Foto: Ilustrativa
O secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, confirmou nesta segunda-feira (20), em coletiva online de imprensa, que 99% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), destinados a casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus estão ocupados. O dado é da Central Estadual de Regulação Hospitalar do Estado.
“Este número impõe situação crítica, pois já coloca pessoas na fila de espera por uma vaga", relatou o secretário.
Apelo
Na ocasião, o secretário também fez um apelo para a população do Estado continuar a respeitar o isolamento social, cuja taxa está em torno de 50%, quando o ideal é de, pelo menos, 70%. Dos 2.690 casos confirmados em Pernambuco, 432 pacientes estão internados. "Desse total, 76 estão em UTI e 356 permanecem em leito de enfermaria", disse Longo.
Morte da técnica de enfermagem por esperar leito
Uma técnica em enfermagem identificada por Williane Maily Lins dos Santos, de 30 anos, morreu na noite da última sexta-feira (17), com suspeita do novo coronavírus no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Segundo a família, há mais de uma semana a vítima reclamava de dor na garganta e nas vezes que procurou o posto de saúde, era medicada e orientada a voltar para casa. Os médicos acreditavam que se tratava de laringite.
Porém, a profissional de saúde passou a ter falta de ar e foi socorrida novamente para o hospital. Com o quadro de saúde delicado, familiares cobraram a transferência da moça para um leito de UTI, mas teriam sido informados que não havia vaga disponível e que o processo dependia da Central de Regulação de Leitos do Governo do Estado.
Após mais de 24 horas de espera pela transferência, a técnica não resistiu e morreu depois de sofrer uma parada cardíaca. De acordo com a médica nefrologista, Suzana Melo, que também era chefe da profissional de saúde, diz que também tentou ajudar encontrando leitos de UTI disponíveis em diversos hospitais do Recife. Ela acredita que Williane não recebeu atenção necessária.
Coronavírus em PE
Em novo boletim, divulgado nesta segunda-feira (20), Pernambuco confirmou 231 novos casos da Covid-19, o novo coronavírus. Agora, o Estado totaliza 2.690 casos confirmados.Também foram confirmadas laboratorialmente 18 novas mortes, com isso, o Estado totaliza 234 mortes pela Covid-19. Além disso, o boletim aponta um total de 100 pacientes já recuperados da doença.
Fonte: TV Jornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário