SAÚDE PÚBLICA | Mais uma vez, a Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, desponta com uma grande quantidade de caramujos-gigantes, principalmente na altura do Segundo Jardim. Essa infestação de caramujos-gigantes é motivo de preocupação, segundo o biólogo Leandro Alberto.
Em agosto de 2022, a concentração do animal, no mesmo local, chamou a atenção da população e das autoridades sanitárias do município. Professor de biologia, Leandro Alberto explica que o animal é, na realidade, um molusco de hábito terrestre, com o nome científico de Achatina fulica, é popularmente conhecido como caramujo-gigante-africano.
"O caramujo-gigante-africano pode ser hospedeiro de um verme que transmite uma doença ao ser humano: a meningite eosinofílica, que causa inflamações nas meninges que estão protegendo nosso cérebro, assim como na coluna espinhal", alerta Leandro Alberto.
O biólogo Leandro Alberto também faz orientações para a população. "É importante as pessoas não terem contato com o caramujo-gigante-africano. E caso tenha que fazer, faça de forma protegida, utilizando luvas e levando o animal diretamente a um saco, quebrando suas conchas e jogando cal em cima", diz.
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife informa que a Vigilância Ambiental do município tem monitorado a área e orientado moradores. As pessoas também podem solicitar a visita ou orientação dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) através da Ouvidoria do SUS, pelo telefone 0800 2811520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo site da prefeitura.
(Foto: Gabriel Ferreira / JC Imagem)
Nenhum comentário:
Postar um comentário