Presidente do Sindhospe, Dr. George Trigueiro
As clínicas de consultas, exames e diagnósticos particulares devem voltar a funcionar a partir da próxima quinta-feira, 10 de junho. Já os hospitais privados poderão abrir para o público no dia 22 deste mês. O cumprimento desse cronograma, porém, dependerá da evolução da curva epidêmica da Covid-19 no decorrer da próxima semana.
A retomada do serviço de saúde complementar foi acertada nesta quinta-feira (4) durante reunião entre o secretário estadual de Saúde, André Longo, conselhos profissionais e representantes do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco (Sindhospe). Além da definição do cronograma, foram discutidas as condições em que as unidades terão que operar.
De acordo com o presidente do Sindhospe, George Trigueiro, entre as medidas que os hospitais e consultórios precisarão adotar, estão o distanciamento social, o controle de entrada e horários de agendamento para evitar aglomerações e o monitoramento de pacientes e funcionários que apresentarem sintomas gripais. Também deverá ser dada prioridade às teleconsultas.
“Pelo celular, o médico consegue analisar exames. A consulta presencial tem que ser minimizada para os casos em que for necessária. Nós conseguimos fazer uma reunião com várias pessoas pela internet. É assim que devemos conviver”, avaliou.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o encontro tinha como objetivo debater as diretrizes gerais para a volta das atividades do setor de saúde, em acordo com o Plano de Convivência anunciado pelo Governo. Ainda segundo a nota, o secretário ressaltou que o retorno deverá ser escalonado e baseado em medidas de segurança e higiene. O órgão disse também que, nos próximos dias, os conselhos profissionais enviarão protocolos e resoluções para a retomada e, a partir disso, o cronograma será detalhado.
Fonte: Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário