IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

terça-feira, 26 de setembro de 2023

ÁRVORE RARA EM IGARASSU|

 


🌱 Uma expedição de busca em Pernambuco redescobriu uma pequena e discreta árvore de azevinho (Ilex sapiiformis), que escapou de botânicos e conservacionistas por quase dois séculos. A árvore, que pode atingir entre 8 e 12 metros de altura, foi encontrada em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O local onde a equipe encontrou a árvore já foi uma densa floresta tropical atlântica, mas agora é composta principalmente por áreas urbanas cercadas e intercaladas por plantações de cana-de-açúcar. A equipe da expedição, liderada por Gustavo Martinelli, ecologista da Navia Biodiversity Ltd., passou seis dias vasculhando diferentes áreas do Grande Recife e no dia 22 de março encontraram quatro das árvores.

O azevinho pernambucano está entre as 25 espécies perdidas mais procuradas pela Busca por Espécies Perdidas e é o nono a ser redescoberto desde o lançamento do projeto em 2017. “Pode estar à beira da extinção porque, até onde sabemos, existem apenas quatro indivíduos da espécie. E esses indivíduos estão em uma área de mata ciliar degradada, apesar de protegidos por lei", disse Martinelli.

O azevinho pernambucano foi coletado pela primeira vez para a ciência ocidental pelo naturalista George Gardner em 1838 em uma expedição, e mais tarde foi oficialmente descrito por Siegfried Reissek em 1861. Até a recente redescoberta, a coleção da espécie por Gardner era o único avistamento confirmado conhecido.

(Foto: Divulgação)

#azevinho #arvore #igarassu #expedicao #rr

Nenhum comentário:

Postar um comentário