IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sábado, 20 de junho de 2020

Ipem-PE alerta para a compra de produtos da festa junina


Com o São João chegando, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) elaborou orientações para os compradores seguirem na hora de adquirir produtos como amendoim, bolos, milho de canjica, paçoca, pé de moleque, entre outros que são muito comprados para festejar a época. Confira:

Atenção à quantidade: Produtos embalados sem a presença do consumidos devem declarar, de forma clara e na vista principal da embalagem, a quantidade que está sendo comercializada. Já o conteúdo nominal (quantidade declarada) deve ser apresentado em cor contrastante com o fundo onde estiver impresso, de modo a facilitar a identificação da informação pelo consumidor.

Foco na etiqueta: Muitos itens fabricados no período junino são fabricados e etiquetados pelo próprio estabelecimento. Nesses produtos, a indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara). O mesmo vale para embutidos, como salsichas para cachorro-quente e salsichões.
  
De olho na balança: Todas as balanças devem ser aprovadas pelo Inmetro e verificadas pelo Ipem-PE. Para saber se a aprovação está em dia, observe se ela tem o selo de “verificado até 2020 (ou 2021)”. Na hora de pesar, confira se o instrumento está zerado com dígitos legíveis e desconfie caso a balança esteja com o peso em inglês.

Caso desconfie de alguma irregularidade, o consumidor pode recorrer à Ouvidoria do Ipem-PE através do e-mail ouvidoria@ipem.pe.gov.br ou http://www.ipem.pe.gov.br/formulario-de-denuncia.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário