IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sábado, 30 de setembro de 2023

Neste domingo, dia 01 de outubro vai acontecer eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares

 


No dia 1º de outubro, todos os cidadãos brasileiros serão convidados a irem às urnas escolherem os novos conselheiros tutelares, e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) incentiva que todas as pessoas se engajem no processo de escolha. Cerca de 30 mil integrantes dos Conselhos Tutelares serão eleitos ou reeleitos para essa missão. Sua participação nesse processo é muito importante. É um ato de cidadania. 


De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), são os Conselhos Tutelares e, portanto, dos membros que o compõem, têm a função de atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.


O dia a dia desses profissionais é intenso. Vale ressaltar que o Conselho Tutelar é uma instituição municipal, o que faz com que a realidade e a rotina das situações encontradas variem de acordo com a realidade de cada cidade.


O conselheiro tutelar age a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes, mas ele também tem a competência de fiscalizar, independentemente de haver denúncia.


O ECA não define normas sobre a jornada de trabalho dos membros do Conselho. A questão deve ser regulamentada por lei do próprio município, de acordo com a sua realidade. Portanto, cada prefeitura deve definir, na ausência de legislação, o horário de funcionamento.


Fonte: MDHC

Foto: Divulgação 

#jornaldogranderecife

#eleição 

#conselhotutelar 

#igarassupe 

#

Nenhum comentário:

Postar um comentário