IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

domingo, 31 de julho de 2022

Mulheres são maioria do eleitorado em 92% dos municípios de Pernambuco

 


O público feminino representa 53,58% dos 7.018.098 eleitores aptos a votar em Pernambuco nas Eleições de 2022. Isso porque, as mulheres são maioria em 170 dos 185 municípios pernambucanos, 92% do total, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. De todas as cidades de Pernambuco, apenas 15 municípios possuem eleitores masculinos como a maioria.


Olinda, que é o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco, é a cidade com o maior percentual de eleitorado feminino, com 55,49%, seguido pelo Recife e por Caruaru, ambos com 55,46% de eleitoras. 


Um caso que chama atenção na divisão do eleitorado é Quixaba, no Sertão pernambucano, onde seus 6.117 eleitores se dividem em quase 50% para cada gênero. São 3.058 eleitores e 3.059 eleitoras.


Apesar de serem maioria nas urnas, as mulheres ainda estão distantes do ambiente político. No Brasil, é baixa a representatividade feminina na política, como analisa a cientista política e professora, Luciana Santana. 


Segundo dados da pesquisa Mulheres na Política, realizada neste ano, pelo Instituto Datasenado, com candidatos e candidatas das eleições de 2018 e 2020, somente 31% deste público registrou candidaturas para deputadas federais no País. Já para o Senado, apenas 13% das cadeiras foram ocupadas por mulheres. Ainda segundo o estudo, apenas 33% desse número eram mulheres. O que demonstra uma diferença desproporcional, já que a população brasileira tem mais de 52% de mulheres com mais de 18 anos.


É válido reforçar ainda que a pesquisa aponta que uma a cada três mulheres já foi discriminada no ambiente político, somente pelo fato de ser mulher. O que justifica a necessidade da participação feminina na política, para que a discriminação seja banida em demais espaços da sociedade.

Fonte: CBN Recife

sábado, 30 de julho de 2022

IGARASSU: Destruição de área verde em Nova Cruz





 CARTA DO LEITOR: O leitor Carlos Pereira vem a público registrar a derrubada de árvores e aterros numa área de restinga em Nova Cruz, bem na entrada para a praia de mangue seco, até uma lagoa está sendo aterrada, estão destruindo toda a natureza do local. inclusive com uma parte de manguezal.

O leitor cobra que as autoridades ambientais tomem as devidas providencias, a Cidade de Igarassu está perdendo as suas áreas verdes, é triste ver isso.


Primeira morte por variola dos macacos no Brasil

 


O Ministério da Saúde confirmou hoje a primeira morte por varíola dos macacos no país, em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, um homem de 41 anos, natural de Uberlândia (MG), morreu em um hospital de Belo Horizonte ontem (28). Ainda segundo a secretaria, o paciente estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves. 


Apenas cinco pessoas morreram pela doença em todo o mundo durante o surto atual, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgados ontem. A entidade ainda não se manifestou sobre a vítima no Brasil. De acordo com o boletim mais recente do ministério, 1.066 casos da doença foram registrados no país, a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro. O ministério está tratando a doença como surto, o primeiro estágio da evolução de contágio, antes de epidemia e pandemia. O surto acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica, maior que o esperado pelas autoridades. 


O Ministério disse ontem que montará um grupo para coordenar a resposta, com a participação de várias instituições de saúde, como o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Opas, braço da OMS nas Américas.

#saúde #varioladomacaco #jornaldogranderecife

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Butantan convoca adolescentes para teste de vacina contra chikungunya no Recife

 


O Butantan convoca adolescentes de 12 a menores de 18 anos para participarem de testes da vacina contra a chikungunya no Recife. O imunizante é desenvolvido pelo instituto brasileiro em parceria com a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva.


Para participar dos testes, os interessados devem preencher um formulário com informações como nome completo, telefones e questões ligadas à saúde - o cadastro pode ser feito neste link.


Não podem participar dos testes adolescentes gestantes, quem esteja tentando engravidar ou amamentando, além de pessoas com condições clínicas não controladas, instáveis ou com histórico de artrite e artralgia. Pessoas em terapia de imunossupressão, como corticoides, ou tratamento por radioterapia também não podem ser voluntários.


Em Pernambuco, a convocação espera alcançar cerca de 280 voluntários para a participação nos testes, de acordo com a coordenadora do projeto, Irassandra Aquino. Em todo o Brasil, a etapa deve chamar 750 adolescentes em cinco a 10 centros de pesquisa. 


No Brasil, os testes clínicos são feitos em adolescentes porque essa é uma faixa etária ainda não alcançada - nos Estados Unidos, a fase 3 foi feita com adultos. "Lá [nos Estados Unidos] não tem casos de chikungunya. Foi justamente quando os órgãos competentes para análise de vacina disseram que é preciso fazer o estudo em lugar que tenha surtos ", detalhou Irassandra.


Dessa forma, foi escolhido o Brasil, país que registra surtos da doença. Em Pernambuco, por exemplo, segundo os dados mais recentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já foram notificados 27.139 casos prováveis da doença, sendo 6.067 confirmados e 7.590 já descartados. O balanço também indica três mortes pela doença. 


"Se conseguirmos captar o total de adolescentes, o estudo vai durar um ano e meio, dois anos, no máximo", disse Irassandra Aquino. Finalizados os testes e com todas etapas encerradas, o imunizante poderá ser disponibilizado em campanha nacional em cerca de dois anos. 


Os testes da vacina contra a chikungunya em Pernambuco são apoiados pelo Real Hospital Português, pelo Instituto Autoimune e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também lideram o projeto no Estado o biólogo e virologista Rafael Dhalia e o médico Carlos Britto. 


Os pesquisadores do Butantan esperam que os dados dos testes da vacina sejam submetidos à análise da Anvisa até o final do ano que vem. 

Resultados

Em março, o Instituto Butantan divulgou os resultados dos testes da fase 3 da vacina contra a chikungunya. Esses testes mostraram que a vacina gerou resposta imune em 96,3% dos participantes, além de indicarem que o imunizante é seguro e causa reações adversas mínimas, como dor de cabeça, fadiga e dor no local da injeção. 


Os testes foram feitos nos Estados Unidos com 4.115 pessoas acima de 18 anos. A duração da imunidade será monitorada, de forma contínua, durante pelo menos cinco anos.


Mais informações e inscrições

O Instituto Autoimune divulgou os seguintes contatos para dúvidas e mais informações: (81) 3416-7697; (81) 9.9389-3026; (81) 9.9317-3027; e (81) 9.8951-7781. Os três últimos números também são contatos de WhatsApp. 


O e-mail à disposição dos interessados é o vacina.chikungunya@gmail.com.


Sobre a chikungunya

A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da zika. A circulação do vírus foi identificada no Brasil pela primeira vez em 2014, e ele já se espalhou por mais de 100 países. 


Os principais sintomas da doença são febre alta, dores intensas nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos e pulsos, além de dor de cabeça, nos músculos e manchas avermelhadas na pele. 


Os sintomas começam de dois a 12 dias após a picada do mosquito, sendo que cerca de 30% das pessoas não apresentam sintomas. A doença pode ser mortal, especialmente quando o paciente já apresenta outras comorbidades.


Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em suaíli. A doença tem esse nome devido à aparência curvada dos pacientes da primeira epidemia documentada na Tanzânia, entre 1952 e 1953. 


Fonte: Folha de Pernambuco

Senac e Porto Digital oferecem 480 vagas gratuitas em cursos na área de Tecnologia da Informação

 


O Senac, em parceria com o Porto Digital, está ofertando 480 vagas gratuitas em 11 cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área de Tecnologia da Informação no Recife e nas cidades de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.


As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 4 de agosto no site disponível aqui.  Para participar, os candidatos devem ter renda familiar de até dois salários mínimos. O critério de classificação será de acordo com a nota obtida no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


Estre as oportunidades, estão os cursos de Desenvolvimento Web Front End; Programador de Sistemas; Programação em Java; Criando Aplicativos com Flutter e Técnicas de Machine Learning (confira lista abaixo). As formações possuem carga-horária entre 36h e 240h, e estão previstas para iniciarem nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro deste ano.

 

“A parceria com o Porto Digital é muito benéfica, pois oferece oportunidades para os jovens ingressarem num mercado com alta demanda por profissionais qualificados, além de ajudar a dinamizar economicamente o estado, beneficiando regiões onde este tipo de formação não chega com tanta frequência”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto.


Confira lista de cursos por município:


Recife:

Técnicas de Machine Learning

Formação - Programação em Python

Aplicações Web com Python

Desenvolvimento WEB - Front End

Desenvolvimento WEB - Back End

Criando Aplicativos com Flutter

Programador de Sistemas

Programador web


Paulista:

Programação em Java

JavaScript - Interatividade para WEB

HTML e CSS - Criação de Web Sites

Programador de Sistemas


Caruaru:

Programação em Java

JavaScript - Interatividade para WEB

HTML e CSS - Criação de Web Sites

Criando Aplicativos com Flutter

Programador de Sistemas

Programador web


Garanhuns:

Programador de Sistemas


Petrolina:

Programação em Java

JavaScript - Interatividade para WEB

HTML e CSS - Criação de Web Sites

Criando Aplicativos com Flutter

Programador de Sistemas


Fonte: Folha de Pernambuco

Sexta de Coco em Igarassu

 


Evento de Coco no Espaço cultural Truká nesta sexta feira dia 29 de julho a partir das 20h.

Avenida 27 de setembro, sítio histórico.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Idosa volta a estudar aos 93 anos e sonha em virar escritora: 'Vou escrever o livro da minha história'

                                    Foto: Emerson Rocha / g1 Petrolina

Nove filhos, 16 netos, 15 bisnetos, um tataraneto, 93 anos e uma força de viver que faz inveja. Viúva desde fevereiro, dona Maria Edelzuita de Souza viu que a vida ainda tinha muito a oferecer e que dava tempo de realizar o sonho que sempre alimentou. Moradora de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a idosa quase não dormiu da terça-feira (26) para a quarta-feira (27). A ansiedade que roubou o sono de dona Delza, como é conhecida, tem uma boa justificativa. Pela primeira vez, ela sairia de casa em direção a escola, para fazer o que sempre quis: estudar.


Dona Edelzuita está matriculada no Módulo 1 [Correspondente aos dois primeiros anos do ensino fundamental] da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual João Barracão. No primeiro dia de aula, a nova aluna chegou acompanhada de um dos filhos e de uma neta, invertendo os papéis de décadas atrás.

“É um prazer trazer a minha mãe. Quando a gente chegava [na escola] eu me lembrei de quando ela levava os nove filhos. Sempre no primeiro dia, ela nos levava para atravessar a estrada. A gente tomava o cafezinho, a tapioca com café, ou escaldado de farinha, na época. Todos iam para escola. Ela era muito rigorosa”, conta o filho, Tadeu Souza.


O rigor de dona Edelzuita com os estudos dos filhos contrasta com aquilo que ela recebeu na infância. A idosa conta que o pai nunca permitiu que ela e as irmãs estudassem. “Meu pai era meio cangueiro [bruto], não queria que as filhas aprendessem para não escrever para os namorados”, diz, sorrindo.


“Ele dizia que mulher que aprendia, fugia de casa. Duas coisas que ele não queria: que a gente aprendesse a ler e nem casasse com soldado”.

A vontade de aprender foi maior do que a visão do pai. O ABC, Edelzuita diz que aprendeu com a mãe. “Minha mãe sabia ler um pouquinho e me ensinou em casa”, recorda a estudante, destacando que sabia que era preciso aprender mais.


“Depois que eu aprendi o ABC, eu era inteligente, eu saia com meu livro. Comprei minha cartilha e pedia ao povo que sabia ler: ‘me ensine essa lição’. A gente mesmo por si aprende. Pode crer”.

Com o passar do tempo, Edelzuita casou com José Rufino, companheiro de vida, com quem conviveu por mais de seis décadas, até o último dia 21 de fevereiro, quando o marido faleceu aos 93 anos.


No primeiro ano de casamento, veio o primeiro filho, mudando as prioridades de dona Delza. “Não estudei, para meus filhos estudar”.

Para garantir a educação e o sustento dos filhos, Edelzuita e José Rufino trabalharam muito. Ela se orgulha do esforço que fez. “Não era fácil, mas todo dia ia pra escola. Não tinha riqueza, não tinha nada, mas nós éramos felizes. Uma família feliz”.


Além de realizar o sonho de aprender, a ida para escola serve como terapia para dona Edelzuita, após a morte do marido. “Meu marido era muito bom, 60 anos nós vivemos. 60 anos são muitos dias para a gente conversar e depois ficar só, não é?”.


“Antes, eu sempre dizia que ia estudar no João Barracão. Aí quando foi agora que meu marido morreu, eu fiquei tão debilitada. Eu via na televisão falando e disse: ‘vou fazer minha matrícula’. Aí eu fui e fiz. Depois que fiz a matrícula, fiquei esperando o dia de ir para escola".


"Hoje estou feliz. Eu acho muito bonito a pessoa que saber ler bem, que conhece os lugares porque sabe ler”, conta a matriarca.

Exemplo para os colegas de turma, professores e funcionários da escola, dona Edelzuita saiu do primeiro dia de aula exalando felicidade. “Eu estou muito feliz e sei que lá onde ele [o marido] estiver, está muito feliz, me vendo aqui”, diz.


Ganhando ainda mais intimidade com as letras, dona Edelzuita planeja colocar no papel tudo aquilo que viveu e pretende viver.


“Vou escrever o livro da minha história, é o que eu quero fazer. Vou estudar, para melhorar a letra, fazer uma letrinha bonitinha e escrever o meu livro. Se eu não morrer, vou ficar velhinha estudando”.

Fonte: G1 PE

Consumo de ultraprocessados aumenta risco de demência em até 28%

 

                                  Foto: Janine Moraes/CB

Quase 30% dos casos de demência vascular — o segundo tipo mais comum do declínio cognitivo — poderiam ser evitados retirando da despensa alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, refrigerantes, batata frita congelada e embutidos. Um artigo publicado na revista Neurology com dados de 72 mil pessoas acima de 55 anos mostra, também, que uma dieta composta por ingredientes naturais ou minimamente processados tem potencial de prevenir 14% das ocorrências de Alzheimer.


O estudo, da Universidade Médica de Tianjin, na China, é mais um a indicar a relação entre alimentação e saúde cerebral, tema que desperta o interesse da ciência à medida que se espera uma explosão na prevalência dos diversos tipos de demência. Hoje, 55 milhões de pessoas vivem com a condição, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que projeta 78 milhões de casos em 2030 e 139 milhões daqui a 28 anos.


Ultraprocessados são produtos industrializados que utilizam partes de vários alimentos — como o amido retirado de um e o açúcar, de outro —, além de substâncias químicas artificiais para dar cor, sabor e estender a validade do item. "São aqueles que você não consegue dizer do que são feitos, como salsichas", resume a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e membro da Sociedade Brasileira para o Estudo do Envelhecimento. Entram também na categoria refrigerantes, molhos e empanados comprados prontos.


"Os alimentos ultraprocessados reduzem a qualidade da dieta", disse, em nota, o principal autor do estudo, Huiping Li. "Esses alimentos também podem conter aditivos alimentares ou moléculas produzidas durante a embalagem e o aquecimento, todos os quais demonstraram, em outros estudos, ter efeitos negativos nas habilidades de pensamento e memória. Nossa pesquisa não apenas descobriu que os alimentos ultraprocessados estão associados a um risco aumentado de demência, mas descobriu que substituí-los por opções saudáveis pode diminuir esse risco", diz.


A pesquisa chinesa baseia-se em um banco de dados do Reino Unido, que contém informações de saúde de moradores da região. Os participantes tinham 55 anos ou mais e não apresentavam demência no início do estudo. Eles foram acompanhados por uma média de 10 anos. Ao final, 518 foram diagnosticadas com algum tipo de degeneração da cognição e/ou memória.


Durante o estudo, os participantes preencheram pelo menos dois questionários sobre o que comeram e beberam no dia anterior. Eles foram divididos em quatro grupos, do menor percentual de consumo de ultraprocessados ao maior. Dos 18.021 com ingestão mais baixa desses produtos (média de 9% por dia), 105 desenvolveram demência, em comparação com 150 dos 18.021 com maior composição dos itens altamente modificados na alimentação (média de 28% por dia).


Prevenção

 

Depois de fazer ajustes de idade, sexo, histórico familiar e outros fatores de risco, os cientistas descobriram que cada aumento de 10% na ingestão diária de ultraprocessados estava associada a um risco 25% maior de demência. Ao estimar o que aconteceria se a pessoa substituísse esse mesmo percentual de produtos do tipo por alimentos não processados ou minimamente processados (frutas, vegetais, leite fresco e carne), a probabilidade de ter algum tipo de demência caía 19%.


O risco de ter demência em geral foi 25% maior entre os consumidores mais adeptos de ultraprocessados; 28% mais elevado em relação à demência vascular e 14% quanto ao Alzheimer. Embora o estudo não aponte, diretamente, que os alimentos altamente descaracterizados causem declínio cognitivo, a médica nutróloga Marcella Garcez explica que vários mecanismos fisiológicos podem contribuir para essa associação.


"Além do processo natural de envelhecimento, o cérebro é impactado negativamente pela falta de ômega 3, por radicais livres, que são combatidos por alimentos antioxidantes, e por deficiências vasculares, que têm uma relação muito forte com doenças metabólicas como diabetes, e por lipidemias (gorduras no sangue)", aponta a diretora da Associação Brasileira de Nutrologia. Ela também lembra que ingredientes como corantes, sal e gorduras modificadas deflagram processos inflamatórios nas células, incluindo as do cérebro.


Embora os alimentos saudáveis não possam reverter um processo de demência já instalado, Marcella Garcez destaca que, além da prevenção, especialmente em pessoas com histórico familiar, a retirada dos ultraprocessados do cardápio tem o potencial de ajudar pessoas que apresentam o problema. "A alimentação pode evitar a progressão da demência", diz.


Fonte: Diário de Pernambuco

Conheçam os Museus de Igarassu

 


Os museus do Sítio Histórico de Igarassu agora estão com novo horário de atendimento.

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira (1º)

 

                                  Estudantes  - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni).


Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.


Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.


Novidades


Uma das novidades desta edição é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Com isso haverá ainda uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos conforme cada modalidade escolhida.


Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni. A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:


professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;

estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e

estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Renda


Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, para bolsa integral; e até 3 salários mínimos, para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.


Segundo o Ministério da Educação, a classificação dos estudantes inscritos nos processos seletivos do ProUni considerará as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem, imediatamente anteriores ao processo seletivo do ProUni para ingresso em curso de graduação ou sequencial de formação específica.


A lista de critérios para a inscrição exige ainda que o candidato à bolsa seja brasileiro, não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem em qualquer das duas últimas edições e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:


I- estudante que tenha cursado:


o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e

o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

II - estudante pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e


III - professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente da renda a que se referem os §§ 1º e 2º do art. 1º da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.

Fonte: Folha de Pernambuco

IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador

 



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. O edital deste processo seletivo complementar com 15.075 vagas foi publicado hoje (28) no Diário Oficial da União.


Segundo o IBGE, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Inscrições
As inscrições para o certame são gratuitas e poderão ser efetuadas de hoje até dia 1º de agosto. Clique para acessar a versão completa do edital n.º 14/2022.

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (ampliado ou simplificado) pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Fonte: Diário de Pernambuco

Thank you for watching

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Embalagens de vegetais frescos não terão mais que informar data de validade

 


O Ministério da Agricultura publicou uma portaria que dispensa a obrigatoriedade dos produtores de hortaliças, legumes e frutas de informar o prazo de validade em vegetais frescos embalados. A mudança tem o objetivo de combater o desperdício de alimentos.


De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, não é necessário os prazos de validade, porque ao comprar vegetais frescos, o consumidor consegue identificar se os vegetais estão aptos ou não ao consumo apenas pelo aspecto visual. 

Fonte: CBN Recife

Mais três linhas passam a fazer integração temporal no TI Igarassu; veja quais

 

                                   O cartão VEM - Foto: Ed Machado/Arquivo Folha

A partir do próximo sábado (30), o Terminal Integrado Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, terá mais três linhas operando em integração temporal.


De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, as linhas são 1918 - TI Igarassu (Circular), 1963 - TI PE-15/TI Igarassu (Sítio Histórico) e 1903 - Araçoiaba/TI Igarassu.


Até então, apenas a linha interterminal 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima já estava incluída no sistema. A previsão do consórcio é que, até o fim do mês de agosto, todas as oito linhas do terminal estejam no sistema de integração que permite circular pagando apenas uma tarifa no intervalo de até duas horas por sentido da viagem - ida ou volta. Também é possível alternar entre os modais ônibus e metrô.  


Usuários devem ficar atentos porque a integração temporal funciona apenas com o uso do cartão VEM, uma vez que o embarque é feito pela porta da frente do ônibus pela validação na catraca. assagens pagas em dinheiro não contemplam a integração temporal.


Quem ainda não tem o cartão pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Igarassu. Basta procurar a equipe de distribuição apresentando um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão e, no mesmo momento, pode realizar a recarga sem o pagamento de taxa.  


O sistema de integração temporal está implantado em 20 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. 


O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.


Desconto indevido

Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2 horas, o usuário tem direito ao ressarcimento, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 81 3125.7858. 


Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.


Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (81 9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

Fonte: Folha de Pernambuco

Feira Agroecológica Comunitária em Igarassu

 


No próximo sábado, 30 de julho, teremos mais uma edição quinzenal da "Feira Agroecológica Comunitária" @feiraagroecomunitaria que estará aberta pela manhã, das 7h às 12h. ⏰


Teremos ainda a nossa primeira oficina de "Cesto de Palha de Coqueiro", a partir das 10h, ministrada pelo Mestre Roberto Vital @artenococorobertovital , artesão que se utiliza de diversas partes do coqueiro para criar uma alegre e inventiva escultura. Vital tanto aborda temas bíblicos e religiosos, esculpidos no tronco dessa árvore tão abundante em todo o litoral nordestino, como usa fibras, raízes, cachos etc para reproduzir peças diversas. 🌴


Com o intuito de arrecadar fundos para o coletivo, teremos o sorteio da "Cesta Agroecológica", um conjunto de diversos produtos doados por cada feirante e patrocinadores. Para participar, deve-se adquirir a rifa no valor de R$ 2,00. Inscrições no dia do evento e vendas antecipadas via Direct ou Whatsapp. 📩


Venha já fazer parte da nossa história! 💚


Campo da Mercearia do Amaury

Estrada do Porto do Vasco, S/N

Nova Cruz, Igarassu - PE 📍


Contato: (81) 98804-1722 📞


Capoeira, verso e prosa em Igarassu

 


Nesta sexta feira dia 29 de julho o Grupo de Capoeira União da Bahia promove mais uma edição do Capoeira, verso e prosa, a partir das 18h no espaço cultural Truká.

terça-feira, 26 de julho de 2022

A fritada do aratu, prato típico de Igarassu, será destaque no FIG

 


O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece até dia 31 de julho neste ano, terá o destaque do prato típico de Igarassu, a fritada do aratu, e contará com os ritmos vibrantes do grupo Maracatu Estrela Brilhante. Nesta terça-feira (26), acontece, na cidade do agreste, a legitimação da iguaria que é orgulho de Igarassu, pois a Gerência de Linguagem Gastronômica irá oficializar a receita original da fritada. 


Na 30ª edição, a Secult-PE e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, exibe como atração a culinária e cultura do município de Igarassu.  A criadora do prato original, Patrícia Maria, estará no evento ao lado do multiartista Joel Carlos, que vai contar a história de Igarassu e o valor simbólico da receita. Patrícia, moradora do bairro Cuieiras, trabalhava como pescadora antes de mudar completamente sua vida através de sua criação.


A fritada em meia-lua levou a igarassuense a vender, em um fim de semana, para mais de 200 clientes. O alimento leva como ingrediente principal um pequeno crustáceo que habita mangues; o animal costumava ser consumido apenas para subsistência e passou a ser atração turística de Igarassu, cidade que possui em seu ecossistema diversos manguezais.


Fonte: Diário de Pernambuco

Redes estadual de ensino volta às aulas nesta quarta (27)

 


Nesta quarta-feira (27), os estudantes da rede estadual de ensino de Pernambuco voltam às aulas para o segundo semestre escolar após o período de férias.

Na rede estadual, 535 mil estudantes estarão de volta às 1.058 mil escolas do Estado. 

26 DE JULHO - DIA MUNDIAL DE PROTEÇÃO AOS MANGUEZAIS

 


O litoral  norte de Pernambuco foi contemplado pela natureza com uma imensa área coberta por manguezal, esse importante ecossistema que serve como berçário para a reprodução de inúmeras espécies de peixes, moluscos e crustáceos. 

Entretanto nos últimos anos vem sofrendo um longo processo de destruição com aterros, desmatamentos e a poluição que está causando enormes estragos ao meio ambiente. A expansão imobiliária desordenada é outra ameaça ao mangue, que perde espaço para as construções irregulares. A destruição do manguezal será o fim do caranguejo, da ostra, do sururu e uma enorme variedade de espécies. 

Precisamos salvar o manguezal da destruição. 

Fernando Melo – Professor.

Culinária , religião, artes e apresentação cultural em comemoração aos padroeiros de Igarassu

 


A prefeitura de Igarassu e a Paroquia da cidade irão promover em todo dia 27 de cada mês , um momento de festividade para comemoração dos seus padroeiros, os santos Cosme e Damião. O objetivo é festejar o turismo religioso, além da gastronomia, artesanato e cultura local, com serviço da Saúde.


Na próxima edição, que ocorre nesta quarta-feira (27), às 15h. a Matriz dos Santos Cosme e Damião celebra a missa com apresentação das relíquias dos Santos e a partir das 17h , em frente à igreja, localizada no Sítio Histórico, terá ferinha típica com os empreendedores da cidade e apresentação cultural de grupos de capoeira locais, além disso a visitação ao Museu histórico da Cidade estará liberada . A igreja que recentemente, teve seu Altar -Mor requalificado, também estará disponível com Espaço Café, localizado no primeiro pavimento da casa paroquial.


Além disso, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco e o Conselho de Farmácia do estado estarão presentes em cooperação com a equipe da secretaria de Saúde, pois além de padroeiros da cidade, os santos eram médicos e farmacêuticos e são lembrados por fieis com muitos pedidos atendidos e considerados por milagres. Durante o evento, a secretaria municipal de Saúde irá ofertar teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferimento de pressão arterial e distribuição de preservativos, além da vacinação contra a Covid-19 disponível de forma itinerante.


A iniciativa, inédita na região, é a preparação para a culminância do dia 27 de setembro, Igarassu, uma das mais antigas cidades do Brasil, completará 487 anos. Os eventos mensais são realizados por meio da prefeitura, através da secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, contando com apoio da Paróquia de Igarassu, que tradicionalmente celebra a missa nesses dias para os fiéis que louvam e são devotos dos santos gêmeos.


Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 25 de julho de 2022

ARBOVIROSES: mais três mortes são confirmadas por dengue e chikungunya, em Pernambuco. Vítimas são um bebê e duas idosas

 


Sobe para cinco o número de mortes por arboviroses em Pernambuco este ano. As novas vítimas foram um bebê de sete meses, morador da cidade de Pombos, uma idosa de 100 anos e outra de 81, ambas residentes da cidade de Salgueiro, no Sertão do Estado. O bebê e a idosa centenária faleceram em decorrência da dengue e chikungunya, mutuamente, já outra de 81 anos, faleceu por consequências da chikungunya. As informações foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta segunda-feira (25), através do mais boletim da Semana Epidemiológica, com dados do período entre 2 de janeiro a 9 de julho de 2022.

 

Além desses casos, outros 19 óbitos são investigados podendo ter sido provocados por arboviroses. Apenas em 2022, Pernambuco acumula 68.781 notificações de dengue, zika e chikungunya. Todas essas infecções são provocadas pelo mosquito aedes aegypti.

Em novo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo mais recente boletim epidemiológico da SES, cerca de 147 municípios seguem em sinal de alerta e surto provocados pelas arboviroses. 

 

Os casos de dengue seguem em aumento, cerca de 40.326 notificados, sendo 3.636 confirmados e 17.036 descartados, número com aumento de 1,2% maior comparado aos dados de 2021.

 

Já nos casos de chikungunya, houve 26.022 casos notificados, onde 5.856 foram confirmados e outros 6.660 descartados, havendo uma redução de 7,2% comparados ao mesmo período do ano anterior. Nos casos da zika, houve 2.433 notificados, onde 3 foram confirmados e 1.821 descartados. Nesse cenário, a zika apresenta uma redução de 30,3% quando comparados os dados atuais ao mesmo período de 2021.

 

Com isso, é importante lembrar que neste período de chuvas e altas temperaturas no estado tornam um período propício para a proliferação do mosquito. É necessário que a população se atente aos cuidados de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, já que a maioria dos focos de proliferação são encontrados dentro de residências com água parada.


Fonte: Diário de Pernambuco

Especialistas apontam que a obesidade aumenta em média 30% o risco de câncer

 


A obesidade aumenta em aproximadamente 30% os riscos de câncer e está relacionada a 13 tipos de tumores oncológicos como os do trato gastrointestinal, ovário, tiroide, entre outros. “Alcançar o peso ideal deve ser uma meta para melhorar a qualidade de vida e reduzir significativamente os riscos de um diagnóstico de câncer”, orienta o médico Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e PhD em oncologia pela Universidade do Porto, Portugal.

O estudo Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), de 2019, mostra que a obesidade passou de 11,8% da população brasileira, em 2006, para 20,3%, em 2019, uma alta de 72%. O excesso de peso é registrado em 55,4% dos brasileiros.

O oncologista explica que o tecido gorduroso amplia a produção do hormônio estrogênio nas pessoas obesas e pode estar relacionado a um estado inflamatório sistêmico no indivíduo: “Nas mulheres, ele favorece o aparecimento de tumores como os de mama e endométrio. Além disso, câncer de esôfago, intestino, reto, rins e pâncreas são frequentemente relacionados à obesidade”.

Ramon de Mello ressalta a importância de mudanças de hábitos como forma de prevenir as doenças oncológicas. Segundo ele, a prática de exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana, com 60 minutos de duração por dia, ajuda a evitar o sedentarismo. “Uma caminhada no começou ou final do dia e até dispensar o elevador são medidas que os pacientes podem adotar no cotidiano”.

Uma alimentação saudável, rica em produtos in natura, é outra medida preventiva contra os tumores oncológicos. “Evite a ingestão de alimentos com excesso de sal, condimentados, defumados e gordurosos, bem como os ultraprocessados. Alguns alimentos ajudam no emagrecimento, como o brócolis. A maçã, por exemplo, contribui para a digestão”, detalha o oncologista.

Foto: Divulgação 

Fonte: Jornal do Grande Recife

Cursos de Teatro para Jovens e Adultos em Igarassu



 O Espaço Cultural do Grupo Ariano Suassuna está com Inscrições abertas para o curso de teatro para jovens e adultos, totalmente gratuito. 

Não fique de fora. Faça já sua inscrição e garanta sua vaga.

Informações e inscrição pelo tel, (81) 9.8765-6633  /  (81) 9.0703-6028

Esse projeto tem o incentivo do FUNCULTURA, FUNDARPE e Governo de Pernambuco.

Lula sobe; Bolsonaro cai e vantagem chega a 13 pontos percentuais

 

                                  Foto: MAURO PIMENTEL / AFP EVARISTO SA / AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu três pontos percentuais nas intenções de voto para a presidência da República desde a última rodada da pesquisa BTG Pactual, produzida pelo Instituto FSB Pesquisa. No levantamento divulgado nesta segunda-feira (25/7), o petista aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) cai para 31%. Com isso, a diferença entre os dois chega a 13 pontos percentuais. 


Na terceira posição aparece o candidato pelo PDT, Ciro Gomes, com 9% das intenções de voto. Na sequência, a ex-senadora Simone Tebet (MDB), com 2%; André Janones (Avante), também com 2%; e Pablo Marçal (Pros), com 1%. Os demais nomes não pontuaram. 


No segundo turno, o petista também cresceu de 53% para 54%. Enquanto isso, Bolsonaro caiu de 37% para 36%. Lula vence nos três cenários testados, com Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet. Já Bolsonaro perde em todos os três cenários. 


A pesquisa também mostrou que 75% dos eleitores já estão com o voto decidido e dizem que não irão mudar de candidato. Apenas 24% afirmam que podem alterar a opção de voto. Segundo o levantamento, em nenhuma outra eleição faltando ainda pouco mais de dois meses para o pleito, os brasileiros estiveram tão decididos. Além disso, os eleitores de Lula e Bolsonaro são os mais convictos em quem vão votar. 


O levantamento também apontou que 58% dizem que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum e 42% não votariam em Lula. A avaliação da gestão de Bolsonaro segue estável, 58% desaprovam o governo. 


A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre 22 e 24 de julho por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05938/2022. 


Fonte: Diário de Pernambuco

PF deflagra Operação Escamoteio que investiga desvio de R$ 1,7 milhão do Auxílio Emergencial

 


Com o objetivo de desarticular um grupo de funcionários e de terceirizados da Caixa Econômica Federal que desviavam dinheiro do Auxílio Emergencial, por meio do aplicativo Caixa Tem, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) a Operação Escamoteio. Estima-se que o esquema de fraudes de a nível nacional  prejuízo é de R$ 1,7 milhão.


A polícia cumpre 5 mandados de prisão, 18 de busca e apreensão e sequestro de bens e ainda 2 mandados de suspensão de exercício de função pública nos estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Sul e Pernambuco.


As fraudes realizadas por meio do Caixa Tem aconteciam quando os envolvidos alteravam as informações dos clientes e transferiam os valores para as contas dos membros da organização. O crime se completava com o pagamento de boletos e sinalizavam saques nos terminais dos bancos.


Ainda hoje a Polícia Federal em Pernambuco divulgará as informações referentes à operação no estado.

Fonte: CBN Recife

domingo, 24 de julho de 2022

IGARASSU: Material de grupo teatral é jogado no lixo

 




Na tarde deste sábado, 23, integrantes do grupo de Teatro Azerutan, de Igarassu, encontram seu material cênico, que estava armazenado nas dependências do Centro de Artes Narciso Félix, jogado fora. O fato, além de repercutir negativamente no meio artístico,  surpreendeu  pela falta de comunidado sobre o ato. 

O grupo divulgou nas suas redes sociais, que existe na cidade há 36 anos e sempre utilizou o Centro de Artes como espaço sede e para armazenar seu material artístico. "Estamos tristes e nos sentindo desvalorizados, 36 anos fazendo um espetáculo com tanto  suor e amor,  para nosso material ser jogado como lixo", relataram. 

Recentemente o Centro de Artes fechou suas portas para iniciar obras de reforma e recuperação. De acordo com o secretário de Cultura do Município, Márcio Rodrigues,  e-mails foram enviados para a retirada do material, mas que não ocorreu, por parte da gestão, ordem de retirada sem o devido acompanhamento do Grupo. "infelizmente a empresa errou. Na segunda-feira, 25, faremos reunião com todos os envolvidos. E desde já nos comprometemos em recuperar. Vamos juntos fazer um projeto/planejamento/cronograma para que até a próxima apresentação da paixão estejamos com tudo ainda mais bonito e melhor", explicou Márcio. 

Ele ainda salientou que o grupo Azerutan se fortalece na adversidade e se consolida como o grupo teatral mais antigo de Igarassu, na formação de crianças, jovens e adultos na produção das artes dramáticas da cidade. 

Foto: Reprodução Instagram 

Fonte: Jornal do Grande Recife

sábado, 23 de julho de 2022

Em Igarassu, jovens concluem programa inédito de desenvolvimento

 


Neste sábado (22), 55 jovens igarassuenses de 32 comunidades distintas se reúnem no Clube CR União, das 8h30 às 14h30, no distrito de Cruz de Rebouças, para receber o certificado de conclusão do programa inédito WeLab, do Instituto HEINEKEN, com a mobilização da prefeitura de Igarassu.


A ação, que faz parte da iniciativa "Igarassu Mais Inovadora", promove encontros com jovens de 18 a 24 anos para falar sobre saúde mental, sonhos, consumo consciente, orientação profissional, estratégias para o mercado de trabalho e escolhas autênticas de vida.


Os participantes são acompanhados por educadores-mentores experientes de diversas áreas do conhecimento e pelos multiplicadores da metodologia, que são servidores públicos das secretarias de Políticas Sociais e Educação Profissional, Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico.


Ao fim do programa, o jovem pode ser direcionado a oportunidades profissionais através da Agência do Trabalho municipal, Centro de Formação Profissional de Igarassu (CEFOPI), HUB de Inovação Canoa Grande e vagas de estágio nas indústrias instaladas na cidade.  


A previsão é que o projeto tenha outra edição a partir de setembro. Os cidadãos interessados devem entrar em contato com o HUB de Inovação Canoa Grande pelo número 81 99145-2647, funcionando também via WhatsApp.

Fonte: Diário de Pernambuco