IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Covid-19: 'A vacina possível é o distanciamento social', diz secretário de Saúde

Estado quer ampliar distanciamento social para conter disseminação do coronavírus. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)

Em dia de novo recorde no número de casos confirmados, com 682 ocorrências em 24 horas, os secretários de Saúde do estado e do Recife, André Longo e Jailson Correia, reforçaram a necessidade de a população ampliar o distanciamento social. A determinação de quarentena ou 'lockdown' (bloqueio total) no estado, segundo eles, depende de apoio do governo federal, com a disponibilização de forças de segurança para a fiscalização do cumprimento da medida. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos públicos exclusivos para a Covid-19 no estado é de 93%, sendo 88% nas enfermarias e 98% nas UTIs.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-fira (30), André Longo disse que o governador Paulo Câmara pediu que o ministro da Saúde, Nelson Teich, que assimiu o cargo há quase duas semanas, falasse sobre a importância do isolamento. "Para além do discurso sobre a importância do distanciamento, precisamos de intensificação do apoio do governo federal para aprofundar o isolamento aqui", pontuou. O foco de uma ampliação do distanciamento social seria na Região Metropolitana do Recife (RMR), que concentra a maioria dos casos confirmados no estado.

O secretário municipal de Saúde do Recife, Jailson Correia, disse que, no momento, só há uma maneira de evitar a doença, já que não existe uma vacina para controlar a transmissão do coronavírus. "A vacina possível é o distanciamento social. No entanto, assim como as vacinas, muitas vezes, não se percebe a sua vantagem. Quando ela (vacina) é efetiva, diminui a visibilidade do problema. Temos que fazer isolamento social ou o risco que corremos é gravíssimo. A resposta do poder público tem um limite. Só quem tem a capacidade de diminuir a pressão sobre o sistema de saúde é a atitude de todos, coletivamente, fazendo o isolamento social", afirmou.

Fonte: Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário