IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

domingo, 6 de agosto de 2023

Nordeste e Norte lideram as mortes no trânsito brasileiro



 As regiões Nordeste e Norte seguem concentrando o maior crescimento do número de mortes no trânsito brasileiro, respondendo por 45% do aumento nos óbitos nos últimos dez anos. As regiões Sul e Sudeste apresentaram queda de 1,5% e 2,8%, respectivamente, enquanto a Região Centro-Oeste registrou alta de 14% nas mortes. 


A constatação foi feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no documento "Balanço da 1ª década de Ação pela Segurança no Trânsito no Brasil e Perspectivas para a 2ª década", divulgado nacionalmente na última quarta-feira (2). Os dados dizem respeito aos sinistros de transporte terrestre nas duas primeiras décadas do século XXI no Brasil. 


A morte de usuários de motocicleta também segue em destaque. Segundo o Ipea, cresceu 150% em relação à década anterior - comparando 2010 a 2019 a 2000 a 2009. O crescimento da frota de automóveis e motocicletas contribuiu para o aumento da mortalidade nessas regiões. Quando a análise do Ipea é feita sob o recorte da faixa etária, a constatação se repete: são os jovens as principais vítimas. 1/3 são de pessoas muito jovens (até 15 anos) e 2/3 delas têm menos de 50 anos.


Sinistros de trânsito com motocicletas responderam por 44% dos óbitos na faixa de 15 a 29 anos. Enquanto as mortes por atropelamento são responsáveis pela maior parte dos óbitos envolvendo pessoas com mais de 70 anos.


Saiba mais na coluna Mobilidade no JC.COM.BR. Foto: Guga Matos/JC Imagem #mobilidade #trânsito #ipea #la

Nenhum comentário:

Postar um comentário