Os mares, com temperaturas sem precedentes na história, agora funcionam como fontes de energia explosiva para a atmosfera, desencadeando desastres climáticos este ano.
Um alerta global recentemente emitido por especialistas em oceanos destaca as ondas de calor marinhas sem precedentes de 2023, que representam uma ameaça crítica. Essas ondas de calor estão associadas ao potencial colapso da biodiversidade e ao agravamento de tempestades tropicais e secas.
A análise do Programa de Pesquisa do Clima Mundial, vinculado à Organização Mundial de Meteorologia (OMM), destaca as anomalias de intensidade, duração e área afetada até agora no Hemisfério Norte.
De acordo com o documento, as temperaturas médias mensais dos oceanos atingiram níveis históricos, com 27% dos oceanos experimentando ondas de calor extremas este ano. Isso resultou em uma zona de calor sem precedentes, abrangendo cerca de 89 milhões de quilômetros quadrados, equivalente a mais de dez vezes o tamanho do território brasileiro em extensão de água. As informações são do O Globo.
(Foto: Pixabay - imagem ilustrativa)
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário