Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (3), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), anunciou que conseguiu reverter as demissões de cobradores, fiscais e motoristas de ônibus devido à pandemia do novo coronavírus. Nesta semana, cerca de três mil trabalhadores ficaram sem emprego, e a categoria fez um protesto na frente da garagem de uma das empresas na terça-feira (31).
"Conseguimos o compromisso para a reversão das demissões dos cobradores e motoristas que aconteceram nesta semana. Com isso, vão se sentar os empresários, os empregados e os sindicatos para que juntos possam construir alternativas que possibilitem o exercício da profissão, a manutenção dos empregos e os serviços sendo prestados a população que vai precisar disso nas próximas semanas. Especialmente os profissionais de saúde e aqueles que estão atuando e trabalhando para evitar a doença do coronavírus em Pernambuco", declarou.
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, a redução do número de passageiros no sistema foi de 74%, o que provocou uma redução de 47% da frota a partir desta sexta-feira (3).
Paulo Câmara também falou sobre a prorrogação do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por 90 dias. O aumento do período foi aprovado nesta sexta-feira (3) pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) após pedido do Poder Executivo.
"Conseguimos, junto ao Conselho Nacional de Secretários da Fazenda uma prorrogação por 90 dias do pagamento do imposto do pequeno e microempresário. Ou seja, das pequenas e microempresas. São mais de 100 mil em Pernambuco, que corresponde a 52% da mão de obra no nosso estado. A medida já vai alcançar as vendas que ocorreram no mês de março e vai se estender para as de abril e maio. Vamos possibilitar assim que o pagamento do ICMS só ocorra no segundo semestre", disse.
Fechamento de praias e parques
O governo de Pernambuco determinou o fechamento de praias e parques de Pernambuco por três dias: do sábado (4) até a segunda-feira (6). O decreto foi assinado pelo governador nesta sexta-feira (3), como uma ação de combate à disseminação do novo coronavírus.
Coronavírus em Pernambuco
Até esta sexta-feira (3), Pernambuco registrou 136 casos confirmados da Covid-19, sendo um deles o de um bebê de apenas um mês de idade. Este foi o maior aumento do número de confirmações em 24 horas desde 12 de março, quando o estado começou a registrar casos confirmados da doença. Também foi contabilizada mais uma morte por Covid-19, subindo para dez o número de óbitos.
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário