IGARASSU É NOTÍCIAS

Informativo semanal de noticias

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Preço do gás natural em Pernambuco vai sofrer redução a partir de 1º de maio


Foi anunciado pelo Governo do Estado, através da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), uma redução nos valores das tarifas de gás para diversos segmentos. A baixa nos preços começa a valer a partir desta sexta-feira, 1º de maio. Segundo o órgão, a redução média será de 8,12% nos setores atendidos pela empresa.

O segmento veicular abastecido com o Gás Natural Comprimido (GNC) foi o que obteve a maior redução, com uma queda de 9,25% na tarifa. Em segundo lugar, aparece a área de cogeração, que terá uma redução de 9,16%.

A autorização para a recomposição tarifária do combustível foi determinada pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE) e será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado. A redução nas tarifas é referente à variação trimestral do custo do gás natural vindo da Petrobrás.

Os segmentos veiculares (GNV), residencial e industrial terão reduções de 8,54%, 8,07% e 7,96%, respectivamente. O setor comercial ficará com uma tarifa menor: 6,32%. A Copergás conta com uma rede distribuidora de 870 km, e atende mais de 47 mil clientes. Para os próximos cinco anos, a Companhia estima a implantação de 402km de gasodutos.

Fonte: Jornal do Comercio.

Projeto social de Igarassu recebe doações através do Imposto de Renda


O Ponto Cidadão, projeto social que oferece capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens carentes do município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, recebe doações através do Imposto de Renda para se manter no período de pandemia do novo coronavírus.

Para realizar a doação, o contribuinte precisa preencher os dados tributáveis no site da Receita Federal, clicar na aba ‘Resumo’, depois em ‘Cálculo do Imposto’, em ‘Doação Diretamente na Declaração’ e, por fim, ‘Novo’. Ao chegar em ‘Tipo de Fundo’, é necessário selecionar o estado e o município e observar o valor disponível para doação.
Após preenchidos todos os campos, o Documento de Arrecadações da Receita Federal será gerado e o contribuinte pagará o mesmo que antes, mas agora ajudando um projeto social. Depois disso, é só enviar o comprovante para o e-mail roberta@pontocidadao.org.br .
Ao escolher doar para o Fundo de Defesa da Criança em Igarassu, o doador estará destinando 3% do seu imposto para o projeto social. Fundado em 2004, o Ponto Cidadão trabalha com jovens entre 16 e 24 anos, já formou mais de 1.500 e inseriu 81% deles no mercado de trabalho. Atualmente, 142 pessoas são atendidas pelo projeto social.

Fonte: Folha de Pernambuco.

MPPE recomenda que escolas revisem contratos e valores de mensalidades


As férias escolares particulares que foram antecipadas por causa da pandemia do novo coronavírus estão terminando. O retorno às aulas está previsto para a próxima segunda-feira (4). Entretanto, isso vai acontecer apenas de forma virtual e para todas as séries. Diante da preocupação com o pagamento da mensalidade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que as escolas disponibilizem aos pais de alunos uma proposta de revisão contratual e valores.

A medida propõe que as instituições de ensino apresentem planilha de custos, referente ao planejamento do ano letivo de 2020 e relatório com as despesas que teve durante a suspensão das aulas presenciais.

A intenção é viabilizar acordos de redução dos valores das mensalidades a partir de maio, observando a economia feita pela escola. A nota técnica serve como orientação, mas não significa, porém, que as unidades de ensino estejam obrigadas a cumprir.

Sindicato das escolas particulares
Apesar das reclamações de muitos pais que têm procurado os órgãos de defesa do consumidor, o sindicato não aceitou estabelecer um percentual de desconto nas mensalidades. De acordo com o diretor, mesmo sem aulas presenciais, as cobranças vão ser feitas de forma integral. “Se as escolas estão funcionando é óbvio que as mensalidades estão transcorrendo normalmente com exceção daquelas atividades que são impossíveis de você praticar. Por exemplo, escolinhas de esportes, horário integral ou de turno complementar, isso aí as escolas já estão cancelando dos seus boletos”, disse.

Segundo o professor Arnaldo Mendonça, os pais que tiveram reduções nos rendimentos por causa da pandemia podem procurar as escolas para que negociações sejam feitas, considerando cada caso.

Fonte: Rádio Jornal

Veja dicas para economizar na conta de luz durante isolamento social


Neste período de pandemia, muitas pessoas estão trabalhando em casa. Para quem costumava passar o dia fora, o home office é uma novidade. Apesar do conforto de estar em casa, existe um desconforto, que é o peso maior no bolso.

Os gastos com energia elétrica, água e materiais de limpeza aumentaram, durante o isolamento social. Na casa da professora Ana Maria, por exemplo, a situação é assim. Ela reconhece o aumento dessas contas e afirma que tenta equilibrar os valores, com baixo consumo de combustível. 

Dicas
A economista Laurileide Barbosa aponta os principais "vilões" do consumo dentro de casa. Segundo a especialista, os equipamentos domésticos que aquecem e resfriam são os que mais gastam energia.

Cada aparelho de ar condicionado, por exemplo, representa, em média, R$ 100 a mais na conta de luz. O chuveiro elétrico também está na lista de vilões, de acordo com a economista. 

Confira:
Quando estiver usando o chuveiro elétrico, tome banhos mais curtos, de até cinco minutos

No verão, selecione a temperatura morna

Verifique as potências do chuveiro e calcule seu consumo

Não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado

Mantenha os filtros do ar condicionado limpos

Diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho

Coloque cortinas nas janelas que recebem sol diretamente

Só deixe a porta da geladeira aberta o tempo necessário

Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções do aparelho

Espere os alimentos esfriarem para colocar dentro da geladeira

Deixe espaço para ventilação na parte de trás do aparelho e não a utilize para secar roupas ou panos
Não forre as prateleiras da geladeira

Descongele e verifique as borrachas de vedação de forma regular

Utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apague a luz ao sair de um cômodo

Pinte o ambiente com cores claras

Junte roupas para passar de uma só vez

Separe as roupas por tipo e comece por aquelas que exigem menor temperatura

Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra atividade

Retire os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências (viagens, etc).

Fonte: TV Jornal

Correios prorroga prazo de inscrições para Programa Jovem Aprendiz que tem mais de 4 mil vagas


Os Correios prorrogaram as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz, que conta com 4.462 vagas, mais formação de cadastro reserva em todo o País. Agora, interessados podem realizar candidaturas no site da instituição até o dia 29 de maio. O prazo anterior encerraria nesta quinta-feira (30). Em Pernambuco, o programa oferece 145 vagas.

Além disso, também foi feita uma mudança no edital sobre o local em que o jovem poderá concorrer à vaga. Anteriormente, ele só poderia disputar a vaga localizada no seu município, mas agora, o texto diz que ele "deverá concorrer, preferencialmente, à vaga localizada no município no qual reside/mora, pois o benefício de vale-transporte será concedido estritamente nos moldes da legislação vigente".

Outro ponto que foi atualizado pelo processo seletivo foi o que diz respeito à realização da fase prática. Ela será feira "em unidade dos Correios localizada no município do candidato, de acordo com a lista que está em anexo no edital. O local pode ser escolhido pelo interessado no ato da inscrição. A fase teórica, por sua vez, será realizada nos endereços listados pela e empresa e também disponível no edital.

Houve modificações em itens que tratavam dos procedimentos para inscrição, como pontuação de escolaridade, documentos necessários e foram feitas retificações nos anexos I e II, entre outros. Todas as mudanças podem ser conferidas no edital.

Programa Jovem Aprendiz
Com 4.462 vagas, as inscrições para o processo seletivo dos Correios teve início no dia 31 de março. Para participar, é necessário que o candidato tenha entre 14 e 22 anos de idade, além de cursar, no mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental. Também é preciso que o candidato esteja matriculado e frequente a escola, sem ter sido contratado anteriormente como jovem aprendiz dos Correios e/ou ter mantido vínculo empregatício com a empresa, dentre outros requisitos.

A seleção será simplificada, realizada por meio de comprovação de requisitos referentes à renda familiar, idade na inscrição, tipo de instituição de ensino onde estuda e participação em projetos sociais, a partir de pontuação detalhada no edital do processo seletivo. Os jovens selecionados terão uma jornada semanal de 20 horas, com salário no valor de R$ 490,83, além de vale-transporte ou alimentação e uniforme. Das vagas, 10% são destinadas à candidatos portadores de deficiência e 20% para negros e pardos.

Pernambuco
O Estado de Pernambuco conta, ao todo, com 145 vagas distribuídas pelos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e outros que podem ser conferidos no anexo de relação de vagas.

Fonte: Jornal do Comercio.

Boletim do Covid-19 em Igarassu


Após saída do Mais Médicos, cubanos monitoram casos suspeitos e confirmados do coronavírus em Igarassu


A pandemia provocada pelo novo coronavírus trouxe de volta à ativa médicos cubanos moradores de Igarassu, no Grande Recife, que deixaram de trabalhar após a saída de Cuba do programa Mais Médicos. Mesmo sem autorização para clinicar, os profissionais têm encontrado sentido para si próprios no acompanhamento de pacientes e no enfrentamento à doença Covid-19.

Ao todo, cinco cubanos foram contratados pelo município, segundo a secretária de Saúde de Igarassu, Patrícia Amélia. “Eles trabalham diariamente a partir dos dados epidemiológicos. Falam com pacientes que estão em casa, ligam para os novos casos, acompanham idosos e profissionais de saúde", disse.

Para a médica Litsy Rodriguez, que trabalhou em Igarassu pelo programa Mais Médicos e deixou o cargo em novembro de 2018, a volta ao trabalho e o reencontro com antigos pacientes têm trazido mais sensibilidade ao contato com quem precisa de ajuda.

“Ficamos muito conhecidos quando trabalhamos pelo Mais Médicos. A maioria dos pacientes já sente um pouco mais de confiança quando nos identificamos. As pessoas ficam muito mais calmas”, declarou.

Segundo Litsy, os cinco cubanos monitoram 95 pacientes que não receberam confirmação para a Covid-19, mas apresentam sintomas. Até a terça (28), o município somava 25 casos confirmados e nove mortes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

“Só o fato de alguém ligar e perguntar ‘como você está?’ deixa as pessoas mais felizes. É isso que temos feito. Agradeço muito a oportunidade de ser útil”, afirmou.

O médico José Luís Dominguez atuou por três anos em Igarassu e, desde novembro de 2018, deixou de trabalhar nos postos de saúde. Em março deste ano, ele voltou a estar em contato com os antigos pacientes através do acompanhamento de pessoas que apresentam sintomas leves da Covid-19, determinado por meio de um comitê instalado no município.

“Fomos contratados como técnicos, para assessorar o município no monitoramento de pacientes com sintomas leves. Fazemos acompanhamento por telefone e, em algumas vezes, visitamos essas pessoas em casa”, disse.

Fonte: G1 PE

quarta-feira, 29 de abril de 2020

TSE lança site para regularização de título de eleitor


Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou hoje (28) uma campanha para regularização eletrônica do título de eleitor. Diante da pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cartórios eleitorais, o TSE pede que os eleitores resolvam as pendências no documento de forma eletrônica, no site criado pelo tribunal.

O prazo vale para quem tem o título e para jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e querem solicitar o documento. Os eleitores que estiverem com pendências no documento não poderão votar nas eleições de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. A medida é necessária para que a Justiça Eleitoral possa saber a quantidade de eleitores que estão em dia com o documento e poderão votar.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Fonte: Rádio Jornal

Prefeitura de Igarassu orienta sobre o uso de mascaras

Neste momento da pandemia é muito importante de todos usem máscara como forma de prevenção à Covid-19 porque a doença é transmissível via gotículas de saliva liberadas ao tossir ou espirrar. 😷⁣

Para ajudar a nossa gente, listamos dicas de precaução que se deve ter ao usar as máscaras. #FicaEmCasa e, se precisar sair, use!

Carteira de estudante 2019 tem prazo de validade prorrogado até 30 de junho devido à pandemia


A validade da carteira de estudante 2019 foi prorrogada até o dia 30 de junho devido à paralisação dos serviços essenciais por causa da pandemia da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Essa é a segunda prorrogação do prazo de validade, que terminaria em 31 de março e já tinha sido ampliado até 30 de abril.

Além de garantir o direito da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano (Vem) Estudantil, o documento possibilita o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Alunos de escolas públicas e privadas que estão nos ensinos infantil, fundamental, médio, nível técnico profissionalizante e quem estuda em cursinho pré-vestibular têm até o dia 31 de dezembro deste ano para solicitar a carteira de estudante 2020 no site do Grande Recife Consórcio de Transporte. Também até essa data, deve ser pago o boleto no valor de R$ 13,50.

Desde 2017, as pessoas transexuais podem usar seu nome social na carteira de estudante, através de uma solicitação junto à instituição de ensino e ao consórcio, no setor de carteira estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro, no número 2200 da Avenida Caxangá.

Como solicitar
No site do Grande Recife Consórcio de Transporte, é preciso clicar na seção "Carteira de Estudante". Em seguida, escolher a área de “Acesso para o Estudante” e informar o nome completo e a data de nascimento do aluno. Depois, conferir os dados que aparecem na tela e, se desejar, alterar a foto. Se as informações estiverem corretas, o boleto deve ser emitido e o pagamento efetuado na Caixa Econômica Federal (agências lotéricas, internet, autoatendimento e correspondente Caixa Aqui).

“Caso algum dado precise ser modificado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto. Se o estudante ainda não estiver cadastrado no sistema, ele mesmo poderá fazer a inserção dos dados no site e solicitar a confirmação pela escola para só então emitir o boleto”, disse o consórcio em nota.

Para ter acesso à versão digital da carteira de estudante, deve ser baixado, nas plataformas Android e iOS, o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), que faz a leitura do QR Code existente na carteirinha física. Com isso, são validados os dados para serem acessados no celular.

Se tiverem dúvidas, sugestões ou reclamações, o consórcio oferece três canais de contato: o telefone da Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), o número da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp exclusivo para reclamações (99488-3999).

Fonte: G1 PE

Entenda como usar aplicativo para realizar saque do auxílio de R$ 600


Nessa segunda-feia (27), começou o saque do auxílio emergencial de R$ 600, disponibilizado pelo Governo Federal para ajudar durante a crise gerada pelo novo coronavírus (covid-19).

Para acessar a funcionalidade do saque dos 600 reais, sem cartão, a Caixa Econômica Federal liberou uma nova versão do aplicativo CAIXA Tem. A atualização já está disponível para download.

Além da funcionalidade “saque sem cartão”, a nova versão do aplicativo também traz ampliação da capacidade de acessos simultâneos, disponibilizando uma previsão de atendimento aos usuários que não conseguirem acesso imediato nos horários de maior utilização.

Poupança Social Digital
Vale lembrar que o CAIXA Tem está disponível exclusivamente para clientes da Poupança Social Digital. Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na CAIXA e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app.

Código de saque
O saque será realizado nos caixas eletrônicos da Caixa, nas unidades lotéricas e nos correspondentes CAIXA Aqui, de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento.

Na data prevista, conforme o calendário abaixo, os cidadãos terão esta opção habilitada no aplicativo CAIXA Tem, para geração de um código autorizador de saque.

Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo CAIXA Tem, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.

Confira o calendário:
27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
28 de abril – nascidos em março e abril
29 de abril – nascidos em maio e junho
30 de abril – nascidos julho e agosto
04 de maio – nascidos em setembro e outubro
05 de maio – nascidos em novembro e dezembro
Aglomerações
O calendário do saque em espécie foi instituído pela CAIXA com o objetivo de evitar aglomerações nos pontos de atendimento, o que exporia empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio do novo coronavírus (Covid-19). 

A CAIXA ressalta que continua disponível a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital pelo aplicativo CAIXA Tem, para pagamento de boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como para transferências, entre outros serviços.

Critérios para receber
Para ter acesso ao auxílio emergencial, a pessoa deve cumprir, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos:

Maior de idade - ser maior de 18 anos de idade
Não ter emprego formal - destinado para trabalhadores autônomos com rendas informais, que não seja agente público, inclusive temporário e nem exercendo mandato eletivo
Não ser beneficiário - não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou de outro programa de transferência de renda federal que não seja o Bolsa Família
Renda familiar - renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar mensal total (tudo o que a família recebe) de até três salários mínimos (R$ 3.135,00)
Rendimentos tributáveis - não ter recebido rendimentos tributáveis, no ano de 2018, acima de R$ 28.559,70
Estar desempregado ou exercer as seguintes atividades - exercer atividade na condição de microempreendedor individual (MEI) ou ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou ser trabalhador informal inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Mais informações
A prestação de informações sobre cadastro e pagamento do Auxílio Emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações:

auxilio.caixa.gov.br
Central de Atendimento CAIXA – 111
Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
twitter.com/caixa
facebook.com/caixa
instagram.com/caixa
youtube.com/user/canalcaixa

Fonte: TV Jornal

terça-feira, 28 de abril de 2020

Conselho Nacional de Educação vota nesta terça-feira diretrizes para reorganizar calendário escolar

Aulas nas escolas públicas e privadas de Pernambuco estão suspensas desde 18 de março - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

O Conselho Nacional de Educação (CNE) deve votar nesta terça-feira (28), em plenário virtual, as diretrizes que irão orientar as escolas de todo país a como conduzir o ensino diante da pandemia do novo coronavírus. O documento traz orientações e sugestões para o ensino superior e para cada etapa de ensino da educação básica, desde a educação infantil ao ensino médio.

A proposta de parecer sobre a reorganização dos calendário escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia de covid-19 passou por consulta pública e recebeu mais de 1 mil contribuições.

O CNE decidiu elaborar o documento devido às várias dúvidas de estados, municípios e escolas sobre se as práticas adotadas durante a pandemia estavam em conformidade com as normas vigentes. Uma das questões mais preocupantes é como ficará o calendário escolar de 2020 e se as aulas e as atividades a distância contarão como horas letivas ou terão de ser integralmente repostas quando as aulas presenciais forem retomadas.

Versão preliminar
Na versão preliminar do parecer, o CNE lista uma série de atividades não presenciais que podem ser consideradas pelas redes de ensino durante a pandemia. O Conselho recomenda que as atividades sejam ofertadas, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não percam o contato com a escola e não tenham retrocessos na aprendizagem.

Na educação infantil, que é composta por creche e pré-escola, embora a escola possa orientar os pais e responsáveis na realização de atividades, a recomendação é que elas não contem no calendário oficial e as aulas sejam todas repostas, pois há impedimento legal para considerar essas atividades como regulares.

A partir do ensino fundamental é possível que as atividades remotas sejam consideradas no calendário. A decisão final, no entanto, cabe a cada rede de ensino, que deverá definir a melhor forma de cumprir as 800 horas obrigatórias do ano letivo escolar. Para isso, o documento diz que é preciso considerar a realidade de cada localidade e o acesso às diversas tecnologias de ensino. É também necessário “considerar propostas inclusivas e que não reforcem ou aumentem a desigualdade de oportunidades educacionais”, reforça o CNE.

Por não se saber ao certo quanto tempo durará a suspensão das aulas nas várias cidades brasileiras, o CNE recomenda que as escolas ofereçam atividades não presenciais, em todos os níveis de ensino mesmo que não contem como horas letivas oficiais.

Essas atividades, de acordo com o documento preliminar, podem ocorrer por meios digitais ou não. Podem ser ministradas, por exemplo por meio de videoaulas, de conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, pelas redes sociais, entre outros. Podem ainda ser oferecidas por meio de programas de televisão ou rádio; pela adoção de materiais didáticos impressos e distribuídos aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos.

No ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, quando ocorre a alfabetização, o CNE ressalta que é fundamental o acompanhamento dos pais e responsáveis. A escola deverá estar à disposição para orientá-los, estabelecendo canais para tal.

Avaliação
O CNE orienta que cada sistema de ensino, ao definir a reorganização do calendário do ano letivo, considere, entre outros pontos, realizar uma avaliação diagnóstica de cada criança quando as aulas presenciais forem retomadas. O objetivo é avaliar o que foi aprendido nas atividades não presenciais. Além disso, os sistemas são orientados a construir um programa de recuperação, caso seja necessário, para que “todas as crianças possam desenvolver de forma plena o que é esperado de cada uma ao fim de seu respectivo ano letivo”.

O CNE recomenda ainda que o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acompanhem as ações de reorganização dos calendários de cada sistema de ensino antes de estabelecer os novos cronogramas de avaliações de alcance nacional, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Recomenda-se, em especial, que o MEC e o Inep aguardem o retorno das aulas para definir o cronograma e as especificidades do Enem 2020 de modo a evitar qualquer prejuízo aos estudantes nos processos seletivos às instituições de ensino superior”, diz o texto.

A aplicação da prova impressa do Enem foi mantida nos dias 1º e 8 de novembro, segundo o Inep, para dar segurança aos estudantes de que a prova ocorrerá esse ano. Já o Enem digital, inicialmente mantido, foi adiado para os dias 22 e 29 de novembro.

Próximos passos
Após aprovado pelo CNE, o documento terá ainda que ser homologado pelo Ministério da Educação. Conselhos estaduais e municipais de educação poderão ainda definir como cada localidade seguirá as orientações. As decisões finais de como o calendário será cumprido caberão a estados e municípios.

No Brasil, em todos os estados há suspensão de aulas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A medida não é exclusiva do país. No mundo, de acordo com os últimos dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que monitora os impactos da pandemia na educação, 191 países determinaram o fechamento de escolas e universidades. A decisão afeta cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens, o que corresponde a 90,2% de todos os estudantes no mundo.

 Fonte: Jornal do Comercio.

MPPE vai fiscalizar uso de máscaras em todo o estado


O Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) orientou que os promotores e procuradores de Justiça do órgão atuem para assegurar o cumprimento do decreto estadual 48.969/2020, que estabelece a utilização de máscaras como método de contenção da Covid-19.

Com base na recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prega o uso comunitário das máscaras, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, orienta os membros do MPPE a tomarem providências necessárias para fiscalizar o fornecimento e de máscaras aos servidores públicos, empregados e colaboradores de estabelecimentos privados autorizados a funcionar durante o período de isolamento social, como supermercados, bancos, farmácias e unidades de saúde.

De acordo com o decreto 48.969/2020, as máscaras devem ser disponibilizadas pelos entes públicos e privados aos seus colaboradores, que estão obrigados a utilizar os equipamentos. Além dos trabalhadores dos serviços essenciais, a norma legal também recomendou o uso da máscara pela população sempre que for preciso efetuar deslocamentos no transporte público ou mesmo a pé. Barros orientou os membros do MPPE a estimularem a adoção das máscaras pelo público em geral, inclusive as produzidas artesanalmente.

No caso das cidades que possuem atividade econômica de confecção, como o polo do Agreste do estado, os promotores de Justiça também devem estimular as empresas a dedicarem suas atividades produtivas à fabricação das máscaras caseiras e demais insumos que podem ser utilizados no enfrentamento à Covid-19.

Diário de Pernambuco.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Lotação em coletivos é problema frequente durante pandemia

                                                      Tarciso Augusto/Esp. DP
Apesar do decreto estadual que proíbe aglomerações e locais que estejam com mais de dez pessoas, o número de usuários nos coletivos mostra que a falta de fiscalização e a diminuição nas frotas que circulam pelo Recife e Região Metropolitana entram em desacordo com a determinação imposta pelas autoridades sanitárias.

O descumprimento da norma estadual tem provocado reações adversas de passageiros, motoristas e cobradores, que reclamam de tumulto nos coletivos no período de pico.

A cuidadora terapêutica Rogéria Teixeira do Nascimento, 39, contou que os veículos estão circulando em um intervalo mais longo durante a semana, fazendo com que concentre um número maior de pessoas nas paradas de ônibus e nos coletivos.

“Eu acho que esta situação é um descaso com os passageiros. Os ônibus demoram mais de uma hora para passar novamente. Nos finais de semana está sendo pior, com mais gente. Se não quer que tenha aglomeração como estão reduzindo os ônibus?”, desabafa.

De acordo com o motorista George Vieira, a aglomeração nos ônibus tem ocorrido com frequência devido à redução da frota. 

“O tumulto acontece sempre no horário das 6h quando saímos do terminal e acontece de ter sempre muita gente idosa. A linha Beberibe/Derby circulava com 15 ônibus e agora circula com 10, mas têm linhas como Morro da Conceição e Alto José do Pinho que só estão circulando com um”, conta.

Apesar da confirmação do Grande Recife Consórcio de Transportes de que há uma equipe especializada responsável pela limpeza interior dos veículos, o cobrador Rafael Soares informou que ao chegar nos terminais após a viagem, a categoria higieniza as barras de apoio do transporte. 

“Quando terminamos a viagem e chegamos no terminal, nós passamos um pano com álcool nas barras. Recebemos as máscaras mas mesmo assim ficamos com medo porque o ônibus está vindo lotado”, informa.

O representante do Sindicato dos Rodoviários, Aldo Lima, informou que está fiscalizando empresas que não fornecem Equipamentos de Proteção Individual e nem água para os trabalhadores, o que, de acordo com ele, é previsto por lei.

“Estamos tentando entrar em acordo com as empresas para resolver a distribuição dos EPIs com urgência. Já foram constatadas as mortes de quatro trabalhadores por Covid-19 e as empresas não oferecem condições de saúde e segurança aos trabalhadores. Além disso, eles não respeitam o decreto de que 48% das frotas devem circular.”, comunica.

Na manhã desta segunda-feira (27), os motoristas e cobradores da empresa Vera Cruz realizaram uma paralisação após a redução do pagamento da quinzena do salário e demissão de funcionários. Aldo Lima informou que na tarde de hoje realizará uma reunião com a companhia de transporte.

“Nós tentaremos entrar em acordo com a Vera Cruz, que é uma empresa que não se adequa aos nossos pedidos como o pagamento do salário de funcionários que estão afastados por atestado médico, por exemplo. A demissão de funcionários, a falta de equipamentos, incluindo água, também estão na lista dos assuntos que serão tratados na reunião da tarde de hoje”, conta.

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transportes informou que foi surpreendido com a paralisação, na manhã desta segunda-feira (27), por parte dos rodoviários da Vera Cruz, e que está apurando os detalhes que motivaram o protesto junto à empresa. 

Fonte: Diário de Pernambuco.

Polícia Federal faz alerta de golpe no Whatsapp que promete auxílio da Caixa


A Polícia Federal de Pernambuco faz um alerta para mais um golpe no Whatsapp. As vítimas são pessoas que estão com pendências na documentação para receber o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal.

Giovani Santoro, chefe da comunicação da PF em Pernambuco, explica como o golpe funciona.

“A pessoa recebe esse link e, logo de cara, é forçada a preencher três informações: nome completo, data de nascimento e o telefone. Depois que a pessoa responder também a algum cadastro, com informações pessoais e senha de banco, o bandido diz que ele já vai ter acesso a esse auxílio emergencial e vai receber um SMS em cinco minutos como forma de confirmação. Só que esse SMS já é o código de confirmação do Whatsapp para roubar e clonar o Whatsapp, clonando seus contatos e agendas. Com as informações bancárias, pode inclusive até sacar valores do bolsa família, sacar valores do FGTS, abrir contas em bancos virtuais e aí ter direito a cartão de crédito, empréstimo bancário e a pessoa depois é surpreendida com dívidas que não contraiu”, explicou Santoro.

O chefe da comunicação da PF reforça o pedido de nunca abrir links sem saber se são confiáveis, não responder cadastros com informações pessoais e nem passar contatos telefônicos de sites que não se sabe a procedência. Ter também um antivírus no celular e jamais estar compartilhando esses links com outras pessoas.

Fonte: Rádio Jornal

Covid-19: Brasil adota uso de máscaras como política de saúde pública

                                            Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O uso de máscaras de proteção facial já vinha sendo apontado como uma medida importante de proteção para evitar a infecção do novo coronavírus (covid-19). Com a ampliação da pandemia, essa atitude passou a ser tratada como políticas públicas de prefeituras e governos estaduais, com regras recomendando ou até mesmo obrigando a adoção deste recurso de prevenção contra a doença.

Distrito Federal
Um exemplo foi o Distrito Federal. Decreto editado, na última semana, pelo governador Ibaneis Rocha, tornou obrigação o uso de máscaras de proteção por toda a população em locais públicos e comércios a partir do dia 30 de abril. O texto recomenda máscaras caseiras para a população e a priorização das máscaras profissionais para trabalhadores de saúde.

O governo do Distrito Federal se comprometeu a fornecer máscaras para pessoas sem verbas para adquiri-la. Quem não respeitar a exigência ficará sujeito a punições de violação de medida de saúde pública, que pode ir de um mês a um ano de prisão, além de multa.

Piauí
O governo do Piauí também tornou necessário o uso desses equipamentos de proteção desde quarta-feira (22). O decreto do governo do estado estabelece essa medida sempre que um cidadão sair de casa, deslocar-se em via pública ou acesse em um local onde estejam mais pessoas, como estabelecimentos comerciais.

Mato Grosso
O governo de Mato Grosso anunciou no dia 3 de abril a exigência, que passou a valer desde o dia 13 deste mês. A medida foi transformada em um programa, chamado “Eu cuido de você e você cuida de mim”. Para serem autorizadas a funcionar, as empresas precisam garantir o uso de máscaras por trabalhadores e exigi-las de clientes também.

Santa Catarina
Em Santa Catarina, a iniciativa foi anunciada no dia 9 de abril. A decisão do governo local vale para funcionários que trabalharem com atendimento ao público, bem como para motoristas de táxi ou de aplicativos. O modelo previsto na norma são os acessórios de tecido, que segundo a administração são mais acessíveis pelo fato de poderem ser fabricados em casa.

A regra prevê ainda que elas sejam trocadas a cada quatro horas ou quando ficarem úmidas.  Para o restante da população, o uso de máscaras é tratado como uma recomendação, juntamente com outras atitudes de prevenção, como higienização das mãos.

Pernambuco
Na mesma direção, o governo de Pernambuco editou na quinta-feira (23) decreto em que estipula a exigência para os trabalhadores envolvidos com atividades que demandam contato com público, como em estabelecimentos comerciais. Para o restante da população, a atitude é apontada como uma recomendação da administração local.  

Bahia
Na Bahia, a exigência do uso de máscaras também tem como foco os trabalhadores de atividades cuja natureza envolva o atendimento ao público. A regra estipulou a necessidade dos empregadores fornecerem o material e fiscalizarem o seu uso, sob pena de multa de R$ 1 mil por funcionário.

Goiás
Em Goiás, o Decreto N° 9.653, de 19 de abril, impõe aos donos de comércios autorizados a funcionar a impedir a presença de trabalhadores sem máscara ou a entrada de clientes sem o acessório. Além disso, os empresários devem fornecer orientações impressas de que os funcionários utilizem o objeto durante o deslocamento até o local de trabalho. A norma também estende a exigência a todos os cidadãos, recomendando que estes adotem modelos caseiros, segundo especificações do Ministério da Saúde.  

Espírito Santo
O governo do Espírito Santo decidiu pela obrigatoriedade nas regiões de maior incidência da doença, a Grande Vitória e a cidade de Alfredo Chaves. A providência vale desde o dia 18 deste mês. A determinação tem caráter educativo, não implicando em multa para quem desrespeitá-la.

Pará
Já a administração do Pará editou decreto com a determinação no dia 17 de abril. Além disso, estabeleceu que o fornecimento deve ser assegurado pelos empregadores a funcionários. O desrespeito à regra pode acarretar responsabilização civil, administrativa e penal, conforme o governo local.

Rondônia
Em Rondônia, a administração local adotou determinação semelhante, em vigor desde o dia 17 de abril. A obrigação é indicada para todo cidadão a partir do momento que deixe sua residência, além de cumprir com medidas de higienização adequadas, como lavar as mãos.

Minas Gerais
Em Minas Gerais, a Lei N° 23.636 deste ano estabeleceu essa obrigação. Ela entrou em vigor no dia 18 deste mês. A norma estipula a exigência para trabalhadores que prestam atendimento ao público das atividades que continuaram autorizadas a funcionar.

Entre os segmentos estão órgãos e entidades públicas, serviço de transporte e estabelecimentos comerciais. O fornecimento de máscaras é elencado pela Lei como uma obrigação dos empregadores. Em cidades onde houve regra específica sobre o tema, a norma municipal é a que prevalece.

Prefeituras
Embora diversos estados tenham optado pela obrigatoriedade de máscaras, prefeituras expediram normativos próprios sobre o tema, mesmo em situações onde o governo estadual já havia fixado a exigência.

É o caso da capital, Belo Horizonte. Na cidade o uso de máscaras passou a ser exigido desde a quarta-feira (22) em todos os espaços públicos, como ruas, praças e outros locais de circulação. A determinação valerá também para o transporte público e para estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços.

O decreto que fixou a medida na capital mineira também estabeleceu que as empresas deverão impedir a entrada de pessoas sem máscara, além de afixar cartazes informativos sobre as novas regras.

A prefeitura do Rio de Janeiro também determinou a exigência, que passou a valer ontem na cidade. Conforme a norma, quem estiver sem máscara poderá ser impedido de entrar em ônibus ou em estabelecimentos comerciais, além de ficar sujeito a multa.

A prefeitura de Florianópolis foi outra que optou pela medida. A obrigação vale desde o dia 17 de abril para profissionais que lidem diretamente com o público. Os estabelecimentos que não seguirem a ordem podem ser multados ou até mesmo interditados pela vigilância sanitária.

A orientação é que as máscaras de pano sejam utilizadas apenas por pessoas sem sintomas. Já trabalhadores da saúde e pacientes com sintomas devem buscar máscaras de proteção com material adequado.

A necessidade do acessório foi também definida pela prefeitura de Belém desde sexta (24). O objeto terá que ser colocado por quem tiver que sair às ruas. Quem violar a obrigação ficará sujeito ao pagamento de multas.

Em Fortaleza, a obrigação do acessório foi definida para trabalhadores de setores essenciais cujo funcionamento foi mantido pela prefeitura. É o caso de funcionários de supermercados, bancos, casas lotéricas e entregadores de aplicativo. Cabe aos empregadores fornecer os objetos bem como outros equipamentos de proteção individual.

Para o restante da população, o uso de máscaras foi estabelecido como uma recomendação pela prefeitura. Essa diretriz é apontada para quem estiver em locais públicos, no transporte público e em comércios.

Recomendação:

São Paulo 
Outros governos optaram por definir o uso de máscaras como uma recomendação somente à população. O governo de São Paulo editou decreto, na última sexta-feira, com essa orientação para todos os municípios do estado, válida para quando cidadãos circularem por locais públicos. A exemplo de outros estados, a diretriz abarca também os acessórios caseiros, feitos com pano.  

Paraíba
O governo da Paraíba foi em sentido semelhante e publicou decreto na terça-feira (21) recomendando que estabelecimentos proíbam a entrada de quem não estiver com o equipamento. Um conjunto de atividades é obrigada, entretanto, a fornecer máscaras a seus empregados.   

Manaus
Também é o caso de Manaus, cidade que vive uma crise com o alto índice de incidência da doença e com esgotamento da capacidade de atendimento do sistema de saúde para dar resposta à pandemia.  

A orientação vale desde o dia 14 de abril e é necessária sempre que um cidadão tiver de sair às ruas ou for ter contato com outras pessoas, andar de transporte público e ir a estabelecimentos comerciais.

Fonte: Diário de Pernambuco.

sábado, 25 de abril de 2020

Boletim do Covid-19 em Igarassu


CIDADES DEVERIAM DISTRIBUIR MASCARAS


Nesse período de pandemia importantes iniciativas foram adotadas e deveriam ser copiadas. Algumas Prefeituras pelo Brasil tomaram atitudes de distribuir mascaras para a população local.Estar mais do que comprovado que o uso de mascaras, associado ao isolamento social ajudaria a combater a proliferação do Covid-19, e por que as outras cidades não tomam a mesma medida.

A distribuição de mascaras para a população ajudará principalmente os mais vulneráveis.Sugestão: Os prefeitos mobilizariam as costureiras da própria cidade para produzir as mascaras, além de proteger a população, promoveria uma fonte de renda dentro da cidade.

Fernando Melo - Professor.

Igarassu anuncia ampliação do Complexo Hospitalar

                                                           Foto: Ivonildo Pedro

A prefeitura de Igarassu, através da Secretaria de Saúde, anunciou, no último dia 22, a implantação de 15 leitos de retaguarda e um leito de sala vermelha (com equipamentos) destinados exclusivamente às pessoas com Covid-19.
Os leitos serão destinados a pacientes prioritariamente do município, que precisem de internamento pra tratamento em enfermarias. Diferente de outros municípios que optaram por fazer estruturas provisórias, os leitos de Igarassu serão implantados dentro da Unidade Hospitalar da cidade (UHI). A estrutura tem previsão de estar pronta em no máximo 20 dias e após o fim da pandemia esses leitos servirão para outros tipos de serviços.

Fonte: Jornal do Grande Recife

Mais De 10 Mil Famílias Em Igarassu Ainda Não Requereram A Isenção Do Pagamento Das Contas De Energia Dos Meses Abril, Maio E Junho, Concedida Pelo Governo Federal Por Causa Da Pandemia Corona Vírus.


Por Jailton Lima-

Em entrevista à Folha Metropolitana, nessa quarta-feira (22), o vereador  Valdemir Nunes de Souza, Maguila, explicou o que as famílias de baixa renda não inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica devem fazer para ter direito à isenção do pagamento das consta de luz nos meses de abril, maio e junho.

A isenção foi concedida pelo Governo federal através da MP 560/2020 e nas demais contas de luz a redução no valor da conta de luz de 80% (oitenta por cento).

O consumidor de baixa renda deve ligar para o número: 32176990 e informar o nº do NIS (Número de Inscrição Social) ou o número do BPC (Benefício de Prestação Continuada) juntamente com o número do contrato com a CELPE que está na conta de luz.

Maguila afirmou que o Cadunico (Cadastro dos Programas Sociais do Governo Federal) do município de Igarassu tem 20 mil famílias com renda per capta de até meio salário mínimo e temos 5 mil pessoas que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada) idosos e deficientes.

Logo temos no município de Igarassu 25 mil famílias que preenchem os requisitos previstos em lei para serem incluídas na Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal, mas só temos cerca de 14 famílias inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica com  base na última informação da Celpe.

“O que nos leva a afirmar que existem mais de 10 mil famílias que têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica e ainda não solicitaram o benefício à Celpe”, explicou o vereador.

Como solicitar a inscrição na Tarifa Social na Conta de Luz:

O vereador Maguila orienta que o consumidor de baixa renda que ainda não está inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica deve ligar para telefone/zap da CELPE 32176990  para informar o nº do NIS (Número de Inscrição Social) ou o número do BPC (Benefício de Prestação Continuada) juntamente com o número do contrato com a CELPE que está na conta de luz.

Os consumidores (antigos e novos) inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica terão o seguinte benefício:

Isenção do pagamento das contas de luz dos meses de abril, maio e junho pelo Governo Federal através da Medida Provisória nº 560/2020 por causa da pandemia do coronavírus.
E Maguila ainda informou que os consumidores novos inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica passaram a ter nas demais contas de energia elétrica uma redução de cerca de 80% (oitenta por cento) do valor da conta de luz em Igarassu.

Sendo 20% em média, por força da Lei Complementar nº. 14/2011 de sua autoria, que isenta os consumidores inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica de pagarem a CIP (Contribuição de Iluminação Pública);

20% em média por força do Decreto Estadual de autoria do ex-Governador Eduardo Campos que isenta os consumidores inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica de pagarem o ICMS sobre as contas de energia.

E o pagamento pelo Governo Federal de parte da conta de luz dos consumidores de energia inscritos na Tarifa Social por força da Lei Federal nº. 12212/10, de autoria do Dep. Federal Carlos Aleluia (BA), sendo 65% do valor da conta no consumo de 01 a 30 kW, 40% do valor da conta no consumo de 31 a 100% kW, e 10% do valor da conta no consumo de 101 a 220 kW.

O Vereador Maguila declarou que “ao final, quem paga hoje, em média, R$ 50,00 na conta de luz, quando incluído na tarifa social de energia elétrica, passará a pagar somente R$ 10,00 o que representa uma redução de 80% no valor da conta de luz, é uma economia mensal de R$40,00”, informou Maguila.

Fonte: Folha Metropolitana