IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Problemas com mofo? Confira dicas de como evitar e eliminar fungos em casa

 


No inverno nordestino, o mês de julho é caracterizado pela forte presença de chuvas. O clima úmido e abafado faz com que surja mofo em casa. O biólogo Leandro Alberto ensinou, nesta quinta-feira (21), como fazer a retirada desses fungos, que podem causar problemas de saúde.


Alberto afirmou que não adianta usar apenas água, mas que não é preciso gastar muito para se livrar do mofo. Em cintos, ou calçados, por exemplo, é possível fazer uma combinação caseira.


"Para esses fungos de calçados, a gente faz uma solução que é utilizar medidas semelhantes de vinagre e água. Você pode colocar em um borrifador e utilizar nesses objetos", explicou o biólogo.


Esta mesma solução de água e vinagre, cerca de 200 mililitros, pode ser utilizada em armários e móveis e, após, usar outros produtos, segundo Alberto. "Alguns móveis de madeira a gente pode passar o óleo de peroba ou um lustra-móveis justamente para ele voltar a cor original", disse.


Outro aliado na hora de combater o mofo dentro de casa é um produto muito comum na dispensa: água sanitária. Há casos em que a umidade pode causar a queda do revestimento de argamassa nas paredes, o "reboco", com fungos à mostra.


De acordo com o biólogo, também é possível utilizar a estratégia de misturar água sanitária ou hipoclorito de sódio com água para eliminar a presença do mofo, mas há casos em que vai ser preciso ajuda profissional.


"Para algumas paredes, a gente vai ter que retirar o reboco usando uma espátula e aplicar um selador acrílico com um profissional. E, depois, utilizar tintas que sejam antifúngicas", afirmou.


As roupas que estão manchadas de mofo podem ser deixadas de molho. No caso das brancas, o ideal é deixar durante duas ou três horas em uma solução de água sanitária. "Nas coloridas, a gente usa um copo de suco de limão para não desbotar", declarou.


O biólogo afirmou que é importante compreender que mofos são microrganismos que se reproduzem por meio de esporos, que são invisíveis para a gente, cultivados pela umidade.


Além de deixar portas e janelas abertas para entrada da luz solar, também é possível usar giz, o mesmo utilizado nos quadros de salas de aula para lidar com a umidade. "Podemos utilizar giz espalhado em pontos na casa em que você sabe que tem umidade. Pode utilizar também em potes", explicou.


Para quem prefere uma alternativa mais barata aos potes secativos de umidade vendidos em lojas e armazéns, Alberto disse ter uma receita caseira.


"Pegar um recipiente, filtros de café, colocar dentro desse recipiente e botar o sal grosso. Ele vai ter essa condição de puxar essa umidade e você vai fazer com que esse fungo não se prolifere", declarou o biólogo.

Para evitar que o mofo atinja móveis, é importante que haja um espaço entre eles e a parede. Para isso, é possível utilizar uma folha de isopor para isolar este material. No caso das residências com móveis planejados ou embutidos, é preciso que haja um estudo detalhado de onde estão os pontos de infiltração na casa, de acordo com o biólogo.


"Em relação às roupas e os produtos, sempre de 15 em 15 dias ou uma vez no mês, [é necessário] fazer o arejamento desse material. Isso é muito importante para que a casa não tenha fungos", comentou.


Fonte:G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário