O decreto de quarentena, assinado pelo Governador de Pernambuco, para as cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, começam a valer no próximo sábado (16). O objetivo é evitar a propagação do novo coronavírus no Estado. Como forma de prevenção, saiba o que pode e o que está proibido de acordo com as novas normas do isolamento social.
Circulação de pessoas
As pessoas não podem circular nas ruas: A circulação será controlada através da exigência de documento de identificação, justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. Nas comunidades serão realizadas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais, higienização de ruas e distribuição de kits de higiene, entrega de material informativo com reforço ao isolamento social e orientações de saúde. Nesses locais serão distribuídas cestas básicas, além de orientações sobre benefícios assistenciais.
Rodízio de veículos
Motoristas não poderão circular livremente: Será implantado o rodízio de veículos, com a circulação separada por placas ímpares e pares. Também haverá a instalação de pontos de controle móveis e intermunicipais. O Decreto determina a realização de ações de fiscalização e a apreensão dos veículos sem autorização para transitar.
Placas
Veículos com placas pares só vão poder circular em dias pares; e os de placas ímpares em dias ímpares. Quem desrespeitar o rodízio nas cidades anunciadas será orientado a retornar e pode ter o veículo apreendido.
Permissão
De acordo com o governo estadual, a circulação de veículos nas cinco cidades só será permitida com o porte de documentos que justifiquem destino e finalidade.
Exceções dos veículos
As únicas exceções ao rodízio serão os veículos de profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial. Assim como os veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos, ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega.
Obrigatório
Uso de máscaras
As pessoas não poderão ficar sem máscaras: Entre as medidas de proteção, estão previstas a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos moradores e trabalhadores dessas cidades. Pessoas sem o equipamento em vias públicas serão orientadas a retornar para suas casas. Os estabelecimentos comerciais ou transporte público serão autuados quando for constatada a presença de pessoas sem o uso das máscaras.
Fiscalização
Serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, 08 em Olinda e 08 e Jaboatão. Outros dois pontos serão instalados, sendo um em Camaragibe e outro em São Lourenço da Mata.
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário