Um novo estudo publicado nesta terça-feira (19) indica que a vitamina B6 tenha efeitos positivos na redução da ansiedade e depressão.
A teoria dos pesquisadores da University of Reading, no Reino Unido, é de que a substância auxilie o corpo na produção do ácido gama-aminobutírico (ou GABA), um mensageiro químico que bloqueia os impulsos do cérebro.
Em outras palavras, a vitamina B6 (também conhecida pela ciência como piridoxina) possui um efeito calmante que pode ajudar na redução dos efeitos da ansiedade e depressão. O estudo foi publicado na revista científica Human Psychopharmacology: Clinical and Experimental.
Estudo testou vitaminas B6 e B12
Durante o período de um mês, 300 participantes do estudo receberam suplementos de vitamina B6 ou B12, com aproximadamente 50 vezes a dose diária recomendada, de maneira aleatória.
O estudo indicou que houve pouco efeito prático no uso da vitamina B12 quando comparada ao placebo. Em contrapartida, a vitamina B6 revelou um efeito notável. Tão notável que as mudanças no cérebro chegaram a ser registradas visualmente pelos pesquisadores.
Como consumir a vitamina B6?
Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), a vitamina B6 pode ser encontrada naturalmente em alimentos como amendoim, açafrão, páprica, carne de peru, grão de bico, feijão carioca, entre outros.
A substância também pode ser encontrada na forma de suplemento vitamínico.
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário