Aplicativo Caixa Tem - Foto: Marcello Casal Jr./ABr
O auxílio emergencial dado pelo governo federal para ajudar trabalhadores afetados pela pandemia do novo coronavírus tem sido alvo de diversos golpes. O veterinário Estevão dos Santos, que nunca procurou o benefício, se surpreendeu, na sexta-feira (5), ao descobrir que teve o número do CPF utilizado para cadastro no programa.
“Minha esposa me acordou dizendo que, conversando com uma amiga dela do trabalho, a amiga tinha dito que havia tido uma tentativa de cadastro do CPF dela. Como ela era funcionária pública, não conseguiram. Mas ela estava aconselhando, a todas as amigas, que olhassem o seus CPFs. Então, minha esposa olhou o CPF dela e não tinha nada, mas quando olhou o meu, essa surpresa“, contou.
Ao baixar o aplicativo Caixa Tem e consultar a movimentação, o veterinário percebeu que o recurso já havia sido sacado.
“O dinheiro foi depositado numa conta que o governo criou no dia 21 de maio. Eu não tenho conta na Caixa. E foi retirado agora dia 2 de junho. Eu não entendo como se pode cadastrar um CPF estranho dessa forma tão fácil.”
Outra vítima de golpe envolvendo o auxílio emergencial é a advogada Glaucilane do Carmo. Beneficiária, ela estava aguardando a segunda parcela do recurso. Ela afirma que, consultando a conta Caixa Tem no fim do mês de maio, verificou que o dinheiro já estava lá. Porém, o saque só estaria autorizado a partir da última quinta-feira (4). Na sexta, ao tentar realizar a transação, percebeu que a quantia não estava mais na conta.
“Assim que eu vi, no aplicativo da Caixa Tem, eu verifiquei que lá tinha um saldo negativo. E aí me chamou a atenção como se eu não havia feito a transferência. Aí eu puxei o extrato pelo aplicativo e verifiquei que tinha duas contas.”
O advogado especialista em direito previdenciário Almir Reis orienta sobre como proceder nos casos em que a conta Caixa Tem for movimentada sem conhecimento do titular.
“A nossa recomendação é abrir um boletim de ocorrência imediatamente junto à Polícia Civil, Polícia Federal, já que envolve valores custeados por uma empresa pública federal, e imediatamente entre em contato com a Caixa Econômica Federal, pelos canais de ouvidoria e reclamação, para conseguir localizar quem fez esse saque e impedir que esse crime continue a ocorrer.”
Durante a pandemia, é recomendável que as queixas sejam feitas pelos canais remotos. Na internet, estão disponíveis os sites servicos.sds.pe.gov.br/delegacia, para boletim de ocorrência, e sistema.ouvidorias.gov.br, para denúncia à controladoria geral da união. Por telefone, é possível acionar o Ministério da Cidadania, por meio do número 135.
Fonte: TV Jornal
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