O novo boletim do InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (14), destaca o crescimento de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) associados à covid-19 em alguns Estados do Sudeste e do Centro-Oeste. O sinal de aumento está presente principalmente na população adulta. O Rio de Janeiro é o Estado onde este indício está mais claro. No entanto, a análise também sinaliza um leve aumento de srag por covid-19 no Espírito Santo, em Goiás e em São Paulo.
O estudo, que tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 11 de setembro, é referente à semana epidemiológica de número 36, período de 3 a 9 de setembro. O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, ressalta que, embora o ritmo de crescimento não seja alarmante, merece atenção.
Diante do atual cenário, Marcelo Gomes chama a atenção para a importância da testagem e reforça a necessidade de a população estar em dia com a vacina contra a covid-19, de acordo com a sua faixa etária."É fundamental a vacina no braço dentro da recomendação atual das doses de reforço. Caso não esteja em dia, deve-se ir ao posto de saúde mais próximo. Assim, esse ciclo de crescimento de covid-19 que estamos começando a observar será de menor impacto. O risco fica bem menor com a vacina, principalmente, para evitar o desenvolvimento de casos graves", reforça.
Para mais informações acesse JC.COM.BR
(Imagens: RAWPIXEL/TEDDY)
#covid #saúde #ll
Nenhum comentário:
Postar um comentário