benefícios da Previdência Social.

O chefe da Divisão de Atendimento do INSS confessou que algumas pessoas estavam encontrando problemas ao tentar anexar documentos no site e também no aplicativo, mas que o problema já foi resolvido. Por causa do alto fluxo de procura, houve uma sobrecarga no sistema, que foi corrigida.

O tempo de espera do segurado para saber se o pedido de aposentadoria vai ser aceito até diminuiu, segundo Renan. "(O tempo de espera) reduziu, muito pelo contrário. Podemos dizer que, no Nordeste, todas as solicitações de requerimento de benefício inicial praticamente foram esgotados".

Renan explicou, passo a passo, o que precisa ser feito para solicitar a aposentadoria ou fazer a perícia médica. O segurado pode fazer o requerimento através do telefone 135 e também pela internet.

"Montamos uma nova unidade de atendimento remoto na cidade do Recife que irá atender milhões de pessoas, diminuindo o tempo de espera. Temos disponível também o 'Meu INSS', que pode ser baixado pelos [celulares] Android ou IOS, que tem mais de 95 funções de serviços que possibilitam requerimentos de aposentadorias, de benefícios assistenciais e até benefícios de auxílio-doença", afirmou.

Quem já estava com o atendimento agendado, tem a possibilidade de fazer um novo agendamento. Aí será considerada a possibilidade do requerimento na data anteriormente marcada para evitar perda para o segurado. Segundo Renan, foi disponibilizado um acesso de canal remoto para que as pessoas que estiverem fazendo o requerimento de auxílio doença tenham a possibilidade de juntar o atestado médico.

"Será feito um batimento das informações constantes no nosso cadastro, como qualidade de segurado, e verificação se ele tem a carência mínima exigida para receber o benefício de auxílio doença. E uma vez constatado o anexo, será automaticamente concedido um benefício provisório até o restabelecimento dos atendimentos de forma presencial", afirmou ele, que deixou claro que serviços como acerto de vínculos e remunerações ainda não funcionam de forma remota.

Quem precisa fazer perícia constante para saber se pode voltar ao trabalho ou se aquele benefício se tornará uma aposentadoria por invalidez, precisam ter a concessão dos médicos do INSS. Mas essa concessão não acontece de imediato.

"Só vai ser convertido em aposentadoria por invalidez os benefícios de auxílio doença que forem sugeridos pelo médico perito (do INSS). A ele que cabe verificar se aquela doença é passível de concessão da aposentadoria por invalidez ou não. Essa concessão não é de imediato. É sugerido pelo médico que fez o atendimento e o médico superior a ele é que vai identificar se aquela doença efetivamente é passível por invalidez", finalizou Renan.

Fonte: G1 PE

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