IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

domingo, 27 de agosto de 2023

MPPE começa a investigar redução de ônibus no Grande Recife

 


 MOBILIDADE | O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começou a investigar a retirada de 200 ônibus da operação do Sistema de Transporte Público (STPP) da Região Metropolitana do Recife pelo governo do Estado.


Explicações sobre a redução da frota já foram pedidas formalmente pela Promotoria de Justiça de Transportes da Capital à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco e ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do STPP e que autorizou a redução da frota.


Desde o início de 2023, são 200 coletivos a menos para atender aos mais de 2 milhões de passageiros que usam o sistema por ônibus. Se o comparativo for em relação a 2019, antes da pandemia de covid-19, são 300 ônibus a menos, o que amplia os intervalos e faz com que os veículos circulem cada vez mais cheios, gerando ainda mais desconforto para os passageiros.


Na prática, a investigação do MPPE está no começo. O pedido de informações precede a instauração formal de um procedimento administrativo de investigação, que será instaurado de acordo com as justificativas e providências informadas pelo governo do Estado.


As reduções da frota estão sendo feitas a partir das programações de férias, quando todo passageiro sabe que há uma redução dos coletivos nas ruas. Mas, historicamente, essa redução era recomposta com o fim das férias. Não está sendo mais. Desde janeiro, com a nova gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), a recomposição da frota deixou de ser integral.


Saiba mais na coluna Mobilidade no JC.COM.BR. 


(Foto: Renato Ramos/JC Imagem)


#mppe #onibus #frota #diminuicao #rr

Nenhum comentário:

Postar um comentário