Hoje pela manhã, 14, membros do Ministério Público, que atuam em Igarassu e no Estado, realizaram uma verdadeira imersão na história da cidade. Eles visitaram os principais equipamentos turísticos, como ruínas, o prédio Sobrado do Imperador, Museu Histórico e a Igreja Matriz votiva aos Santos padroeiro Cosme e Damião.
O convite foi feito pelo Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu - IHGIg, no ano passado. A iniciativa pretende promover estreitamento maior entre o órgão, assim como suas equipes, com a cidade.
De acordo com a ex-presidente Nhelma Magda, os promotores atuam e decidem sobre questões importantes no município, entre eles, o Patrimônio cultural. "A visitação é uma oportunidade de conhecer de perto as instituições que atuam em prol do patrimônio de Igarassu, como IHGIg, o Museu, o IPHAN, entre outros.
Para José da Costa Soares, promotor criminal de Igarassu e coordenador Núcleo de Patrimônio cultural do Ministério Público, a proteção do patrimônio cultural é uma das atribuições do Ministério Público. "É uma alegria para nós conhecer a cidade que é uma joia, cercada uma série de pioneirismo, e de suma importância histórica. Queremos também urnir esforços nesse cuidado e na promoção da cultura" explicou
Mariana Lamenha, promotora do Patrimônio Público de Igarassu, Isaac Garcia, diretor do Museu de Igarassu e Antônio Paes Barretto, secretário executivo de Patrimônio, José Fernando, do IPHAN, João Morais, atual presidente do IHGIg e a jornalista do GR, Dani Morais, também acompanharam o grupo.
O professor e pesquisador Jorge Barretto, especialista na história do município, guiou o grupo.
Fotos: Dani Morais
Nenhum comentário:
Postar um comentário